Menu

Tabata Amaral é mocinha ou vilã?

Desenvolveu-se, nos últimos dias, um acalorado debate sobre a deputada Tabata Amaral (PDT) no seio da esquerda. A discussão foi provocada pela viralização de uma traulitada de Tabata no ministro da Educação, Ricardo Vélez, durante debate na Câmara Federal. Como estamos na era da velocidade estonteante das informações e dos assuntos em pauta, a discussão […]

81 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Desenvolveu-se, nos últimos dias, um acalorado debate sobre a deputada Tabata Amaral (PDT) no seio da esquerda. A discussão foi provocada pela viralização de uma traulitada de Tabata no ministro da Educação, Ricardo Vélez, durante debate na Câmara Federal.

Como estamos na era da velocidade estonteante das informações e dos assuntos em pauta, a discussão já deu uma esfriada. Permitam-me requentá-la – no forno, que deixa as coisas mais crocantes – para pontuar algumas coisas.

A primeira é o alto potencial nocivo do maniqueísmo sectário.

Dialogar para construir alianças e consensos é parte fulcral da atividade política. Sendo assim, fuzilar qualquer um que não se encaixe perfeitamente em uma apócrifa e convenientemente volátil cartilha do bom esquerdista não me parece uma atitude inteligente. Ainda mais em um momento em que a extrema-direita e a direita tradicional engalfinham-se para ditar os rumos do país enquanto a esquerda, queimada e isolada, lambe suas feridas.

A defesa de uma educação pública universal, principal bandeira de Tabata, é evidentemente uma pauta prioritária para o país e que pode tranquilamente ser considerada “de esquerda”. Já o reconhecimento de Juan Guaidó como presidente da Venezuela é uma postura no mínimo ingênua e pode decididamente ser definida como “de direita”.

Os seres humanos são dúbios, contraditórios e não costumam caber em caixinhas pré-fabricadas – que surpresa.

A intelligentsia à destra, que se expressa principalmente por meio da mídia hegemônica, sabe bem disso e explora as contradições inerentes à condição humana para, sinuosamente, semear a controvérsia no espectro político adversário. Ao mesmo tempo, busca atrair os quadros em disputa oferecendo a proteção de seu largo guarda-chuva.

A chuva de reportagens sobre Tabata que inundou a imprensa conservadora é evidência dessa estratégia. O Estadão fez uma reportagem em vídeo com a deputada cuja manchete é “Nem de esquerda e nem direita: conheça Tabata Amaral”. É uma óbvia isca para que a militância virtual caia matando e casse de vez a carteirinha de esquerdista de Tabata.

Enquanto isso, os porta-vozes da direita a bajulam. Eles sabem que, na política institucional, afagos costumam dar melhores resultados que empurrões e chutes na canela.

Seria inteligente substituirmos esse tolo jogo de acusações pela promoção de temas importantes.

Por exemplo.

Uma das críticas aventadas contra a pedetista foi a presença de grandes empresários entre seus financiadores de camapanhas. Em vez de determinar, a partir desse fato, que Tabata “serve ao capital”, por que não colocamos em pauta novamente o financiamento público de campanhas?

A única maneira de realmente mitigar o poder do dinheiro sobre as eleições parece ter sido abandonada como pauta. No lugar do debate de ideias como essa resta a discussão estéril sobre quem é mais de esquerda.

Abandonar o maniqueísmo e a busca por vilões e mocinhos – de resto infantil e contraproducente – é pré-requisito para que possamos voltar a debater questões de fundo e, assim, a fazer política com P maiúsculo.

 

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Pedro

03/12/2019 - 13h50

Eu não sou alguém com formação política, mas a Tabata me deixa confuso. Ao mesmo tempo em que fuzilou o ex ministro da educação com críticas necessárias se fazendo entender como forte defensora da educação do Brasil e vinda de uma família pobre, ela votou a favor da reforma da previdência. Suas palavras flutuam entre a direita e esquerda na política. Talvez, ela represente a nova política, sem viés de lado, mas objetivo. Porém, ainda não sei dizer quem é Tabata Amaral.

