Menu

Chanceler de Bolsonaro afirma que nazismo era de esquerda

Para quem estiver interessado na entrevista do Ernesto Araújo para o Brasil Paralelo, em que ele afirma que o nazismo é de esquerda, assista o vídeo abaixo. Abaixo, a matéria do DW, canal público alemão, de tendência conservadora, que retrata a perplexidade dos alemães com esse tipo de desonestidade intelectual. No DW (canal público alemão, […]

74 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Para quem estiver interessado na entrevista do Ernesto Araújo para o Brasil Paralelo, em que ele afirma que o nazismo é de esquerda, assista o vídeo abaixo.

Abaixo, a matéria do DW, canal público alemão, de tendência conservadora, que retrata a perplexidade dos alemães com esse tipo de desonestidade intelectual.

No DW (canal público alemão, de tendência conservadora)

“Nazismo de esquerda”: o absurdo virou discurso oficial em Brasília

Como chanceler, Ernesto Araújo repete tese, propagada nas mídias sociais, considerada desonesta e sem sentido por acadêmicos e diplomatas. Historiadores europeus se impressionam: “Uma asneira e um disparate”.

Uma recente declaração do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, sugere que uma tese tida como absurda e desonesta por acadêmicos e diplomatas europeus se incorporou ao discurso oficial do governo Jair Bolsonaro: a de que o nazismo foi um movimento de esquerda.

A declaração, dada em longa entrevista a um canal simpático à extrema direita no Youtube, repete um discurso que esteve em alta nas mídias sociais brasileiras durante as eleições, mas que jamais foi levada a sério por acadêmicos na Alemanha. A posição de Araújo impressionou historiadores.

Na entrevista, questionado sobre a diferença entre o nacionalismo que defende e o pregado pelos regimes autoritários passados da Alemanha, Itália e Rússia, o ministro respondeu que o sentimento nacional teria sido distorcido por grupos que o utilizaram para chegar ao poder.

“Uma coisa que eu falo muito é dessa tendência da esquerda de pegar uma coisa boa, sequestrar, perverter e transformar numa coisa ruim. É mais ou menos o que aconteceu sempre com esses regimes totalitários. Isso tem a ver com o que eu digo que fascismo e nazismo são fenômenos de esquerda”, destacou Araújo, na entrevista divulgada em 17 de março pelo “Brasil Paralelo”, grupo que propaga a linha de pensamento do ideólogo Olavo de Carvalho.

Foi a primeira vez que Araújo, como ministro, classificou o nazismo como um suposto movimento de esquerda – ele já o fizera em um texto publicado em 2017 em seu blog. A teoria vai contra o amplo consenso acadêmico e político sobre o tema na Alemanha, onde a disputa sobre a classificação da ideologia nazista é inexistente entre historiadores renomados.

“Quando um ministro do Exterior faz esse tipo de afirmação, considero altamente problemático diplomaticamente e um absurdo cientificamente”, afirma a historiadora Stefanie Schüler-Springorum, diretora do Centro para Pesquisa sobre Antissemitismo da Universidade Técnica de Berlim.

O historiador Wulf Kansteiner, da Universidade de Aarhus, deixa claro que os nazistas jamais seguiram políticas de esquerda. “Ao contrário, propagavam valores da extrema direita, um extremo nacionalismo, um extremo antissemitismo e um extremo racismo. Nenhum especialista sério considera hoje o nazismo de alguma forma um fenômeno de esquerda. Por isso, da perspectiva acadêmica histórica, essa declaração é uma asneira”, afirma.

Segundo Kansteiner, tanto o entrevistador quanto o ministro jogam com a palavra totalitarismo e, durante sua argumentação, Araújo tenta com ela traçar uma fronteira entre o nacionalismo, que seria algo bom, e o socialismo, que seria algo ruim. “Historicamente isso é um disparate”, ressalta o especialista, que também é autor do livro In pursuit of German memory (Em busca da memória alemã, em tradução livre).

Peter Carrier, coordenador de um projeto de pesquisa da Unesco sobre o ensino do Holocausto, promovido pelo Instituto alemão Georg Eckert, acrescenta que o ministro comete erros ao fazer referências à teoria do totalitarismo.

“Se Araújo tivesse lido precisamente os teóricos do totalitarismo e fosse fiel a suas teses, ele deveria condenar tanto a direita quanto a esquerda, pois o totalitarismo implica que regimes autoritários de direita e de esquerda são igualmente ruins”, afirma.

A estratégia de tentar classificar o nazismo como uma ideologia de esquerda não é nova e chegou a ocorrer no passado em vários países. Mas nunca chegou a virar um debate sério entre especialistas.

Na Alemanha, durante as pesquisas e debates sobre o Terceiro Reich, iniciadas nos anos 1960, chegou a haver tentativas de classificar esse regime como um movimento socialista, no entanto, há décadas não restam mais dúvidas, nos âmbitos acadêmico, social e político, sobre a natureza de extrema direita do nazismo.

Segundo Schüler-Springorum, essa estratégia era uma posição clássica da extrema direita após a Segunda Guerra Mundial numa tentativa de proteger o “verdadeiro nacionalismo” e se distanciar do nazismo: “Na política e ciência, porém, está mais do que consolidado que o nazismo é um movimento de extrema direita, porque rejeita a democracia e os direitos humanos, além de dividir pessoas em grupos e hierarquizá-las”.

O debate sobre o nazismo como uma ideologia de esquerda foi levantado no Brasil a partir dos anos 2000 por Olavo de Carvalho. A visão rapidamente se espalhou por páginas de direita brasileiras, ganhando adesão também entre contas de viés liberal que adotaram posições conservadoras. Entre os adeptos está o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente da República e atual presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

No país, os atuais defensores da visão “nazismo de esquerda” costumam se basear no nome oficial da agremiação nazista, chamada de Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, ou NSDAP. A presença da palavra “socialista” revelaria a linha ideológica do regime. Historiadores internacionais de renome, porém, destacam que essa nomenclatura e a inclusão de políticas tidas como de esquerda no programa de governo apresentado antes das eleições de 1933 não passaram de uma estratégia eleitoral para atrair a classe trabalhadora.

“Na prática, isso não teve significado algum. O partido nazista se associou rapidamente e de maneira efetiva com as forças de direita da República de Weimar e, depois da tomada do poder, se juntou com as forças de direita da sociedade. Hitler nunca seguiu uma política socialista”, destaca Kansteiner, lembrando o episódio que ficou conhecido como Noite das Facas Longas, em junho de 1934, quando integrantes de uma ala mais à esquerda do NSDAP foram mortos.

