Menu

Uma entrevista exclusiva com Ciro Gomes

O nosso correspondente Túlio Ribeiro* fez uma entrevista com ex-ministro Ciro Gomes para a Telesur, que deverá ser publicada hoje à noite, em espanhol. Mas ele também nos autorizou a publicar a versão original, em português, no Cafezinho, com exclusividade. Segue abaixo a entrevista, que foi feita por escrito. Túlio Tibeiro: Prezado Ciro Gomes, superado […]

18 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ciro Gomes conversa com a Frente Favela Brasil no Rio de Janeiro (17/03/2018) https://www.youtube.com/watch?v=jYzQRiRditQ

O nosso correspondente Túlio Ribeiro* fez uma entrevista com ex-ministro Ciro Gomes para a Telesur, que deverá ser publicada hoje à noite, em espanhol. Mas ele também nos autorizou a publicar a versão original, em português, no Cafezinho, com exclusividade.

Segue abaixo a entrevista, que foi feita por escrito.

Túlio Tibeiro: Prezado Ciro Gomes, superado dois meses de transição com apoio do ex-presidente Temer à Bolsonaro, e mais três meses efetivos , o senhor acha que poderia iniciar um análise deste início do governo Bolsonaro? O senhor como um político com muito protagonismo no país, que lutas ou pautas desejaria encaminhar nestes próximos anos?

Tenho procurado adotar uma prática comum em todo o mundo na qual a oposição garante ao menos 100 dias de trégua para o governante recém empossado. Assim ele tem tempo para montar sua equipe, acertar, errar, corrigir rumos e, principalmente conhecer a máquina pública. É também uma forma de respeitar os mais de 57 milhões de votos que ele recebeu dos brasileiros.

No entanto, em alguns temas me senti obrigado a opinar antes desse prazo, uma vez que ferem diretamente a soberania de nosso país. Isso envolve o exercício conjunto de nosso exército com forças estrangeiras na fronteira com uma nação vizinha, que é a Venezuela; a submissão de um general de nossas Forças Armadas ao Exército de outro país; a venda de uma importante empresa nacional de aviação – a Embraer – para uma empresa estrangeira; e a provável entrega da base de Alcântara para a administração dos Estados Unidos. Infelizmente, o governo Bolsonaro tem se apresentado de forma despreparada e pouco correta em diversas questões.

A nossa luta seguirá pela busca de igualdade, superação da miséria e para garantir melhores condições para todos os brasileiros. Na pauta atual, o mais urgente é a luta para não deixar que a reforma da previdência proposta afete os mais pobres.

Túlio Ribeiro: Existe um novo modelo de pressão externa contra governos, o que os estudiosos chamam de ‘guerra híbrida’. Qual análise que acha necessária explanar sobre a geopolítica atual?

Essa chamada “guerra híbrida” quer que a população abandone a questão que importa, que é economia política (emprego, salário, renda, aposentadoria, qualificação da educação e da saúde, produtividade, etc) para discutir temas de questão moral. Se temos maiorias esmagadoras nos temas de economia política, o mesmo não pode ser dito nos temas morais. E é aí que um conjunto de forças trabalha para criar desinformação, desmobilização e rachas que levam a exemplos como o Brexit, no Reino Unido, e as eleições de Trump, nos EUA, e Bolsonaro, no Brasil.

Tulio Ribeiro: O senhor é considerado como um político que amplia seu raio de apoio, no segundo turno a esquerda representada por outro nome sofreu uma derrota de quase 10 % do eleitorado. Mesmo com uma eleição atípica no Brasil em 2018, o desafio para o campo democrático e progressista, seria construir uma aliança ampla que permita um vitória em 2020? Caso concorde, como realizar ?

Penso que precisamos de união em torno de temas, ideias e propostas. No entanto, no Brasil, a assim autorreferida “esquerda”, ficou a reboque de um partido que replicou todo tipo de práticas criminosas que tanto criticaram no passado. Foi justamente a desmoralização deste partido que gerou o personagem Bolsonaro, e foi a insistência do mesmo partido em manter uma candidatura de fachada, que o fez presidente da República. Temos muito ainda que debater e avaliar, mas certamente o caminho para 2022 passa por uma mudança radical na forma como o campo progressista se organiza.

Tulio: O senhor foi governador e ministro, é conhecido por ter feito uma revolução educacional no seu estado, é um dos protagonistas do projeto e efetivação da transposição do rio São francisco levando futuro para uma região que em muitos lugares não tinha água para beber nem produzir. Se estivesse governando, qual seria sua realização até 2020?