RICARDO DA MATA

10/07/2019 - 19h51

Todo falso socialista é vilão. Próxima pergunta.

livestrong wristband

16/04/2019 - 17h55

I do accept as true with all of the concepts you’ve offered to
your post. They’re very convincing and will
definitely work. Still, the posts are very brief
for beginners. May you please prolong them a little from next time?
Thank you for the post. https://www.silicone-wristbands.co.uk/blog/product/silicone-wristbands/make-your-own-livestrong-bracelet

Jota Hortenci

08/04/2019 - 15h43

Esse tipo de estratégia maniqueísta e tendenciosa para tentar apagar o brilho de Tabata só mostra o desespero de determinados grupos que não querem enxergar o potencial que ela possuí.

Artur

07/04/2019 - 19h29

Críticas pesadas do povo a um parlamentar nunca foi motivo para impedir alianças. A Esquerda e Tábata vão continuar fortalecendo algumas alianças, portanto esse texto soa mais como uma censura, embora talvez essa não tenha sido a intenção do autor. A crítica da crítica muitas vezes tem o efeito de anular o pensamento crítico.

Jandi

07/04/2019 - 17h47

Uma grande surpresa desses tempos de Nazi-fsscismo militarista dos bizarros ignorantes Bolzos é a guinada “do OCafezinho” para o “centro” dando espaço À direita.
Como colocar em questão a HONESTA,Perfeita e incisiva sobre pseudo Ministro “Cel. Buendia” do desgoverno ,uma intervenção da Jovem e Culta Deputada Tábata Amaral?? Que linha e ética o Blog tem hoje???

Marcio

06/04/2019 - 18h07

Nenhuma verdade é absoluta, mas tenho imensas dúvidas sobre esta estratégia de afagos a quem senta no muro. Lula teve todas as oportunidades de realizar mudanças profundas no jogo político e democratizar os meios de comunicação. Preferiu adoçar os donos do poder e deu no que deu. Negociar faz parte do jogo, mas todos têm que ter posicionamentos claros e conhecidos pelos eleitores. O que pensa a Tabata sobre as grandes questões que impactam na vida dos brasileiros mais carentes? Nnguem sabe. Vamos aguardar.

    Laís Lacerda

    10/07/2019 - 19h02

    Nossa, é exatamente isso. Perfeito!

Miramar

06/04/2019 - 15h46

O engraçado é que alguns dos petistas querem denunciar a Tabata por não ser algo que ela nunca disse ser. É como ser denunciado por ter contado uma mentira que você nunca contou. Aliás, é uma falsa discussão. Falam mal da Tabata apenas para tentar atingir o Ciro. Quanta covardia!

Zé Maconha

06/04/2019 - 14h13

Falou o Justiceiro , eleitor de miliciano condenado por apologia ao estupro e que deixa o filho namorar filha de assassino e traficante de armas.
Que tal publicar a multidão do Lolapalloza mandando Bolsonaro tomar no cú?

Justiceiro

06/04/2019 - 12h41

Miguel, ontem a Maria do Rosário foi expulsa de um velório de um médico que foi assassinado. A turma gritava: “fora defensora de bandidos!”.

Publica isso aí

    Sergio Araujo

    06/04/2019 - 12h55

    Fàz tempo…

      Alan Cepile

      06/04/2019 - 13h41

      …que fala merda!

Tchutchuco da Papuda

06/04/2019 - 12h19

Os petralhas espumam porque nao conseguem enxergar na sua quadrilha, digo partido, nenhuma jovem e promissora liderança. O show de horrores do petismo na CCJ em contraste com o brilho de Tábata na Comissao de Educação deixa claro o motivo da diáspora na esquerda.