Apesar de circular há algum tempo entre grupos de direita, essa distorção histórica chamou a atenção na Alemanha apenas no ano passado, quando um vídeo publicado pela embaixada alemã em Brasília no Facebook sobre como a sociedade alemã lida com o nazismo e o Holocausto virou alvo de ataques de militantes direitistas brasileiros.

Em entrevista à DW, o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, afirmou na época que a discussão sobre o “nazismo de esquerda” não tinha uma base honesta.

“Há muitas pessoas que não sabem muito sobre o nazismo. E nós queremos informar. Uma pessoa informada vai fazer de tudo para evitar uma volta do nazismo. Mas parece que há outros que têm um interesse político de reinterpretar o nazismo para encaixá-lo de acordo com seus objetivos imediatos. Esses grupos políticos fazem tentativas desonestas de mover a responsabilidade do Holocausto para o colo de outros”, disse então Witschel.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Crente

31/03/2019 - 05h02

A teoria sobre o Japão é um pouco mais complicada.

Moreira

31/03/2019 - 02h05

Caras essa é a maior asneira que já vi, programa de comédia mesmo. Mas vcs sabem por que Bolsonaro e seus seguidores insistem nessas coisas? existe uma campanha nos zaps e na mídia para que o povo sem instrução a credite que todos q não são apoiadores de Bolsonaro são comunistas.
MAS o q muitos não perceberam é “QUAL FOI O VERDADEIRO MOTIVO DA QUEDA DO PT”. Não creio q tenha sido só por propinas mas AS LIGAÇÕES DO PT C/ O GOVERNO DA VENEZUELA Q TEM LIGAÇÕES C/ VLADIMIR PUTIN DA RUSSIA O QUAL AMEAÇA AGORA
A EUROPA COM MÍSSEIS NUCLEARES NA BORDA C/ A UCRANIA. Dai surgiram articulações p/ derrubar o povo do PT ;dai essa insistencia toda de Bolsonaro c/ esse tema de comunismo etc pois essa foi sua plataforma para o poder e ele acha q essa fórmula vai sustentá-lo e ajudar a alijar outros politicos..

    Rosa

    02/04/2019 - 12h53

    Faz sentido.
    Também acho que é isso mesmo.

Luiz

30/03/2019 - 19h07

De qualquer forma, porque pessoa ocupada não é pessoa útil, a afirmação do ministro é uma asnice coletivista.

lucio

29/03/2019 - 11h46

e no intanto… o desemprego sobe de novo em fevereiro de 12 para 12.4%…

Luiz

29/03/2019 - 11h05

A economia é a única “ciência” que busca operacionalidade sobe a morte do sujeito (quando não se está em guerra). O que fazem no poder, os falsos liberais?

Jorge

29/03/2019 - 10h34

Se tem uma coisa que o Nazismo, o comunismo e o Solicalismo nos ensinou é que governo controlando mídia e meios de producao = MORTE.

Livre iniciativa privada + seguro social e judicial + liberdade de expressao é o caminho para um pais avancado.

    lucio

    29/03/2019 - 11h21

    jorge,
    na europa as maiores emissoras sao estatais, as maiores empresas e bancos tambem. e nao mim parece que estao morendo.
    na guatemala e honduras é tudo privatizado e mim parece estao morendo.

      Sergio Araujo

      29/03/2019 - 18h20

      Sim,

      tipo estatal sky !!! Kkk

Thiago

29/03/2019 - 10h14

NÃO DEVEMOS PERDER TEMPO COM ESSE CHANCELER VAGABUNDO. É MAIS UMA CORTINA DE FUMAÇA.

O que interessa tá aqui e o restante é propaganda.

Como se livrar de um (des) governo
Xavier: o que está em jogo é a sobrevivência do povo

Joaquim Xavier
Publicado em 29/03/2019, no Conversa Afiada

https://www.conversaafiada.com.br/politica/como-se-livrar-de-um-des-governo

O Conversa Afiada tem o prazer de publicar sereno (sempre!) artigo do colUnista exclusivo Joaquim Xavier:

O governo Bolsonaro já se foi. Parece até notícia velha. Aliás, escrevi há meses um artigo intitulado “o governo acabou antes de começar”. Batata. Os fatos só fizeram confirmar o prognóstico.

Não se trata de discutir como manter de pé um walking dead. O Brasil tem urgências que não suportam uma gestão envolvida em cumplicidade com milicianos assassinos, vendilhona da soberania nacional, produtora incessante de fake news, vassala de um astrólogo desmiolado, incapaz de fazer política com P maiúscula, acusada de roubar dinheiro do povo para financiar cabos eleitorais, idólatra de ditaduras dentro e fora do Brasil, abrigo de ministros, quando não tresloucados, frutos de um latifundiário de laranjais ou filhotes de caixa 4. E o ministro (sic) das relações exteriores que acha que o nazismo era de Esquerda? Precisa desenhar?

A história tem vários exemplos de desabamentos de governos falidos. Há aqueles que mandavam o povo comer brioches e acabaram em caixões. Um outro insistiu na alucinação do Reich de mil anos e seu líder recorreu ao suicídio. Aqui no Brasil, uns foram alvos de golpes de força, como Jango, outros de abuso na roubalheira, como Collor. E um, como o governo Dilma Rousseff, tornou-se vítima de uma tramoia destinada a anular os tímidos, mas reais, avanços sociais da era Lula.

A situação agora pode parecer mais complicada. A quadrilha que tomou o poder de assalto em janeiro com base numa eleição fraudulenta mal completou três meses. Só que o tempo na política não respeita calendários. O país está sendo conduzido à ruína numa velocidade muito maior do que as 24h de cada dia. O Planalto vive à sanha de uma equipe descontrolada que trata o Brasil como mercadoria de alucinados e camelôs da honra nacional.

Se Rodrigo “Botafogo Odebrecht” Maia fosse gente séria, já teria encaminhado o impeachment de Bolsonaro em vez de bate-bocas na mídia gorda. A oposição parlamentar, o mesmo. Por que ainda não entrou com pedido de impeachment de Bolsonaro? Os crimes de responsabilidade deste governo são inúmeros, e todos previstos na Constituição. A apologia de regimes ditatoriais e difusão de pornovídeos já seriam suficientes, para não falar de tantos outros desatinos.