Toda minha atenção estaria voltada para a geração de empregos, criação de um mercado consumidor interno forte, e reestabelecimento de uma política de comércio exterior que garantisse a reativação de nossas indústrias. Isso tudo sem deixar de atacar com inteligência o crime organizado que domina o país e impõe mais de 60 mil homicídios em apenas um ano.

Tulio: Qual sua opinião sobre a proposta de reforma da previdência e uma educação longe da escola administrada pelos pelos pais? Preocupa o futuro da educação pública no Brasil?

A Reforma da Previdência apresentada pelo governo conta com pontos flagrantemente criminosos, como a redução do BPC para os mais pobres; a falta de compreensão regional e de atividade profissional, exigindo o mesmo tempo de trabalho para um engravatado do ar condicionado e um trabalhador rural do semiárido; aumento do tempo de serviço para profissionais de atividades insalubres ou expostas a determinados agentes químicos e biológicos nocivos à saúde, entre outros. O PDT já fechou questão contra essa reforma encaminhada pelo governo e apresentou uma proposta mais justa e objetiva que pode ser debatida por toda a população. Quanto à educação, o Brasil está muito defasado em relação ao mundo desenvolvido. No entanto, bons exemplos, como o do Ceará, nos dão esperança para que isso seja revertido.

* Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ, Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas – Venezuela. Tulio também é colunista e correspondente do Cafezinho.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Beto

03/04/2019 - 21h40

Eu acho que estamos indo para o buraco e de salvadores da pátria já estou com o saco cheio. Agora uma coisa é certa, se o Ciro tivesse sido eleito presidente a economia brasileira com certeza estaria em boas mãos e em rumos melhores. Mas paciência tudo ao seu tempo, agora é a vez do Bozo.

Otto Matos

03/04/2019 - 11h54

Por que será que Ciro, não critica o Aecio neves ? será que o sabe o por que ?

    Diego

    03/04/2019 - 16h32

    O Aécio implodiu meu irmão, ele não tem relevância nenhuma mais, seria o mesmo que falar de Severino Cavalcante você não acha?

Sandro

03/04/2019 - 07h14

Sinceramente, acho o Ciro um desequilíbrado e imprevisível, ninguém pode prever, qual é a sua posição política diante de tudo que vem ocorrendo. Tem traços do bolsonaro, claro que mais inteligente.

Miramar

02/04/2019 - 23h55

O cafezinho continua sendo um dos únicos veículos alternativos a respeitar todas as correntes progressistas, incluindo nós que seguimos o projeto nacional desenvolvimentista de Ciro Gomes. Esse respeito nem sempre se reflete nos comentários, mas é a vida…

Sergio Araujo

02/04/2019 - 18h41

As mesmas fanfarronices de sempre que o levam para lugar nenhum.

Tiro è mestre em tirar crédito dos seus adversarios e culpar os outros das proprias derrotas.

Sem Lula a esquerda è zero.

Justiceiro

02/04/2019 - 18h35

Menos de 100 dias após a posse, os candidatos surrados pelo capitão ficam a dar entrevistas sem eira nem beira.

Deveriam se mancar. O kit gay já deu N entrevistas. Não se aproveita nada, é verdade, mas ele fica com cara de quem ainda não se conformou com a derrota. Logo ele, acostumado a levar surra.

Batista

02/04/2019 - 18h28

Conheço esse discurso de carpintaria única, há 37 anos, em circuíto de 7 partidos, do PDS ao PDT, no qual só atualiza o acabamento para atrair nova safra de jovens e incautos, que irão acompanha-lo entusiasticamente na nova temporada.
No mais, continua só pensando nisso (ou nele): Eleger-se presidente da república.

Tulio Ribeiro, levanta a bola: “O senhor é considerado como um político que amplia seu raio de apoio, no segundo turno a esquerda… sofreu uma derrota… o desafio para o campo democrático e progressista, seria construir uma aliança ampla que permita um vitória em 2020?”

O ‘ególatra político’ ignora a pergunta sobre as eleições municipais em 2020 (pois tem certeza que quem pergunta equivocou-se no ano) e responde com a cabeça só no que lhe interessa: ‘Penso que precisamos de união em torno de temas, ideias e propostas. No entanto… [E pau no PT que elegeu Bolsonaro]. Temos muito ainda que debater e avaliar, mas certamente o caminho para 2022 passa por uma mudança radical na forma como o campo progressista se organiza.

