Menu

Justiça bloqueia R$ 11 bilhões da Vale

Desculpem-me, mas a resposta do Estado brasileiro me parece contraditória, confusa. A Vale tem, ou controla, outras dezenas de barragens. Há risco de rompimento de outras barragens, inclusive próximas a Brumadinho. Os bombeiros estão evacuando 24 mil pessoas da região. O que o Estado faz? Bloqueia as contas da Vale? E aí como a empresa […]

30 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
EUTERS/Washington Alves/Direitos Reservados

Desculpem-me, mas a resposta do Estado brasileiro me parece contraditória, confusa. A Vale tem, ou controla, outras dezenas de barragens. Há risco de rompimento de outras barragens, inclusive próximas a Brumadinho. Os bombeiros estão evacuando 24 mil pessoas da região.

O que o Estado faz? Bloqueia as contas da Vale? E aí como a empresa irá aumentar a segurança das outras barragens?

O que o Estado deveria fazer era assumir imediatamente o controle da Vale, a começar por suas finanças, e daí fazer os investimentos necessários à segurança da população e do meio ambiente, além do pagamento das indenizações.

Se o Estado tem a coragem de bloquear R$ 11 bilhões de uma empresa, valor maior que o preço pelo qual ela foi vendida no governo FHC, deveria então ter também a coragem de expropriá-la, sem indenização alguma.

A mentalidade puramente punitiva não resolve nada concretamente. O que resolve são mudanças estruturais. Tivemos Mariana, agora Brumadinho. Onde estão as Forças Armadas, que deveriam proteger a população?

A Vale deveria ser reestatizada e integrar um processo de reindustrialização do país, procurando elevar o valor agregado às nossas exportações de minério, associado a um projeto ambicioso para criarmos uma indústria ferroviária no país.

***

Na Agência Brasil

Justiça de Minas bloqueia R$ 11 bilhões da Vale para ressarcir danos

Justiça acata terceiro bloqueio de valores

Publicado em 27/01/2019 – 13:18
Por Carolina Gonçalves – Repórter da Agência Brasil Brasília

A Justiça mineira determinou o terceiro bloqueio de valores da mineradora Vale, desde o rompimento das barragens da Mina Córrego do Feijão, no município de Brumadinho (MG), na tarde de sexta-feira (25). No total, até o momento, a empresa responsável pelo empreendimento terá que dispor de pelo menos R$ 11 bilhões para ressarcir danos e perdas de forma geral.

Este último pedido acatado pela justiça ontem (26) foi apresentado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que definiu o valor de R$ 5 bilhões, seria exclusivamente para garantir reparação de danos causados às vítimas.

Os promotores Maria Alice Costa Teixeira, Marcelo Schirmer Albuquerque, Cláudia Spranger e Márcio Rogério de Oliveira, que assinaram a ação, destacaram que além de danos materiais, as vítimas sofreram “evidentes e notórios os danos morais, psicológicos, emocionais, comunitários, de saúde e culturais”.

De acordo com os autores do pedido, a mineradora obteve proveito econômico da exploração na região e têm que arcar com o ônus do desastre. No pedido, eles apontam que, segundo informações da própria empresa, apenas no 3º trimestre de 2018 a Vale obteve lucro líquido recorrente de R$ 8,3 bilhões e, diante do ocorrido, é fundamental que tais valores não sejam distribuídos entre os acionistas e investidores da empresa, mas sim revertidos para as medidas de recuperação ambiental e reparação dos danos.

O MPMG defende que a mineradora se responsabilize pelo acolhimento, abrigamento em hotéis, pousadas, imóveis locados, arcando com os custos relativos ao traslado, transporte de bens móveis, pessoas e animais, além de total custeio da alimentação, fornecimento de água potável. Para este atendimento, os promotores ainda orientam que pessoas atingidas sejam ouvidas sobre o melhor local e forma de abrigo para cada família.