A mídia endinheirada, em desespero, tenta agora vender a imagem de que os de cima resolveram fumar o “cachimbo da paz”. A verdade é que o cheiro de queimado começa a asfixiar o grande capital, fiador maior da camarilha no poder. (Ler “os banqueiros mandaram o bate boca acabar – e acabou…”) A turma do “deixa disso” entrou em campo para juntar o saco de gatos que tomou conta do Brasil. Tudo a mesma sopa, como diria Mino Carta.

Não cabe desprezar este movimento. No frigir dos ovos, toda esta gente tem um objetivo em comum: escravizar o povo em favor dos abutres que saqueiam o Brasil. Pensar que Rodrigo “Botafogo Odebrecht” Maia resista de verdade aos ataques à democracia e aos interesses do país é como acreditar em Papai Noel.

“Botafogo” é um dos maiores entusiastas da liquidação da aposentadoria. Acusa Bolsonaro de abandonar a missão. Parece coisa de doido, mas é disso que se trata: Maia representa os interesses do grande capital, e cobra do militar usurpador empenho nesta empreitada.

Já Bolsonaro está mais interessado em defender seus quinze minutos de fama e o patrimônio inchado à custa de dinheiro público.

Infeliz o país em que as opções aparentemente seriam estas: um tenente que virou capitão ao ser praticamente expulso do Exército, um vice-presidente lobo fantasiado de cordeiro, um presidente da Câmara lubrificado por afagos de empreiteiras, um Judiciário subserviente e desmoralizado.

Ainda bem que existe povo. Esse é o elemento-chave da situação. Sua sobrevivência é que está em jogo. Querelas ideológicas com um bando de destrambelhados reacionários podem render manchetes de jornais impressos (enquanto existirem). Só não resolvem o principal. Famílias inteiras de trabalhadores e trabalhadoras vêm sendo destruídas, lançadas à miséria e à desesperança. Mas só elas podem garantir um futuro digno para o Brasil. Organizá-las para derrubar este governo é o dever imediato de todo democrata e oposicionista sincero.

Joaquim Xavier

    Paulo

    29/03/2019 - 18h36

    Até concordo quanto ao Botafogo e à Previdência, mas conclamar o povo à “derrubada do Governo” é golpe. Você não é um democrata? Não entendi. Deve ter sido força de expressão…

Bozo & Andrade Artigos para Festas Infantis

29/03/2019 - 09h49

Claro que era.
Hitler odiava o marxismo e o bolchevismo, como nunca cansou de afirmar.
Afinal, os marxistas e os bolcheviques haviam roubado (dos alemães) e deturpado o sentido da palavra “socialismo”, que, para os conservadores da Alemanha, tinha um significado muuuuuiiiito distinto (para os incrédulos, ver Socialismo de Cátedra e Socialismo Conservador).
Assim, eliminar fisicamente os bolcheviques (que faziam parte das “hordas asiáticas”, diziam Hitler e Dr. Mentira, seu ministro da propaganda) representava, para o trágico líder alemão, uma missão civilizatória que o nazismo cumpriria. E o Ocidente ficaria devedor do regime nazista, eternamente.
Não por acaso, Hitler e seus seguidores associavam os judeus ao bolchevismo. Ao inegável ódio racial somava-se o ódio político. Afinal de contas, judeus e esquerdistas, quando não judeus esquerdistas, haviam sido os causadores da traição interna à Alemanha na Primeira Guerra Mundial, provocando sua derrota.
Então, combinemos o seguinte: o nazismo era, sim, de esquerda, e Hitler era um grande esquerdista. Ele apenas queria eliminar todos os outros esquerdistas e bolchevistas para reinar absoluto.
Mesmíssima explicação o Guru de Richmond (Astrolavo) forneceu para Geisel. Este era comunista. Apenas queria prender ou eliminar todos os outros comunistas, para poder ficar em posição confortável, curtindo de forma egoísta seu peculiar comunismo.
É isso que dá beber Pepsi Cola em demasia.
E não saber ler e interpretar um livro também contribui, of course.
Aguardando próxima estupidez do próximo desescolarizado para comentar…

    Nostradamus ( bacia & banquinho )

    29/03/2019 - 10h37

    São tantas por todos os lados !!! Agora acabo de ver que a polícia invade uma sala de aula em São Paulo a pretexto de prender um pedófilo !!! O cara tem endereço certo e tudo mais… Querem intimidar estudantes! Entraram armados até os dentes! Estão empoderados demais. Chegamos naquele ponto de uma ditadura mal disfarçada onde o Estado não respeita mais lei alguma, é fascismo puro! E a rede Globo fazendo de contas que empreende a crítica ao Duche, a famiglia… ao Fürer… Que nada! Anda com uma agonia com essa reforma que é uma graça! Onde está o Queiroz ? Onde estão os vídeos que questionam a fakada de forma muito convincente onde o fascistinha e os federais encenam tudo sem uma gota de sangue sequer ? Se alguém tem na memória do pc gravado traz para nós revermos… tem três vídeos. Castanhede esganou-se, ato falho ? Eles estão ferozes. Creio que não é somente ridicularizando-os mesmo que sejam ridículos que os impediremos. Precisamos de mais força de oposição a este governo.

Jorge

29/03/2019 - 07h40

Nazismo nao é esquerda nem direita. Foi combatido por ambos na segunda guerra. EUA+Inglaterra e Franca representando a direita e o comunismo representando a esquerda.
A questa nao é esquerda vs direita, a questao é governos autoritarios vs governos liberalistas.

Todo o lixo da historia humana foram governos autoritarios que tinham poder sobre tudo em seu pais… Hitler, Stalin, Mao, Pinochet.

A conclusao que a historia nos deixa é: O governo jamais pode controlar tudo. A iniciativa livre é fundamental.

    Carlos Eduardo

    29/03/2019 - 09h22

    Concordo que o nazismo foi uma ditadura, e as ditaduras se não são iguais no que pretendem, são muito semelhantes, são totalitárias, não admitem oposição, são corruptas, são contra os interesses do povo, são criminosas, até aí tudo certo, porém, o nazismo foi um movimento de extrema direita, basta ver suas características.