Dane-se 2020, o ‘ególatra’ só pensa nisso…

Zé Maconha

02/04/2019 - 17h47

Saudades do Ciro que batia forte na direita , que defendia a legalzação das drogas e do aborto.
Já somos o país do nazismo de esquerda , dos “comunistas” que adoram banqueiros(PT) , dos “liberais” conservadores , dos meus preferidos os “anarco”- capitalistas ( tsc tsc).
Agora Ciro quer ser o progressista-neoconservador ,, até já aderiu ao discurso de combater o crime organizado.
Quem mata no Brasil são as milícias , as PMs , os machistas que matam suas companheiras.
Em resumo , quem mata no Brasil são os eleitores do Bolsonaro que Ciro diz respeitar.

Alan Cepile

02/04/2019 - 17h10

“Temos muito ainda que debater e avaliar, mas certamente o caminho para 2022 passa por uma mudança radical na forma como o campo progressista se organiza.”

Este foi o ponto mais importante, o resto são coisas que já sabemos bem.

Miramar

02/04/2019 - 17h09

Que o Ciro é o político brasileiro com maior nível intelectual do Brasil já não resta mais dúvida. Seu maior defeito é consequência disso, ou seja, uma certa aristocracia de pensamento que lhe dificulta ter mais habilidade para os rame-rames da política partidária cotidiana, na qual os oportunistas de direita e esquerda reinam.

Nostradamus ( bacia & banquinho )

02/04/2019 - 16h11

Um tanto quanto facilmente identificável como panfletário, Senhor Túlio. Analisando atentamente as perguntas. O que dizer do que perdeu com metade dos votos do segundinho, já que este ” outro nome é derrotado ” ? Aquele não o seria ? Linguagem, labiologia ou ideologia ou esconde-esconde…
Certo o Ciro, seu partido deliberou e fechou questão sobre a reforma da previdência. Mas ele tangiversa, sai pela tangente, calcula a raiz quadrada e não confirma mesmo isso. Ele e o PDT caminham desquitados neste item.

    Roque

    02/04/2019 - 17h46

    Kkkkkk, este seu dialeto Dilmês Castiço é muito bom… Faltam poucas aulas para vc ser aprovado, por ela, claro. É tergiversar, e não tangiversar. Zero em política, zero em português…

Zé Maconha

02/04/2019 - 15h52

Esse é o problema de Ciro , respeitar os votos em Bolsonaro.
Quem vota em quem defende a tortura jamais terá meu respeito.
Hitler foi eleito , ele respeitaria os votos que Hitler recebeu?
Democracia requer respeito aos direitos humanos , respeito a Constituição , Bolsonaro não é legítimo pois não respeita nenhum dos dois.

    Ivan

    02/04/2019 - 15h59

    Com todo respeito, vc não está confundindo respeitar a eleição com respeitar esse bozo maldito?

    Há um antagonismo flagrante entre as duas situações.

      Zé Maconha

      02/04/2019 - 16h39

      Ele falou em respeitar votos.
      Votos em Bolsonaro como o do atirador de Suzano , do Roger que defendeu a tortura de crianças hoje , do consogro de Bolsonaro que matou a Mariele.
      São essas pessoas que Ciro respeita?
      Quanto a eleição também não respeito , eleição em que um juiz tira o líder das pesquisas e depois recebe cargo como prêmio?

        Ivan

        02/04/2019 - 16h57

        Não, não não essas pessoas que Ciro respeita, o Ciro respeita o rito da eleição, e acredito que ele não está errado nisso. Se teve um juiz que barrou o Lula de forma completamente injusta e criminosa, ele que responda por isso.

        Quanto a respeitar esse ogro que senta na cadeira de presidente, Ciro, bem a seu estilo, já o chamou de retardado e o classificou de “uma criança de 13 anos brincando de twitter”.

        Enquanto o campo progressista ficar nessa, algum oportunista estilo Dória vai chegar de mansinho, falar as mentirinhas que a população adora ouvir e os tucanos voltarão à presidência da república e dar continuidade a isso que tá aí, pq a única diferença de tucanos e a bozolândia é que os tucanos roubam com educação, a bozolândia rouba falando que o ornitorrinco dá leite e mora na Amazônia….

lucio

02/04/2019 - 15h46

os gauchos votaram bozo, aquele que briga com os arabes, certo? kkkkkkkkkkkkk

https://luizmullerpt.files.wordpress.com/2019/04/frango.png?w=610


Leia mais

Recentes

Recentes