Em decisão anterior, também nesse sábado, o Judiciário mineiro já havia bloqueado R$ 5 bilhões para a reparação de danos ambientais. No mesmo dia, o juiz Renan Chaves Carreira Machado, responsável pelo plantão judicial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte, ordenou o bloqueio de outros R$ 1 bilhão da mineradora. O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ainda multou a Vale em R$ 250 milhões.

Edição: Talita Cavalcante

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

L. Ambrosio F.

28/01/2019 - 14h33

Ministro diz que militares não estão na linha de frente porque governo de Minas não solicitou.
Hora bolas.
Foi então o governo de MG que solicitou ajuda ao exeŕcido de israel.?

É UM DESGOVERNO DE FAKE NEWS.

IMPEATCHMENT JA!!!!!!!!!!

    Carlos Eduardo

    28/01/2019 - 14h52

    Elegeram amadores que só tem garganta para o governo federal e de Minas, agora não adianta chorar.

    Caxias

    28/01/2019 - 15h52

    Duplo genocídio.

Barbarie

28/01/2019 - 13h05

Parece que estão rejeitando a ajuda de bombeiros de alguns estados.

João Da Silva

28/01/2019 - 12h59

O governo do Estado não tem competência para fiscalizar a estabilidade de estruturas e dar laudos que dizem respeito à Engenharia de Estruturas.

Uma vez que foi garantido pelo Órgão Federal competente para isto (Agência Nacional de Mineração – ANM) que as estruturas estão estáveis e não vão se romper. Ou seja, foi emitida uma primeira licença, que é a principal, e ela garante que a Barragem não vai explodir; depois disto, cabe ao governo do Estado apenas emitir licenças ambientais com o prévio conhecimento de que as estruturas da Barragem estão estáveis, o que foi garantido pelo Órgão Federal (ANM), desde que seja comprovado que a atividade de mineração não prejudique os humanos, fauna, flora e natureza como a Marina Silva gosta.

O Governo do Estado não é competente para fiscalizar se a Barragem vai explodir ou não e as licenças emitidas pelo Estado não dizem respeito a este assunto. Isto é LEI portanto só pode funcionar assim!

http://www.meioambiente.mg.gov.br/noticias/1/3740-nota-de-esclarecimento-5-brumadinho

O orgão competente para verificar se a Barragem vai se romper ou não pertence ao Governo Federal e é a ANM:

https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2019/01/epoca-negocios-agencia-de-mineracao-diz-que-vale-fez-vistoria-em-dezembro-e-nao-achou-problemas.html

http://www.anm.gov.br/nota-a-imprensa-1

A ONU queria fiscalizar mas Temer não permitiu:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47027437

Hamilton

28/01/2019 - 11h28

TODOS SOLTOS.

Barbarie

28/01/2019 - 11h25

Os investidores já disseram que o impacto financeiro do desastre não afeta a empresa.
Eles reallmente não se importam.

    thila

    28/01/2019 - 12h31

    Claro! Estão garantindo as Propinas deles para o cala a boca! Mas para trabalhador nada.

Franco Mesquita

28/01/2019 - 09h46

É tudo jogo de cena e me engana que eu gosto. Segundo comentário do Ricardo Boechat no jornal da Band de sexta-feira (25), das mais de 60 multas aplicadas quando do desastre de Mariana, apenas 1 (umazinha) foi efetivamente consumada e ainda assim de forma parcelada em 5 (cinco) anos. Tem que fazer o que Brizola fez no RS e RJ (EXPROPRIAR) ao preço de R$ 1,99 (Hum real e noventa e nove centavos) e aí!

Uma sugestão de leitura:”ESTRANHO PODER JUDICIÁRIO – REFÉM DAS FORÇAS POLÍTICAS” de autoria do Juiz de Direito Edmo Magalhães Carneiro.