    GuiMELLO

    06/04/2019 - 15h13

    Acima vemos um exemplo claro e evidente de um asno, o qual prova o ponto do autor do artigo. Você prefere provocar petistas do que juntar-se a eles na busca incessante da desconstrução dessa direita chucra e torpe. Talvez esse seja o motivo real do descalabro da esquerda. Não que me surpreenda, especialmente advindo de um pedetista…

      Carlos Henrique Lucena

      08/05/2019 - 02h41

      Dito com perfeição!

NOSTRADAMUS ( BACIA & BANQUINHO )

06/04/2019 - 09h09

Lula Livre!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Roque

    06/04/2019 - 09h30

    Em 2030 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Carcará

      06/04/2019 - 11h12

      Em 2030 a China já estará há tempo liderando o mundo na PAZ !

Celio de Jesus Ribeiro

06/04/2019 - 08h41

EPITÁFIO DE ROSA LUXEMBURGO

Bertold Brecht

Aqui jaz
Rosa Luxemburgo,
judia da Polônia,
vanguarda dos operários alemães,
morta por ordem dos opressores.
Oprimidos,
enterrai vossas desavenças!

Fábio maia

06/04/2019 - 08h25

Reconhece golpista imperialista, apoia o confisco da previdência. Bandeira de luta “universalização da educacao”. Militou em alguma frente? Não. Ocupou alguma escola? Não.presidiu alguma entidade estudantil? Não. Organizou coletivamente alguma assembleia popular ? Não. Qual a legitimidade da guria? Estudou em Harvard financiada por alguma fundacao norte americana que quer nos fuder. Rosário vc já foi melhor

    André

    06/04/2019 - 08h44

    Para de mentir, ela não apoia a previdência, o que ela disse é que se deve discutir, sobre a educação veja o ativismo dela o Mapa da Educação, Manifesto Voz do Jovem, MOvimento Acredito, parem de perseguir gente do bem só pq não concordam cem por cento com a pessoa, ou pelo menos espere algum tempo para ver a atuação dela na prática, não sejam levianos.

    Ivan

    06/04/2019 - 09h02

    “apoia o confisco da previdência”: Sonho seu…

    “Militou em alguma frente?” Sim.

    “Ocupou alguma escola?” Aquele movimento que a direita disse ser terrorista, coisa de vagabundo fumador de maconha, é esse?

    “presidiu alguma entidade estudantil?” Não estudou no Brasil, mas sabemos a opinião da direita tosca sobre a UNE e afins…

    “Organizou coletivamente alguma assembleia popular?” Sim, duas.

    “Qual a legitimidade da guria?” Apenas a deputada mais votada do estado de SP.

    “Estudou em Harvard financiada por alguma fundacao norte americana que quer nos fuder” Simplesmente MARAVILHOSO ouvir isso de um coxinha. Cedo ou tarde a verdade sempre aparece nas entrelinhas dos comentários.

      Luis

      06/04/2019 - 13h43

      Ser a deputada mais votada do estado de SP não representa legitimidade alguma, caso representasse quem seria o tiririca que foi o deputado mais votado da historia, o que ele fez….os argumentos para fundamentar a sua devoção a guria, ao sustentar seus argumentos com a dialética erística.

      O comentário tem base na estratagema38 de schopenhauer:
      38 – Como último recurso, parta para o ataque pessoal….

        Ivan

        06/04/2019 - 14h07

        Cada um pensa como quiser, mas simplesmente não há argumento que negue que uma deputada eleita pelo voto popular é o que mais legitima seu mandato.

Bruno Santos

06/04/2019 - 08h24

Queria entender como uma menina pobre e periférica de 25 anos tem R$123.000,00 em fundos de investimento e produtos financeiros.
E olha que isso é o que aparece declarado no site do TSE, se bobear tem muito mais.

    Carlos Eduardo

    06/04/2019 - 08h47

    Eu queria entender como um motorista movimentou milhões vendendo carros usados.