    O nazismo lutou contra a direita européia por questões estritamente expansionistas, contra os russos por questões estratégicas da expansão, porém mais por questões ideológicas já que Hitler odiava o comunismo e queria erradicá-lo do planeta. Já como Chanceler da Alemanha ele perseguiu o partido comunista e conseguiu apoio para que muitos fossem inclusive presos, estamos falando de quase 10 anos antes da 2ª guerra.

      Jorge

      29/03/2019 - 11h13

      Carlos, Hitler odiava os comunistas da mesma maneira que tambem odiava o liberalismo.
      Economicamente ele nao foi nada direitista, pois era economica controlada nao livre. Mas chama-lo de esquerdista tambem acho errado, pois suas ideias vao contra muitos dos principios da esquerda.
      Ele era simplesmente nazista, nem um, nem outro.

        Carlos Eduardo

        29/03/2019 - 11h28

        Economicamente nem tanto, mas ideologicamente era extrema direita. Esquerda nunca!

    Paulo

    29/03/2019 - 09h37

    Iniciativa livre, liberdade plena de imprensa e 3 Poderes independentes…

    lucio

    29/03/2019 - 10h01

    jorge,
    1) nunca conheci um pais com tanta livre iniciativa como o brasil. tanto que a maioria dos empresarios nao pagam imposto e nem tem cnpj. a porcentual de autonomos é 30%, entre as maiores do mundo. na europa fica entre 8 e 20%.
    2) os governos liberais sao os que mais matam, a diferença é que matam no exterior, nas colonias.

      Jorge

      29/03/2019 - 10h51

      Lucio, o Brasil é o quarto pais mais liberal na America do Sul, perde para o Chile, Uruguai e Peru, segundo o rank mundial .
      https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_economic_freedom
      governos socialistas/autoritários tambem mataram muito em sua colonias. Nos tempos da URSS, milhoes de adversarios politicos, minorias étnicas e ativistas morreram ou desapareceram nas colonias russas do Leste Europeu. Foi o jogo nos tempos da guerra fria.

      Observador

      29/03/2019 - 11h12

      Lucio, livre iniciativa não é liberalismo econômico. O Brasil jamais foi um país economicamente liberal. É como Guedes falou, tudo na mão de cinco. Cinco grandes bancos, cinco grande empreiteiras, cinco grandes frigoríficos, e por aí vai. A maior parte do PIB roda entre esse pessoal. Sempre foi assim. E os partidos que chegaram ao poder aceitaram isso. Covarde, egoísta e rapidamente. E disso se beneficiaram. E para proteger o sistema, escolheram um STF corrompido. Por isso essa eterna desigualdade social. Essa eterna pobreza. Essa eterna educação básica ridícula. É tudo tão simples, mas de difícil solução. As únicas forças que se opuseram a isso até hoje foi a Lava Jato e o despreparado Bolsonaro, com todos as minicrises que ele e seus filhos provocam. O problema é que a cegueira ideológica é uma praga, seja de direita, seja de esquerda. O Brasil NUNCA foi economicamente liberal. Quem sabe agora alguns nós possam ser destravados!

        lucio

        29/03/2019 - 11h43

        observador,
        convido vc á comprar oculos para observar melhor, kkk.
        1) vc está falando de oligopolio e monopolio. é falso contrapor estes fenomenos ao liberalismo porqé sao a NATURAL consequencia do liberalismo (onde o grande engole o pequeno)
        2) os paises da europa, os mais desinvolvidos e egualitarios do mundo, tem um controle politico e uma intervençao publica na economia muito maior que o brasil

          Observador

          29/03/2019 - 12h06

          Sobre os óculos, pensarei no caso.
          E a você, recomendo mais informações isentas e desprovidas de viés ideológico.
          Nestes países europeus que menciona, não há controle estatal, nem interferência.
          Há regulamentações.
          Que existem, não para coibir, burocratizar ou locupletar-se. Mas apenas para evitar que algumas iniciativas caminhem de encontro aos interesses da sociedade.
          De resto, lá a inciativa privada tem um campo muito bom para se desenvolver, mesmo sendo pequeno.
          Não por acaso, os parlamentares não ganham tanto, nem têm muitos assessores.
          Capisce?

      Observador

      29/03/2019 - 11h20

      Digo … foram, e digo … possamos.

Afrânio

29/03/2019 - 07h20

Ernesto Araújo é um cavalo NÃO batizado.

Concordo com Bolsonaro e seus filhos quando dizem que a única coisa que a Rede Globo quer é extorquir dinheiro da Secom, ou seja, do contribuinte brasileiro, porque Bolsonaro fechou a torneira daquele órgão para a Globo.

A chantagem do Grupo Globo contra o governo Bolsonaro, aparece nas manchetes do JN e do jornal O Globo e em notinhas plantadas aqui e ali.

Veja as últimas notas plantadas pela família Marinho contra esse grande apedeuta chamado Jair Bolsonaro:

BOLSONARO TROUXE CAOS AO PAÍS, APONTA A GLOBO

“Nestes quase 90 dias de poder, se há um método de governar do presidente Jair Bolsonaro, é o do confronto, o que tem produzido na política algo próximo ao caos”, aponta editorial do jornal O Globo. “A própria determinação do presidente para os quartéis relembrarem o golpe de 31 de março de 64 é um ato de confronto. Coube aos generais, com bom senso, registrar, na Ordem do Dia que será lida na data, a importância da transição democrática”, aponta ainda o jornal, que apoiou os golpes de 1964 e 2016

OUTRA NOTA: ERNESTO ARAÚJO TRABALHA PARA OS EUA, NÃO PARA O BRASIL, DIZ AINDA A GLOBO

E a Globo sempre trabalhou para quem, cara pálida?

Nos últimos dias correu o boato de que Bolsonaro pretende abrir as pernas da Secom, para meter dinheiro no rabo dos donos dos conglomerados de comunicação, objetivando fazer propaganda enganosa da reforma (desmonte) da previdência. E a Globo não quer ficar fora dessa festa, claro.

Mas nada que um telefonema na calada da noite não possa resolver os atrito$ para que tudo volte “ao normal”. Milicianos e gangsters terminam sempre se entendendo.

DOIS GRUPOS PREPARAM MAIS UM GOLPE CONTRA ESSE ARREMEDO DE DEMOCRACIA QUE NÓS TEMOS

Um é o grupo liderado por Bolsonaro que investe no caos que justificaria o fechamento do regime liderado por ele. Com esse golpe, sairíamos de um regime de ditabranda para um regime de ditabraba.