E eu acrescentaria: .. das forças políticas e do capitalismo.

    ari

    28/01/2019 - 12h13

    Há uns 2 ou 3 anos, li em algum lugar (infelizmente não me recordo onde) que apenas 3% das multas aplicadas por problemas ambientais, o que inclui extração de madeira, eram efetivamente pagos.
    Se o livro estiver disponível na rede, lerei. Obrigado!

EDSON GOMES DOS SANTOS

28/01/2019 - 08h49

Faz tempo que não leio tanta bobagem em um único texto!

    Eraserhead

    28/01/2019 - 10h02

    Já estou acostumados com comentários bobagens de bozominios.

    Lobotomia

    28/01/2019 - 10h04

    Tu esta sofrendo de dissonancia cognitiva.

    cabra retado

    28/01/2019 - 10h20

    ja comantario de uns cabra idiota nóis ve todo santo dia aki kkkk

Zé Maconha

28/01/2019 - 08h28

Reestatizar?
Pra que?
Deixa as barragens continuarem matando bolsominions e eleitores do fascista Zema.
Eles não vão reclamar pois não são vitimistas e não querem a ajuda do estado.
Hahaha

Mel

28/01/2019 - 00h26

Tudo que O Presidente Bolsonaro fisesse seria criticado! (POR VOCES!)
Tomar posse de algo que foi pribatizado é coisa de DITADURA!
E Bolsonaro nao é ditador!
Bloquear esta quantia nao tem nada de confuso e sim é COERENTE! A Vele tem muito mais que isso,para fazer o que NUNCA FOI FEITO nos tempos de Lulla e Dilma!

#forarenan
#VotoAberto

    ari

    28/01/2019 - 12h15

    Mel, o Bolsonaro é fascista. Quanto ao governo dele, tudo indica que também seja e, muito brevemente, teremos certeza

    Ditador !!!!!! Neofascista !!!!!!!

    28/01/2019 - 13h02

    Como bolsonaro não é ditador?
    Disse que não aceitaria caso perdesse as eleições.
    Disse que precisaria matar uns 30 mil. esquerdistas.
    Gosta de miliciano. Apóia golpe de estado em países vizinhos.
    E tem mais, mas paro por aqui.

    Alan Cepile

    28/01/2019 - 14h59

    Querida Mel, pq vc só está fazendo referência aos tempos de Lula e Dilma em relação à Vale?
    E nos tempos de FHC que o BNDES deu à empresa mais de 6 bilhões do SEU dinheiro e depois vendeu a empresa por 3??? Isso não conta?? E a barragem que é do jeito que é desde os anos 70??
    Vamos parar com essa ladainha de Lula e Dilma, que tem sim parte da responsabilidade, mas longe de ser tudo nas costas deles, isso é oportunismo eleitoreiro barato.

Ibson V. M.

27/01/2019 - 22h36

Quem deveria ajuda os bombeiros e a defesa cívil de imediato nas buscas em Brumadinho seria o exército brasileiro. É muito estranho que isso não tenha ocorrido e foi chamado uma força militar de outro pais do outro lado do mundo. Um escárnio.

Paulo

27/01/2019 - 21h37

Qualquer restrição à livre utilização do capital da empresa, ferindo-a no bolso, e mormente se ela é reservada para garantir eventual execução, é bem-vinda, pois o capitalismo só se aperfeiçoa assim. De mais a mais, sabemos que a empresa vai tentar procrastinar o pagamento das multas, na Justiça, e levantar os bloqueios judiciais, como já ocorreu no Caso Mariana. Que a Justiça seja rigorosa, ou se tornará cúmplice!

Jilmar

27/01/2019 - 20h36

Ja que nao fiscalizaram, entao cada orgao quer tirar o seu da reta. Depois que estoura a porteira nao adianta mais, já e tarde.
E bloqueio nao é confisco de bens. Na justiça isso é revertido facil depois que passar o furdunço.
Infelizmente a vida humana nao tem valor e menos ainda se a vida for de um pobre.