      Sergio Araujo

      06/04/2019 - 18h57

      Vendendo muitos carros usados….Rsrs

        Carlos Eduardo

        07/04/2019 - 08h43

        Trouxa é a Tabata que só arrecadou 123 mil, tadinha…

LUPE

06/04/2019 - 02h07

Caros leitores

Não a conheço bem.
Mas, reconhecer Guaidó…………………………………….
Precisa mais???????????????????????

    LUPE

    06/04/2019 - 02h08

    Alilases, esse PDT………………………….
    HUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUmmmmmmmmmmmmmm…………………………..

Paulo

05/04/2019 - 22h07

Que ótima medida o fim do malfadado horário de verão, hein!? Ponto para o Capitão. Todos os seus antecessores se quedaram diante do lobby dos bares e restaurantes. Cambada! É isso que me agrada no Bolsonaro, há uma diferença positiva a favor dele. Ele não cede à demagogia, como os demais. Sempre brinquei que, se um dia fosse presidente da República, a 1ª medida que tomaria seria o fim desse horário perverso e antinatural, que prejudica a saúde de milhões em troca de dinheiro para alguns. Parabéns!

    Zé Maconha

    06/04/2019 - 00h42

    O cara aumenta o desemprego , envorgonha o Brasil , defende torturador , defende ditador pedófilo , deixa o filho namorar filha de miliciano assassino e traficante de armas , ameaça estuprar uma mulher , reduz impostos do cigarro para agradar uma indústria que lucra com a morte , faz o Brasil perder dinheiro desagradando os árabes.
    Mas ele acabou com o horário de verão.
    Dá difícil encontrar argumentos pra defender o miliciano hein hahahahaha

      Paulo

      06/04/2019 - 01h03

      Não confunda o essencial com o transitório! O personagem com a realidade!

        Alan Cepile

        06/04/2019 - 07h26

        Estamos esperando ele deixar de ser um personagem.

          Sergio Araujo

          06/04/2019 - 08h45

          Voce reconheçe sò quem voce gosta Alanzinho…sò daquì 4 anos.

          Alan Cepile

          06/04/2019 - 10h01

          Serjola, eu reconheço até vc! rs

          Sergio Araujo

          06/04/2019 - 10h28

          Obrigado !! Rsrs

    Bruno Santos

    06/04/2019 - 08h27

    Sem a economia de energia no verão, onde as termo elétricas estão a todo vapor, prepare-se para as mais altas contas de luz da sua vida. Vc achando que ele não se curvou ao lobby dos bares (pausa para risos) mas ele tá se curvando ao lobby das termoelétricas e queimadores de carvão.. Parabéns, prêmio topeira pra sua análise.

Luis Campinas

05/04/2019 - 20h49

Tá ficando interessante este blog do Miguel. Tudo o que for melhor para o PDT de Ciro vamos nessa!
Que diferença faz se a parlamentar do PDT é ou não de esquerda?
Ela se importa com isso? Ciro quer parecer de esquerda?
Porque taxar de ingenuidade, suas posições sobre a Venezuela, se ela pela formação que tem e é acompanhada de muitas lideranças mundiais? Ciro pensa algo diferente dela, porém não muito. No fim pelas declarações dele sobre a Venezuela, no frigir, faz o jogo dos EUA, detona Madura, meio assim. por detonar. Sabe oportunismo pra se deslocar da esquerda? Pois é!
Num país menos conturbado ela seria uma pessoa de centro, digamos assim, com traços humanísticos. Gente séria. Não tá bom? Isto seria muito melhor do que boa parte dos parlamentares de seu partido, muito! E relembrando, não acho que, assim como Ciro, queira que fiquem chamando-a de esquerda. Vamos ajudar a moça e parar com este debate!

José Couto

05/04/2019 - 19h59

A Tábata é sobretudo uma pessoa tem coerência natural, percebe se que não é forjado. Eu não quero nem devo acreditar que ela irá modificar a postura. Tem um futuro ainda mais brilhante do que vem demonstrando no brevíssimo período como parlamentar.