Um outro grupo que organiza um outro golpe, com a exclusão do Bolsonaro, óbvio, é aquele liderado pelo Gal Morão (ele é tão bonzinho, não é?)

Sem dúvida, o Brasil está fadado a síndrome da traição do vice. E da mesma forma que estão tentando prender o Temer, o grupo do Mourão tentará prender o Bolsonaro. Motivos para a prião de Bolsonaro é o que não falta.

O QUE TEM A VER IMPOSTO SOBRE CIGARROS COM O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA?

Caralho nenhum! Mas não é assim que pensa essa coisinha fofa chamada SÉRGIO MORO.

Mas o pior foi a explicação dada por ele que dividiu os cigarros entre duas categorias: os cigarros do bem (os mais caros) e os cigarros do mal (os mais baratos). Os cigarros do bem causariam, digamos assim, um câncerzinho de merda e, os lasca peitos, um câncer mais agressivo.

Imagina se essa figurinha ridícula chegasse à presidência da república, do que ela não será capaz…

Sérgiio Rodrigues

29/03/2019 - 00h06

Stálin,1941:

“Quem são os nacional-socialistas, inimigos de nossa pátria? Em nosso país chamamos habitualmente os hitleristas, isto é, os invasores alemães, de fascistas. Os hitleristas, ao que parece, consideram que isto não é justo e insistem em denominar-se “nacional-socialistas”. Por conseguinte, os alemães querem fazer-nos acreditar que o partido hitlerista, o partido dos invasores fascistas, que assola a Europa e organizou a canalha agressão ao nosso Estado socialista, é um partido socialista.

Será possível isso? Que pode haver de comum entre socialismo e os selvagens opressores hitleristas que saqueiam e oprimem os povos de toda a Europa? Pode-se considerar nacionalistas os hitleristas? Não é possível.

Na realidade, os hitleristas já não são nacionalistas, mas sim imperialistas. Enquanto os hitleristas procuravam unificar as terras alemãs com a anexação do Reno, da Áustria, etc., poderiam ser chamados nacionalistas com certo fundamento. Mas, depois que se apoderaram dos territórios alheios e escravizaram outras nações européias, submetendo ao seu jugo os tchecoslovacos, os polacos, os noruegueses, os holandeses, os belgas, os franceses, sérvios, gregos, ucranianos, bielorrussos, povos bálticos, etc., começando assim a lutar pelo domínio do mundo, o partido hitlerista deixou de ser nacionalista, pois desde esse momento converteu-se em invasor, opressor, quer dizer, imperialista. O partido hitlerista é, assim, o partido dos imperialistas, o partido dos imperialistas mais rapaces e salteadores de todo o mundo.

Pode-se considerar socialistas aos hitleristas? Não é possível. Na realidade, os hitleristas são inimigos jurados do socialismo, reacionários furiosos, que se parecem com os Cem Negros, que despojaram a classe operária e os povos da Europa das mais elementares liberdades democráticas.

Para ocultar sua essência reacionária, os hitleristas acusam o regime anglo-americano de regime plutocrático. Mas na Inglaterra e nos Estados Unidos há elementares liberdades democráticas, existem sindicatos de operários e empregados, existem partidos operários, existe um Parlamento; enquanto que, na Alemanha, o regime hitlerista aboliu todas essas instituições. É suficiente contrapor estes dois fatos para compreender toda a essência reacionária do regime hitlerista, toda a falsidade charlatanesca dos fascistas alemães a respeito do regime plutocrático anglo-americano.

No fundo, o regime hitlerista é uma cópia do regime reacionário que existia na Rússia sob o domínio tzarista. É sabido que os hitleristas arrebatam os direitos aos operários e aos intelectuais, tal como fazia o tzarismo; e que organiza também, com satisfação, as matanças de judeus, próprias da Idade Média, tal como o regime tzarista. O partido hitlerista é o partido inimigo das liberdades democráticas, o partido reacionário medieval, o partido dos pogroms, próprio dos Cem Negros. E quando esses imperialistas recalcitrantes e reacionários consumados se apresentam sob o rótulo de “nacionalistas” e “socialistas”, fazem-no para enganar o povo, para idiotizar os cândidos e para encobrir sua essência imperialista. São gaviões disfarçados em pombas. Mas, por maior que seja o número de penas de pombas que ponha o gavião, este nunca deixará de ser gavião… “

    Paulo

    29/03/2019 - 09h42

    Stálin falando em “liberdades democráticas” (rsrs)? Ah, esses esquerdistas!

Sérgio Rodrigues

29/03/2019 - 00h00

.Stálin, 19411….
“Quem são os nacional-socialistas, inimigos de nossa pátria? Em nosso país chamamos habitualmente os hitleristas, isto é, os invasores alemães, de fascistas. Os hitleristas, ao que parece, consideram que isto não é justo e insistem em denominar-se “nacional-socialistas”. Por conseguinte, os alemães querem fazer-nos acreditar que o partido hitlerista, o partido dos invasores fascistas, que assola a Europa e organizou a canalha agressão ao nosso Estado socialista, é um partido socialista.

Será possível isso? Que pode haver de comum entre socialismo e os selvagens opressores hitleristas que saqueiam e oprimem os povos de toda a Europa? Pode-se considerar nacionalistas os hitleristas? Não é possível.

Na realidade, os hitleristas já não são nacionalistas, mas sim imperialistas. Enquanto os hitleristas procuravam unificar as terras alemãs com a anexação do Reno, da Áustria, etc., poderiam ser chamados nacionalistas com certo fundamento. Mas, depois que se apoderaram dos territórios alheios e escravizaram outras nações européias, submetendo ao seu jugo os tchecoslovacos, os polacos, os noruegueses, os holandeses, os belgas, os franceses, sérvios, gregos, ucranianos, bielorrussos, povos bálticos, etc., começando assim a lutar pelo domínio do mundo, o partido hitlerista deixou de ser nacionalista, pois desde esse momento converteu-se em invasor, opressor, quer dizer, imperialista. O partido hitlerista é, assim, o partido dos imperialistas, o partido dos imperialistas mais rapaces e salteadores de todo o mundo.

Pode-se considerar socialistas aos hitleristas? Não é possível. Na realidade, os hitleristas são inimigos jurados do socialismo, reacionários furiosos, que se parecem com os Cem Negros, que despojaram a classe operária e os povos da Europa das mais elementares liberdades democráticas.