Justiceiro

27/01/2019 - 20h26

Desculpe Miguel, mas não acredito que você escreveu isso. Não você.

Quer que o governo tome na marra uma empresa? E sem pagar nada?

Lula passou a vida toda falando mal da privatização da Vale. Por que, quando foi eleito, não reestatizou a empresa?

A Barragem de Fundão, em Mariana, desabou no governo Dilma. Por que dona Rousseff não reestatizou a Vale?

Por que o governo de Fernando Pimentel rebaixou o grau de risco de 6 para 4, ajudando a Vale a pular etapas? Qual a pressa pra fazer isso em dezembro, último mês de governo do petista?

Agora, você tem razão quando cobra punição. O desastre de Mariana já completou mais de 3 anos e até agora ninguém foi punido. Se tivesse gente presa devido aquele acidente, eles teriam tomado mais cuidado

    Zé Maconha

    28/01/2019 - 09h20

    O Justiceiro ama o PT hahaha
    Mas legal você admitir que sem a fiscalização do estado as empresas privadas cometem atrocidades.
    Pena que o miliciano do Escritório do Crime que você elegeu não pensa assim hahaha
    Pessoalmente estou feliz pelos eleitores do Bolsonaro que morreram afogados graças a uma empresa privada.
    As famílias não vão reclamar pois a culpa é deles mesmos , se fossem advogados ou engenheiros estariam vivos , pela meritocracia eles mereceram morrer hahaha

      Justiceiro

      28/01/2019 - 11h36

      Amo o PT, sim. Por isso estou feliz por Lula está preso. Imagine que na cadeia ele já leu dezenas de livros. Logo ele, que disse que ler lhe dava azia.

      Preso, Lula também não pode encher a cara diariamente (embora desconfie que um ou outro visitante leva uma garrafinha pra ele escondido), tá fazendo exercício físico diariamente, reza…o cara tá se cuidando.

      Desse jeito, com uma boa forma e a saúde bem cuidada, Lula pode até ser candidato novamente, quando sair depois de 30 de prisão.

Juliano

27/01/2019 - 18h13

Cada vez que Estados Unidos salva a un pueblo, lo deja convertido en un manicomio o en cementerio : Eduardo Galeano:

    ari

    27/01/2019 - 21h26

    Hoje em dia, boa parte das pessoas não tem ideia do que seja o imperialismo americano; E um bando de idiotas torcendo para que Trump consiga tirar o Maduro do governo venezuelano como se os USA estivessem preocupadíssimos com o bem estar desse povo. Basta olhar para o Iraque, San Salvador, Honduras, entre tantos outros. Galeano, como sempre, acerta na mosca

Carlos Eduardo

27/01/2019 - 15h02

Num país onde multas ambientais para as mega-empresas já não querem dizer muita coisa, bloqueio de verba então é praticamente a mesma coisa que nada.

    sei lá

    28/01/2019 - 10h04

    Secretário de Pimentel elaborou regra que rebaixou risco da barragem em Brumadinho
    A Vale, para conseguir licença ambiental por mais dez anos, pediu ao governo Fernando Pimentel, em 2018, um rebaixamento de categoria do empreendimento de Mina do Feijão, em Brumadinho.
    Foi o secretário de Meio Ambiente de Minas, Germano Luiz Gomes Vieira, que trabalhou na elaboração da medida que permite o tal rebaixamento.
    Com a medida do secretário, a Vale acelerou o licenciamento para alterações na barragem que rompeu na última sexta-feira.

    Aí tem! Corrupção é crime hediondo, alguém dúvida?

      Carlos Eduardo

      28/01/2019 - 10h24

      Concordo! Mas tem mais gente com responsabilidade aí, o licenciamento para um empreendimento desse porte é feito pelo órgão federal (IBAMA) portando o presidente que acabou de sair tem responsabilidade, bem como toda a hierarquia de meio ambiente (ministro, secretário, presidente do IBAMA).


Leia mais

Recentes

Recentes