NeoTupi

05/04/2019 - 19h43

Por natureza o jeito de fazer política dentro do campo da esquerda é o debate e não o “afago”. E é normal haver debates acalorados. Acho que ela deve entrar e enfrentrar mais estes debates para construir melhor sua identidade política.

Alan Cepile

05/04/2019 - 19h25

Tem um futuro promissor na política, mas vai depender das escolhas que fizer.

Miramar

05/04/2019 - 19h01

Interessante é que pela vontade da esquerda verdadeira (por assim dizer), a Tabata nunca teria saído da favela…

    Batista

    05/04/2019 - 19h48

    Desde quando ‘Vila Missionária’ é uma favela?

Miramar

05/04/2019 - 18h58

Tenho orgulho de ter votado nessa moça. O engraçado é que votei nela apenas por apoiar e ser aapoiada pelo Ciro, mas no fim das contas ela acabou sendo ainda melhor do que eu esperava. Se ela é representante da falsa esquerda, então viva a falsa esquerda e abaixo a verdadeira.

Jeferson

05/04/2019 - 18h30

Só de não ser petralha merece o meu respeito… PT nunca mais!!!!

    Zé Maconha

    05/04/2019 - 19h50

    Só de ter o respeito de eleitor de miliciano terrorista que defende a tortura mostra que boa coisa ela não é.

      Roque

      05/04/2019 - 22h11

      O miliciano terrorista deu uma surra no andrade, kkkkkkkkkkkk. Sozinho!!!

Alexandre Neres

05/04/2019 - 17h32

Embora tenha muito o que amadurecer, temos que propiciar espaço para que floresçam novas lideranças políticas, sobretudo as femininas devido ao déficit de representação. Foi bonito o esculacho que deu no inepto do Velez, cheia de propriedade, com argumentos e dados. A meu ver, cometeu um equívoco no caso Guaidó, próprio da juventude. Não merece ser execrada por causa disso. Se a formação em Harvard (os lavajateiros até babam ao pronunciar esta palavra, ainda que tenham feito lá um cursinho walita de verão) prevalecer, fazendo com que no porvir costeie o alambrado, fazer o quê? Paciência. Por ora temos que dar força e fornecer as condições para que surjam novos líderes. Seja bem-vinda, Tabata!

    Adelino Jorge F. de Faria

    05/04/2019 - 19h05

    Do seu texto>> A meu ver, cometeu um equívoco no caso Guaidó, próprio da juventude. <<< Não senhor… não foi equivoco algum. Li o texto postado pela moça e ele é bem claro na sua identificação ideológica com a oposição venezuelana e em especial com o Juan Guaidó, bem como de sua condenação às políticas de Maduro. Além do mais ela tem formação acadêmica em Ciências Politicas em nível internacional, o que corrobora numa postura consciente e nada ingênua de suas palavras. Teve outras derrapadas a nível partidário nacional onde se posicionou com uma postura ambígua quanto à votação da Reforma da Previdência do Paulo Guedes/Bozo, embora ainda não se possa condenar ela por essa motivação, pois não temos o fato da irregularidade partidária.

José Ricardo Romero

05/04/2019 - 17h20

Se as pessoas tivessem um pouco de paciência, memória e discernimento acompanhariam o desempenho da Tábata ao longo dos anos, ao longo do seu mandato para, a despeito de flutuações mais do que normais do comportamento humano e sem que estas sejam superestimadas, ver o que sai daí. O que importa é o que ela vai dizer e fazer em um tempo suficiente para que haja consistência na sua posição política. O resto não é nada e nem vale a pena comentar.

