Menu

Paulo Morceiro: Brasil perdeu espaço na indústria de alta tecnologia

No Canal USP: O Brasil perdeu espaço na indústria de alta tecnologia, diz o economista Paulo Morceiro – doutor em Economia pela USP, pesquisador da FIPE, graduado na UNESP, com uma experiência de dez anos na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Aproveitem o embalo e leiam a última Carta IEDI, do Instituto […]

14 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No Canal USP:

O Brasil perdeu espaço na indústria de alta tecnologia, diz o economista Paulo Morceiro – doutor em Economia pela USP, pesquisador da FIPE, graduado na UNESP, com uma experiência de dez anos na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Aproveitem o embalo e leiam a última Carta IEDI, do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial:

https://iedi.org.br/cartas/carta_iedi_n_928.html

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nelson

01/06/2019 - 22h32

Tudo normal. Um dos principais objetivos de quem planejou, aplicou e está a gerir o golpe de 2016, o Sistema de Poder que domina os Estados Unidos, é este mesmo. O Brasil não pode investir em pesquisa e criação de tecnologia própria por, pelos menos, dois motivos:

1 – Se investir em tecnologia própria, o Brasil vai, em poucas décadas, passar a prescindir da tecnologia dos países ricos. A consequência é óbvia: as megacorporações desses países já não mais terão um campo vasto, que é o Brasil, para venderem tecnologia e onde possam amontoar lucros.

2 – Além do motivo exposto acima, o Brasil vai estar capacitado a competir com os países ricos no fornecimento de tecnologia a outros países que dela não dispõem. Aqui, novamente as corporações dos países ricos poderão perder espaços de obtenção de lucros.

Eis a razão real para a derrubada da turma do PT. Se você, porventura, acreditou que a derrubada da turma do PT se deveu à corrupção e aos erros de seus governos, trate de revisar tuas crenças.

O Sistema de Poder que citei está “se lixando” para a corrupção e os erros do PT. Para tal sistema, o problema foram os acertos do PT. O grande problema é que, ainda que tenha garantido amplíssimo espaço para que o grande capital, as megacorporações capitalistas, lucrassem como nunca neste país, a turma do PT se propôs a garantir também um espaço para nosso povo e para o país, mais precisamente, para a soberania do Brasil.

A soberania é o problema. Os países ricos exigem livre acesso a suas megacorporações às riquezas de qualquer país, que elas possam entrar e levar o que quiserem. Se algo ficar com o povo local, legítimo dono das riquezas, tudo bem. Se nada ficar, EUA e Europa não estão nem aí, o povo que “abiche”.

Márcio

31/05/2019 - 07h27

Scania, General Motors, Hyundai, Honda e Carrefour anunciaram novos investimentos bilionários no Brasil.

O terror de quem é afeto por EHA (Esquerdose Hemorroidica Aguda) é que esse Governo comece a dar certo (coisa da qual eu duvido).

    O REGIME NEOFACISTA DESTRUINDO A NEOCOLÔNIA

    31/05/2019 - 10h41

    13 milhões de desempregados
    28 milhões sem trabalho ou subempregados.
    Falta trabalho para 26,4 milhões de brasileiros – IBGE

      Marcio

      31/05/2019 - 11h06

      Vire gente.

        Maximiliano G. Thompson

        31/05/2019 - 11h25

        O governo Bolsonaro não pode ser considerado um governo clássico. Cada dia alguém em sua equipe fala uma barbaridade, toma uma decisão absurda, publica uma notícia falsa, provoca um escândalo ou diz alguma coisa que gera chacota pelo mundo afora. Parece uma troupe alucinada constituída por folclóricos e desqualificados, o que tem certo sentido de verdade. No entanto, não se pode pautar esse governo pela cortina de fumaça que diariamente inventa para fidelizar sua tropa e distrair a oposição. Mesmo sabendo que é um condomínio constituído por assassinos sociais, fundamentalistas, corruptos, milicianos, lumpesinato político e títeres do imperialismo, não se pode subestimar seus verdadeiros objetivos, pois estão a serviço de uma poderosa classe dominante que bancou politicamente e financiou a eleição desse governo.

        https://www.resistir.info/brasil/edmilson_24mar19.html

          Marcio

          31/05/2019 - 11h36

          Vire gente, sua mãe está esperando por esse dia desde que você nasceu.

    lucio

    31/05/2019 - 11h55

    ford e walmart vao embora.
    CHINESES querem investir, graças aos governadores inimigos de bolsotario

    lucio

    31/05/2019 - 12h01

    os investimento de Hyundai, Honda e scania sao de pequeno porte. este ultimo vai dar só 400 empregos.

      Marcio

      31/05/2019 - 12h33

      Vocè è o mesmo pseudo-economista que comentava a respeito das exportações para Países Árabes…?

Márcio

30/05/2019 - 21h53

As exportações para Países Árabes (que segundo os doentes de esquerdiçe mental aguda não iriam mais comprar no Brasil) aumentaram 20% de janeiro até abril desse ano (Câmara de Comércio Árabe).

Paulo

30/05/2019 - 20h08

Às vezes acho que o país perdeu a mão em algum momento. E todos os Governos contribuíram pra isso, alguns mais, outros menos – o “boom das commodities” talvez tenha sido o canto do cisne. Até o mercado interno, que sempre conduziu a economia, parece não conseguir sair da estagnação…

    lucio

    30/05/2019 - 23h45

    olha… só com a odebrecht os criminosos (que vc adora) da lavajato destruiram 120.000 empregos. esta gente nao consome mais e isto gera mais 1.200.000 desempregos… e assim por diante com todas as empresas que foram destruidas. nesta situaçao como vc quer sair da estagnaçao? o pais está indo até bem demais com tudo o que fizeram com ele estes criminosos (que vc adora).
    deixa moro ser eleito em 2022 e vai ver em 2026 um pib 20% menor que agora. seria melhor sofrer um ataque nuclear…

B. Martins

30/05/2019 - 18h41

E vai contiar perdendo com o governo de milicianos e obscurantistas que são contra a educação universal. Ainda, o governo neoliberal privilegia as elites rentistas , extrativistas , que nunca se preocuparam com o futuro da nação.
Estão entreguando tuda industria aeroespacial, minérios, indústria do petrôleo, empresas estatais, bancos estatais. O brazil esta nas mãos de abutres e milicianos.

    Edi Passos

    30/05/2019 - 22h50

    Exatamente. O problema é enfiar isso nas cabeças ocas da classe média lobotomizada!


Leia mais

Recentes

Recentes