Para ocultar sua essência reacionária, os hitleristas acusam o regime anglo-americano de regime plutocrático. Mas na Inglaterra e nos Estados Unidos há elementares liberdades democráticas, existem sindicatos de operários e empregados, existem partidos operários, existe um Parlamento; enquanto que, na Alemanha, o regime hitlerista aboliu todas essas instituições. É suficiente contrapor estes dois fatos para compreender toda a essência reacionária do regime hitlerista, toda a falsidade charlatanesca dos fascistas alemães a respeito do regime plutocrático anglo-americano.

No fundo, o regime hitlerista é uma cópia do regime reacionário que existia na Rússia sob o domínio tzarista. É sabido que os hitleristas arrebatam os direitos aos operários e aos intelectuais, tal como fazia o tzarismo; e que organiza também, com satisfação, as matanças de judeus, próprias da Idade Média, tal como o regime tzarista. O partido hitlerista é o partido inimigo das liberdades democráticas, o partido reacionário medieval, o partido dos pogroms, próprio dos Cem Negros. E quando esses imperialistas recalcitrantes e reacionários consumados se apresentam sob o rótulo de “nacionalistas” e “socialistas”, fazem-no para enganar o povo, para idiotizar os cândidos e para encobrir sua essência imperialista. São gaviões disfarçados em pombas. Mas, por maior que seja o número de penas de pombas que ponha o gavião, este nunca deixará de ser gavião… “…………….

Paulo

28/03/2019 - 22h31

“Na política e ciência, porém, está mais do que consolidado que o nazismo é um movimento de extrema direita, porque rejeita a democracia e os direitos humanos, além de dividir pessoas em grupos e hierarquizá-las”. Como as palavras são dúbias, não? Então quem rejeita a democracia e os direitos humanos, além de dividir pessoas em grupos e hierarquizá-las, é de direita? Ah, esses esquerdistas! Será que não percebem que a esquerda, tal qual a direita, nesse quesito, mais se assemelham que se diferenciam?

    Paulo

    28/03/2019 - 22h36

    Corrigindo gramaticalmente o período final: “Ah, esses esquerdistas! Será que não percebem que a esquerda, nesse quesito, mais se assemelha do que se diferencia da direita”?

      Luiz

      29/03/2019 - 07h54

      Ato falho. Será a defesa de um sistema que leva um liberal a se debater contra o poder subjetivo do Estado?

antipaneleiro

28/03/2019 - 20h33

Fala muito, mas quem presta atenção percebe que esse sujeito (assim como o restante dos olavetes) nunca leu um livro sequer. Aliás, Olavo só consegue fazer “sucesso” pelo fato das diversas “elites” brasileiras (políticas, econômicas, militares) terem ojeriza aos livros. Tenho certeza que Olavo nunca leu Kant e que esse chanceler metido a helenista nunca leu Aristóteles. No máximo leu as disparatadas interpretações olavistas. Eu prefiro W. Jäger, Akryll ou O Porchat.

    Nostradamus ( bacia & banquinho )

    28/03/2019 - 21h34

    Mas nunca leu nem a Bíblia. Jamais o Profeta Jeremias. Foi passear nos USA e passou a adorar… virou a sua religião. Mas é burro como uma mula empacada.

Marcio

28/03/2019 - 20h32

Bozominions são vermes nazifascistas.

degas

28/03/2019 - 19h53

Uma reportagem realmente honesta sobre o tema foi feita tempos atrás pela BBC, ouvindo quem acha que o nazismo é de esquerda ou de direita. O Hitler dizia ser socialista, embora não marxista. Mas de nada vale discutir os conceitos teóricos dele ou de ninguém. O que interessa é a prática, onde se vê que realmente há muito em comum entre o socialismo soviético e o nacional-socialismo.

Ambos são ditaduras que colocam o Partido acima da nação, censuram adversários, prendem e matam inimigos políticos. E ambos controlam rigidamente a economia. Na URSS, apesar da NEP e de algumas outras exceções, com a estatização. Entre os nazistas com o controle do que cada empresa deveria fazer, pagar aos funcionários e até ao próprio empresário, que se tornava uma espécie de assalariado. Mas os nazistas inicialmente defendiam a estatização de tudo e há quem atribuía o massacre dos SA ao fato destes cobrarem essa promessa quando a alta direção já tinha percebido que alguma combinação com os empresários lhes dava o mesmo controle e fazia a economia funcionar.

São porcarias fundamentalmente idênticas. Eles e suas derivações, inclusive a ditadura cubana e seus filhotes bolivarianos, sandinistas, petistas ou que nome adotem, todos fingindo respeito pela democracia enquanto precisam, mas loucos para implantar sua ditadura assim que possível. Por isso nunca se deve deixar esses lixos chegarem ao poder.

    Sergio Araujo

    28/03/2019 - 20h03

    Sim,

    brigar para saber qem foi de direito ou esquerda como torcida de futebol è superficial, ridiculo, infantil,
    ninguem ganha ou perde com isso.

    Sergio Araujo

    28/03/2019 - 20h19

    O socialismo serve para chegar no poder pois è muito mais facil, os votos sào potencialmente e infinitamente maiores.

    O comunismo e afins tem o suporte de uma base literaria e filosofica enorme e consegue se desfarçar muito bem, explora a raiva social das pessoas indicando o culpado de turno e as tornas soldados fieis para sempre…talvèz seja por isso que existe atè hoje em paises da america do sul e central.

    Em varios paises da Europa a ideologia deixou o ambiente das fabricas a muitos anos e tornou-se a dos ricos excentricos, globalistas.

    Alan Cepile

    28/03/2019 - 21h13

    Deu pra entender que vc não curte o petismo, mas daí a colocá-lo como ditadura vc foi longe e não voltou… Podemos discutir se o PT foi isso e aquilo, mas ele estava dentro de um arcabouço democrático, com eleições, com congresso, com os três poderes.
    Imagina então agora ficar rotulando o adversário de ditadura só pq simpatiza com outra vertente política, isso é, pra dizer o mínimo, infantilidade.

      degas

      29/03/2019 - 08h46

      Os filhotes do tio Fidel tentaram inicialmente seguir seu exemplo, tomando o poder na marra. Mas isso ficou cada vez mais difícil e a solução foi adotar o modelo bolivariano, que, em termos de tomada do poder, se assemelha ao nacional-socialismo: o Partido disputa eleições normalmente, mas, ao vencer, tenta subverter progressivamente as instituições para nunca mais ser apeado do poder. A receita foi melhor aplicada na Venezuela, onde temos uma ditadura quase completa. Em outros países eles avançaram até onde conseguiram. O PT aparelhou muita coisa (que precisa ser desaparelhada), embora não tenha conseguido “controlar a mídia”, criar os “conselhos populares” e coisas do tipo. Mas não avançou mais porque a sociedade não deixou, não porque não quis. A índole do partido que idolatra a sanguinolenta e sexagenária ditadura caribenha é também totalitária.