Paulo

05/04/2019 - 17h06

Vamos aguardar! Mas, embora não seja do marketing um conselho que eu daria a ela é que utilize menos os braços pra “conversar”. Fica parecendo discurso de grêmio universitário, só falta o “tá!” no final de cada frase. Ela fala bem e passaria mais sobriedade se corrigisse esse defeito…

Luis

05/04/2019 - 16h16

A Tábata se demonstrou a favor de UMA reforma da previdência, e não DESSA atual reforma da previdência. A discussão em si não é sobre quem é de esquerda e direita, muito menos sobre quem é mais de esquerda, mas sim sobre o apoio à reforma da previdência. No momento em que estamos, em que a única pauta do governo Bolsonaro é essa reforma, apoia-la é compactuar com o governo em si, sendo assim, creio que o apoio da Tábata vai muito além da ideologia, mas mostra muito sobre as possíveis decisões que ela possa vir a tomar futuramente.

Zé Maconha

05/04/2019 - 16h07

Ciro , Tabata e todos os “progressistas” que se movem em direção ao centro terminarão como o PSDB que no momento de fragilidade da direita se mostrava cinicamente mais ao centro.
Bolsonaro é talvez o pior ser humano que já viveu mas tem o mérito de ter sido fiel ao seus princípios mesmo contra a opinião majoritária na época.
O destino do PDT é ser desprezado pelos dois lados , como o PSDB é hoje.
E o alinhamento mostra que Tabata é uma garotinha submissa ao Ciro , tudo que ela diz vai na mesma direção.
E aqueles que defendem que Ciro é a única salvação do país falando em maniqueísmo chega a ser cômico.
Se é maniqueismo criticar alguém que defende a tentativa dos EUA de jogar bombas em crianças para roubar petróleo , sou o maior maniqueísta do mundo.

    kause

    05/04/2019 - 16h56

    com isso vc ta dizendo que o PT terminou melhor? hahahahaha

      J Fernando

      05/04/2019 - 17h34

      Ué, e não está certo?
      O PT tem a maior bancada da Câmara…
      Ou quem terminou melhor foi o PDT com a metade do PT?

        Roque

        05/04/2019 - 18h28

        Maior bancada da Câmara???? Sonho meu… Pelegão, menos né, muito menos, kkkkkkkkkkkk

          Zé Maconha

          05/04/2019 - 19h53

          Você burro ou só mentiroso?
          Todo mundo sabe que o PT tem a maior bancada da camâra , pesquise se duvida , pobre de direita.

          Roque

          05/04/2019 - 22h06

          Pare de fumar bosta de boi pelego. Se atualize, vc dormiu em 2018 e ainda não acordou… O PSL é a maior bancada. Ou seja, além de tomar uma surra do Mito, perderam a maior bancada na câmara. Larga de ser vaca de presépio…

      Zé Maconha

      05/04/2019 - 19h59

      Você tem alguma dúvida?
      Maior bancada da câmara e primeiro lugar na preferência da população com o triplo do PSL de Bolsonaro e quase dez vezes a preferência pelo PDT segundo a pesquisa Atlas que saiu essa semana.

        Roque

        06/04/2019 - 09h46

        Kkkkk além de fumar bosta de boi, tá comendo muito feno com agrotóxico. O PSL do mito Bolsonaro, o verdadeiro herói do povo brasileiro é a maior bancada da Câmara. Vê se aprende. Não vou insistir com vc, percebe-se que leitura e informação não são muito a sua praia… Quer dizer que o Putê é o partido mais preferido da população??? Kkkkkkkkkkkkkkkkk deve ser por isto que o andrade marmita de presidiário ganhou a eleição para presidente. Para de dar vexame na net pelego esfomeado.

        Batista

        06/04/2019 - 13h26

        Os bolsonóquios estão tão viciados com as verdades dos ‘robonaros’ nas redes sociais, que ignoram que a Câmara Federal tem uma pagina na internet, que pode ser acessada para informar entre outras coisas, quantos deputados tem os partidos no atual momento.

        Se o bolsopatoroque se der ao esforço, constatará que o PT tem 55 deputados e o PSL 54, o resto é ignorância mesmo ou pós verdade para os robonaros adestrarem, incautos, desinformados e analfabetos políticos em geral.

    Oblivion

    05/04/2019 - 21h22

    Caro Zé m, na boa, não dá de aceitar argumentos tão hipócritas quanto esses teus. Digo isso por que vens atacando ferozmente o pdt, o Ciro e agora até a Tábata. Não tenho acompanhado na tv as sessões na câmara, senado, etc. Mas, pelo que ouvi a Tábata foi a deputada que se destacou ao questionar aquele ser que se encontra no MEC atualmente. Chegou a dar pena, porém, aquele cargo precisa de uma equipe minimamente decente, se essa abominação que tomou o executivo coloca qualquer coisa no MEC, que segure as consequências. Outra coisa interessante que notei foi que ninguém do pt se destacou com argumentos técnicos como fez a Tábata. Ficar só nos argumentos ideológicos, que também são importantes, deixam margem pra resposta no teto de vidro estilhaçado do pt, como a da tchutchuca quando o Ivan valente o questionou sobre grandes fortunas, etc. Porem, a tchutchuca esqueceu que o Ivan valente foi oposição ao governou neoliberal do pt, e não participou de nenhum mês dos 13/14 anos de pt.

Renato Gomes Vieira

05/04/2019 - 15h48

Impressionante. Um artigo que não diz nada! Não diz que a deputada defende o homeschooling (proposta da direita conservador e liberal). Não diz que a deputada defende que os conceitos de direita e esquerda estão ultrapassados. Não diz que a deputada aplaudiu a aprovação da nova base nacional comum curricular. Não diz diz que a deputada acredita que tudo é uma questão de “metas e objetivos”, um discurso tecnocrático. Não diz que os “ídolos” da deputada são a Claudia Costin e o Ricardo Paes de Barros, de longa folha corrida servindo o PSDB e colaborando na destruição da educação pública. E chega ao final melancolicamente, parece que em concordância com a ideia da deputada de abandonar o “maniqueísmo” de esquerda e direita.

    brasileiro

    05/04/2019 - 16h17

    Também não vamos empurrar ela pro outro lado, afinal ela criticou o ministro da educação de bolso. A esquerda precisa cultivar os jovens, o que a direita faz há muito tempo.

    Zé Maconha

    05/04/2019 - 16h30

    Perfeito!
    Se eu fosse o Pedro cuspia no chão e saia nadando , depois desta.

    Sergio Araujo

    06/04/2019 - 09h02

    A deputada nào pdoe ter opiniào propria a respeito de qualquer assunto ??

    Tem uma opiniào pronta par papagaiar pra tudo agora ?

Marcio R M LEAL

05/04/2019 - 15h43

Perguntar se é Mocinha ou Vilã, é a linha de pensamento binário que levou Bolsonaro à presidência. Ainda é cedo para saber quem ela será de verdade. Em minha juventude, aqui em Recife, participei de passeatas contra a ditadura, que tinham, entre seus líderes Jarbas Vasconcelos e Roberto Freire. Eram duas de nossas principais referências de esquerda do estado e não havia nada que indicasse que se transformariam nos fascistas-direitistas que hoje são. Já esta “mocinha” começa com pautas que qualquer Kim Kataguire e Alexandre frota apoiaria. Ficar com um pé atrás é mais do que necessário.

Hairy Heart

05/04/2019 - 15h25

Parabéns Pedro… Sensatez é muito melhor que maniqueísmo em se tratando de Tabata, sensatez que não faltou a Ciro Gomes quando a conheceu em Harvard e a trouxe para o PDT… Progressistas precisam de pessoas como ela em suas fileiras.

Roque

05/04/2019 - 14h50

Parece ser uma boa pessoa. Nova, com boas ideias e longe do esquerdismo ultrapassado. E a melhor coisa é que ela quer distância da baboseira do lula livre. Qualquer um que insistir com esta sandice, está fadado a virar um zumbi político.