        Alan Cepile

        29/03/2019 - 09h33

        “o Partido disputa eleições normalmente, mas, ao vencer, tenta subverter progressivamente as instituições para nunca mais ser apeado do poder.”

        Exceto as ditaduras DE DIREITA militares que tomaram o poder do dia pra noite, me diga qual outra ditadura no mundo não usou da estratégia que vc citou.

        Os tucanos fizeram, com FHC, a mesmíssima coisa que os petistas fizeram depois, as diferenças ficam por conta de detalhes minúsculos.

          Sergio Araujo

          29/03/2019 - 09h47

          A de Cuba com a guerrilha, a mesma coisa que tentaram fazer aqui mas nào deu certo.

          degas

          30/03/2019 - 00h11

          Exemplos de quem tomou o poder na marra? Cuba, Coreia e Vietnam do Norte, o Leste Europeu após a guerra …Quanto a quem tenta entrar democraticamente para se transformar em ditadura há uma enorme diferença entre PT e PSDB. Os tucanos NUNCA TENTARAM criar comitês de sindicalistas para controlar o que cada jornal publicaria nem passar por cima do Congresso com conselhos populares. Os petistas TENTARAM fazer tudo isso (e muito mais) e só parecem com os tucanos porque não tiveram muito sucesso. Se tivessem, seríamos hoje muito parecidos com a Venezuela.

          Petistas, chavistas, sandinistas ou que nome tenham são todos filhotes da ditadura cubana, associados de quadrilhas como MIR, FARC e outras, partidos de índole totalitária e antidemocrática.

      Sergio Araujo

      29/03/2019 - 09h49

      A ideologia que os move è a mesma, se deixar uma brecha aberta alguem acha que eles nào se enfiam…??
      Eu nào pago pra ver de jeito nenhum….depois è tarde demais.

      Essa virada de Governo vai fazer sò bem ao Brasil (pro resto nào vai fazer diferènça alguma) mas o brasileiro è menino birrento, sò presta o que ele gosta, è de uma estupidez ridicula.

      Considerados:

      O vies ideologico ditatorial dos envolvidos;
      Os antecedentes criminais de boa parte dos sujeitos (ex terrorsistas);
      A falta de civilizaçào e arrogancia de grande parte dos militantes;
      A percepçào de legalidade destorcida ou completamente nula dos elementos;
      O suporte incondicional de um exercito proprio (MT, MST e outras porcarias);
      O aparelhamento do governo, dos estados, das grandes impresas e de boa parte das instituiçoes publicas (faculdades entre outras);
      O longo tempo de permanencia no poder (cerca de 15 anos);
      Os estranhos homicidio e a tentativa de homicidio contra os maiores adversarios candidatos a Presidencia;
      As frequentaçoes assiduas e os financiamento de ditaduras Amigas ao redor do Mundo, vai que precisa de ajuda um dia…;
      O utilizo do dinheiro publico, privado e da corrupçào para compra de votos do congresso e campanhas eleitorais para se perpetuar no poder (isso jà nào è mais democracia);
      A apartenencia ao “Circulo do Truco Revolucionario” (Foro de Sào Paulo);
      O desarmamento e a miseria da populaçào;
      A vontade de “regular” a emprensa e quem sabe uma nova costituinte…

      Tudo isso ponderado (nem tanto) acho que abrindo-se uma brecha teriam se infiado de màos cheias, mas o exercito nunca teria deixado tomar o poder absoluto em ipotese alguma; sem apoio final do exercito nào hà ditaduras.

      OBS: se o Bolsonaro tivesse morrido apòs a facada hoje na rampa do planalto teriamos 2 tanques do exercito de um lado e 2 do outro.

Observador

28/03/2019 - 19h23

É óbvio que Hitler era ditador de direita como Stalin era de esquerda. Dois sanguinários demoníacos. Na verdade, Chaves, Maduro, Pinochet, Fidel Castro, Médici e tantos outros ditadores poderiam não ter nascido. Mas os extremistas discordarão, cada bitolado com seus ditadores de estimação!

    Ivan

    28/03/2019 - 19h30

    Perfeito!

    Sergio Araujo

    28/03/2019 - 19h36

    Os que sobraram hoje infelizmènte sào as de esquerda (as que se reconduzem ao comunismo e afins) pois usam a doutrina ideologica (um cancer da humanidade) para explorar a pobreza, a idotice a presunçào e a arrogancia humana.

    Antes de chegar no Brasil nào imaginava que isso tava radicado desse jeito ainda….o resultado tà aì.

      Alan Cepile

      28/03/2019 - 20h07

      Arábia Saudita, Tailandia, Zimbabue, exemplos de ditaduras atuais que não são de esquerda.

        Sergio Araujo

        28/03/2019 - 20h21

        Me poupe Alanzinho, por favor…

          Alan Cepile

          28/03/2019 - 21h16

          Nunca gostei de quem usa barba longa.

          Sergio Araujo

          29/03/2019 - 09h20

          Tambèm nào.

lucio

28/03/2019 - 19h22

todos os dias este governo dispara um 20 piadas (de mal gosto), cada dia mais incriveis que o dia antes. uma espiral de doença mental em estado terminal.

Oswald

28/03/2019 - 18h51

Nunca vi um bolsonarista que não seja um grande doente mental.

Marcelo

28/03/2019 - 18h39

Então o comunismo é de direita, já que era a ideologia que Hitler combatia quando se tornou chanceler alemão.

    Carlos Eduardo

    28/03/2019 - 19h04

    Ah sim, claro….

    kk

Sergio Araujo

28/03/2019 - 18h04

Nunca gostei de quem usa barba longa.

    Alan Cepile

    28/03/2019 - 18h12

    Sempre em cima do muro quando convém…

      Sergio Araujo

      28/03/2019 - 18h48

      Me parece obvio que falou uma cagada….