    Adelino Jorge F. de Faria

    05/04/2019 - 19h23

    Esquerdismo ultrapassado? Esta reportagem do cafezinho é sobre uma deputada federal do PDT um partido que se diz da ESQUERDA TRABALHISTA. Seu comentário neste tópico, já pela sua postura ideológica sem entrar no mérito de sua propositura e avaliação pessoal, se torna impertinente e chato, pois a maioria interessada que comenta neste assunto é de esquerdistas que não compartilham dessa avaliação da esquerda. Se o sr. é de outro partido, tucano, novo ou qualquer outro neoliberal, seria educado não vir na seara alheia com os dois pés no pescoço, ok?

      Roque

      05/04/2019 - 22h03

      É mesmo??? Interessante… Pelo seu linguajar de baba ovo, demonstra claramente que vc adora esta esquerda fraca, incompetente, ultrapassada, corrupta e bandida. Ou seja, um adorador da seita do calango bebum condenado. O PDT representa uma nova esquerda, livre de líderes corruptos. Nada a ver com o Putê e seus satélites (PSOL, PC do B e PSB). Estes partidos sim representam a esquerda jurássica, onde um bandido lavador de dinheiro e corrupto ativo dá as ordens. Ninguém tem opinião própria, seguem como gado. Tabata será com certeza uma política que vai crescer muito no cenário nacional. Desde que se afaste completamente destes petistas que só pensam em liberar um bandido criminoso que surrupiou os cofres do Brasil.

        Sergio Araujo

        06/04/2019 - 08h53

        Uma das coisa mais importante para um politico è o tom de vòz, precisa ser firme e marcante…essa Moça nem vòz tem.

        O Brasil è uma Paìs de extremos…quem fica alì no meio segurando a vela nào vai para lugar nenhum.

Sérgio Araújo

05/04/2019 - 14h42

É uma Marina que nasceu bonita, inútil.

    Sérgio Granada

    06/04/2019 - 17h48

    Resumiu bem !!! Marina e Marta Suplicy poderiam fazer o mesmo e teria a repercussão que a atual relevância permite, ou seja, nenhuma. Fico feliz que uma jovem deputada com origem humilde tenha essa atitude. Muito feliz mesmo. Mas com todo respeito do mundo que tenho pela história de Brizola (um gigante), PDT e Ciro NÃO são esquerda. Simples assim !!!

      Sergio Araujo

      06/04/2019 - 18h37

      E’ muito molinha, sem carater, sem vòz para ser leader; mas è bonita.

Garibaldi

05/04/2019 - 14h09

Colocá-la contra a parede neste sentido só vai fazê-la crescer mais, pois ela é sincera quanto a suas posições. Só precisa ser honesta quanto à ignorância em certos pontos. Ela também tem uma posição pró mercado quanto a reforma da previdência, sendo um excelente termômetro quanto ao que pensa o povo em geral. Se ela, que é deputada federal, das inteligentes, pensa assim, que diremos do povo em geral? Não acho que o fato de ter se envolvido com grandes empresários seja determinante de sua posição. Se fosse, ela teria ido para o NOVO, e não para o PDT. Neste caso acho que os empresários miraram em uma coisa, e acertaram outra.

    Nostradamus

    05/04/2019 - 15h20

    O PDT já fechou questão contra a reforma da previdência. Não consta nada que a jovem deputada esteja revoltosa com o seu próprio partido. Aquele idiota teve o que merecia.

    Batista

    05/04/2019 - 17h39

    O PDT é apenas verniz para justificar à chegada ao NOVO (partido gestado pelos bancos, através da Casa das Garças: Armínio, Bacha, Gustavo Franco, etc., posto na prateleira e anos depois registrado dissimulado como partido de empresários e liberais tarados pela meritocracia, praia em que a mocinha se esbalda de braçadas).
    Tema Isca inconsciente e inútil, pra ser ignorada.

Carlos Eduardo

05/04/2019 - 14h06

Nem uma coisa, nem outra, deixa a menina trabalhar.


Leia mais

Recentes

Recentes