      Convem a quem Alanzinho…??

      Voce nào sei mas eu nào tenho nada a ganhar nem a perder com as minhas opinioes, imagina com as dos outros…nào tò em luta com ninguem, muito menos com quem tà atras de uma tela de computador e nem conheço.

      Nunca votei em minha vida (sò a primeira vèz aos 18 ou 19 anos nào lembro, para ver como funciona) e nào pretendo fazer isso tào logo.

        Alan Cepile

        28/03/2019 - 19h06

        “çei…”

          Sergio Araujo

          28/03/2019 - 19h12

          Sabe nada.

      Sergio Araujo

      28/03/2019 - 19h07

      OBS: todos esses comentarios demonstram a infantilidade do brasileiro.

    Todofeio

    28/03/2019 - 18h21

    A barba é para esconder aquela cara de bebê de boca aberta aguardando a mamadeira de piroca da Damares… ba… ba… ba….

Justiceiro

28/03/2019 - 17h25

Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães.

Esse era o partido de Hitler.

“Socialista dos trabalhadores”. Alguém conhece algum partido de direita que tenha ‘socialista” no nome? E “dos trabalhadores”?

Qual o problema? Vocês adoram, veneram o partido comunista, que matou 20 vezes mais que Hitler…por que não assumir?

    Alan Cepile

    28/03/2019 - 18h07

    Essa é a primeira coisa que os pobres de direita falam pra tentar justificar o injustificável, que o nazismo era “de esquerda”.

    O nome “socialista” do partido nazista alemão era apenas propaganda política já que a maioria do eleitorado era formado por trabalhadores, que eram mais ligados ao partido SOCIAL democrata. A ideia do nome era atrair este eleitorado.

    O partido comunista (e não socialista) da Alemanha era outro.

    Mais alguma pergunta?

    NeoTupi

    29/03/2019 - 13h17

    Estudar história pelo dicionário dá nessa sua aberração de conclusão. Se apenas o nome fosse suficiente para caracterizar regimes, a República Popular Democrática da Coreia (Coréia do Norte) seria muito mais democrática do que o Reino da Noruega (portanto, uma monarquia).

Ivan

28/03/2019 - 17h20

Sério mesmo que nenhum coxa vai comentar aqui???

Cadê vcs??? Morreram??? rs

Zé Maconha

28/03/2019 - 16h50

Daqui a 50 anos a direita vai dizer que Bolsonaro foi um radical de esquerda e que por isso seu governo foi o pior da História.
Dirão que o Lula era um moderado de centro-direita.
O revisionismo é a forma da direita esconder suas atrocidades , nunca terão a grandeza dos Russos que denunciaram os crimes de Stalin , por exemplo.
Se você tirar a visão econômica , que claro é oposta , Bolsonaro tem mais em comum com Stalin do que qualquer progressista do Brasil.
Militarismo , autoritarismo , moralismo barato , patriotismo , desrespeito aos direitos humanos , punitivismo , Stalin adorava tudo isso.
O totalitarismo é o problema , e ele pode ser de esquerda , direita , centro , teocrático ou ateu.

    Oblivion

    28/03/2019 - 18h54

    Patriotismo? Por favor, se tiveres algum exemplo de ação patriótica desse governico, por favor nos fale. Até agora só vi submissão à potências estrangeiras, ataque a empresas de importância estratégica, continência a bandeira dos EUA, abertura da base de Alcântara pra potencia estrangeira, ação de desestabilização em nome de potências estrangeiras de países vizinhos e costumeiramente importantes parceiros comerciais, etc…. isso em menos de 100 dias de governo.
    É esse o governico vendido como salvação do Brasil pela elite financeira tupiniquim e pelas faa.
    É….

Carlos Eduardo

28/03/2019 - 16h12

O partido comunista alemão foi perseguido pelo partido nazista na década de 30, quem não fugiu foi pego, preso e depois executado.

Apesar do primeiro front da segunda guerra ter sido na Europa ocidental, o maior inimigo de Hitler era Stalin e a Rússia por questões ideológicas, Hitler odiava à morte os comunistas.

E esse ministro é só um coitado oportunista tosco passando vergonha.

    ari couto

    28/03/2019 - 16h53

    Como é comum nos golpes ou ditaduras de direita, o mote sempre é corrupção e comunismo. Foi assim com o nazismo, conosco em 64 e agora em 2016. E se vc for à caixa de comentários verá um exército de imbecis dizendo que “graças aos militares, em 64 o brasil conseguiu deter o avanço do comunismo”. O próprio PCB da época não acreditava que conseguiriam tomar o poder. E quando respondi a um comentário dizendo isso, um idiota mandou-me estudar história

      Carlos Eduardo

      28/03/2019 - 17h19

      Não discuta com gente com esse grau de imbecilidade, com estes a gente só diz “sim, vc tem razão”.

      A direita não acredita nessa coisa de que houve golpe pra deter o comunismo, isso é apenas um subterfúgio pra que eles continuem enganando essa legião de seguidores. Pra eles é isso que importa.

Nostradamus ( bacia & banquinho )

28/03/2019 - 16h11

Mas que criatura ignorante !!! Tem a ver… tem a ver com o dedo no cu do teu presidente seu idiota fundamentalista maluco! Adorador dos USA… O teu país está pegando fogo, o povo está na miséria novamente, as sinaleiras estão lotadas de pedintes seu crápula! Perguntinhas ensaiadas para as respostas ridículas… ” isso tem a ver com o que eu penso… ” ” isso ter a ver com o que eu digo… ”
Credo em cruz !!! Esconjuro !!!

Alan Cepile

28/03/2019 - 16h00

Estou ansioso aguardando algum pobre de direita concordar com essa mula….

ALGUÉM???? rsrs

    ari couto

    28/03/2019 - 16h49

    Se isso for publicado noUOL, Terra ou outros, as respectivas caixas de comentários estarão lotadas. Divirta-se

      Alan Cepile

      28/03/2019 - 17h29

      Sim, como lotaram de comentários absolutamente vergonhosos o site da embaixada alemã no Brasil na data de comemoração do fim do Nazismo.

      Só falta falarem que os palestinos são judeus, que os catalães amam a Espanha, que sérvios e croatas são de uma mesma etnia, que xiitas e sunitas se amam e que Fidel é liberal capitalista! kkkkk


Leia mais

Recentes

Recentes