Menu
, ,

Deltan e a praga do individualismo neoliberal

É notório que a Lava Jato burlou a essência do direito moderno para se tornar a maior operação policial da história do país. Já era sabido por nós que acompanhamos de perto todo o processo e a Vaza Jato veio para adicionar mais fatos sobre o assunto. Além disso, as revelações do The Intercept Brasil […]

19 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Pedro de Oliveira/ ALEP

É notório que a Lava Jato burlou a essência do direito moderno para se tornar a maior operação policial da história do país. Já era sabido por nós que acompanhamos de perto todo o processo e a Vaza Jato veio para adicionar mais fatos sobre o assunto.

Além disso, as revelações do The Intercept Brasil trouxeram outra perspectiva sobre a força tarefa: como seus líderes são pequenos e mesquinhos. Pessoas baixas e antiéticas que focaram em grandes projetos pessoais, mesmo sendo figuras com altíssima responsabilidade pública.

Deltan Dallagnol, por exemplo, tinha na cabeça que corrupção “tira dinheiro da saúde, edução e segurança pública”, contudo, de tão alienado e individualista, não conseguiu enxergar o óbvio: a ganância dele tirou muito mais serviços essenciais da população.

A grande maioria (queria dizer todos, mas ando sem tempo pra pesquisar) dos indicadores sociais do país pioraram depois da Lava Jato. Nem isso foi suficiente para frear a sanha dos procuradores, entre eles Deltan. Desestabilizaram o país para ganhar dinheiro com a fama.

Em todos esses anos, DD poderia ter pensado em soluções para preservar os empregos que a LJ acabou destruindo . Sem falar nas obras de infraestrutura cruciais para economia, que pararam.

Pelo contrário, ele estava preocupado em ganhar dinheiro com palestras e com a diversão dos filhos no Beach Park, enquanto muitos desempregados da construção civil não conseguem sequer levar seus filhos ou filhas num simples parque da cidade.

A medida que as revelações da Vaza Jato se encaminham, vemos uma pessoa soberba e luxuosa, que, na vida real – fora das redes e mídia – pouco se importa com o povo.

Nem mesmo ensinamentos consolidados e incontestáveis, como a frase clássica do Tio Ben (personagem d’O Homem Aranha) “com grandes poderes vem grandes responsabilidades”, pararam a ambição destrutiva do Deltan.

A agenda econômica do momento – neoliberal – vende que a competição é o melhor meio para para dar qualidade/acesso a bens e serviços. Prega, também, o mérito individual é como forma de poder (não à toa recebe o sufixo -cracia, de vez em quando).

Junta-se isso ao culto exacerbado à liberdade individual e a demonização do Estado (forma política e histórica de organização coletiva) e
voilà: o egoísmo acaba se tornando uma virtude.

Por fim, vale lembrar que a humanidade não se organizou coletivamente à toa. A Solidariedade e a empatia são fundamentais para compartilhar espaços e mediar conflitos.

Tom Jobim dizia, por exemplo, que é impossível ser feliz sozinho.

Milan Kundera, por outro lado, escreveu um clássico da literatura argumentando que as pessoas que ficam “mais leves que o ar” têm os movimentos “tão livres quanto insignificantes”.

E para quem tem dúvidas sobre as pesadas consequências de viver pensando somente em si mesmo: Rei Leão, live action (tenho minhas dúvidas se é mesmo live) vai estrear essa semana.

E quem não gosta das hienas afinal?

Apoie o Cafezinho

Tadeu Porto

Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Edibar

17/07/2019 - 10h08

Esses dois vídeos abaixo são definitivos. Mas longe de mim vir aqui e querer pregar para convertido, como são a maioria dos que comentam aqui. Largo isso aqui na esperança de que qualquer um que leia os comentários e ainda tenha dúvidas do que é melhor ou pior possa refletir e tirar suas próprias conclusões.

https://www.youtube.com/watch?v=6yqA6-ukmfg
https://www.youtube.com/watch?v=661TPEvCCTU

Adevir

17/07/2019 - 09h25

A lavajato não destruiu empregos. Empresas pegas em corrupção quebraram, como deveria mesmo ser.
O que provocou a crise foi o descalabro fiscal das contas do governo. A sociedade simplesmente não sustenta mais essa máquina.

Zé Trindade

17/07/2019 - 09h01

Q textinho mais podre. Quer dizer q liberdade individual gera egoísmo. Mto egoísta a sociedade norte-americana, uma das que mais doa e pratica caridade espontânea no mundo.
Todas as sociedades onde as pessoas mais prosperam no mundo conseguiram isso seguindo a cartilha liberal: liberdades individuais, livre mercado, Estado que não atrapalha e direitos básicos fundamentais.

    Adevir

    17/07/2019 - 09h31

    Mto fácil mesmo vir publicar textinho demonizando liberalismo e capitalismo, os únicos meios na história da humanidade pelo qual as pessoas conseguiram prosperar com consistência.
    Pergunto ao Tadeu Porto quem paga as contas dele? A mãe dele ainda?? Quer pagar as minhas??

Justus

17/07/2019 - 08h48

Indicadores que antes eram apoiados sobre as estruturas da corrupção iriam mesmo piorar qdo essas estruturas ruíssem. A LJ é importantíssima, fez e faz um grande trabalho. Espero que os indicadores de desenvolvimento de agora em diante sejam construídos sobre a base solida da meritocracia, do livre mercado, da concorrência e da justiça.

River Batista

16/07/2019 - 21h10

Deltan: exemplo de brasileiro moderno, cabeça, sábio, honesto e patriota! Um gênio contra a corrupção. Deltan Dallagnol.

Renato

16/07/2019 - 19h59

“A grande maioria (queria dizer todos, mas ando sem tempo pra pesquisar) dos indicadores sociais do país pioraram depois da Lava Jato”. A maioria dos indicadores sociais piorou quando quebrou a máquinha de fazer dinheiro que o PT usava para manter a economia de pé . Se nao fosse o Senado dar um chute de bunda de Dilma, hoje estariamos em situação semelhante á da Venezuela !

    Tadeu Porto

    17/07/2019 - 08h28

    Pelo menos esse vem aqui e tem a honra de defender o Golpe de Estado que patrocinou. Não fica nesse papinho de “impeachment pq cometeu crime de responsabilidade”.

Marcio

16/07/2019 - 18h00

Agora a liberdade individual tem limites…??

Esses adoradores de ditaduras são o lixo da humanidade que ainda proliferam nesse fim de mundo.

Um dia a humanidade vai se livrar dessa desgraça.

    Pedro Pulha

    16/07/2019 - 18h08

    Quem adora ditaduras é o Bolsonaro.
    Defende a ditadura brasileira , defende o ditador Pinochet , defende o ditador e estuprador paraguaio.
    Defendeu até o Hugo Chavez , lembra?
    Te digo o mesmo do outro post.
    Você é a favor de legalizar as drogas?
    Então não fale em liberdade individual.

      Marcio

      16/07/2019 - 21h47

      O que Bolsonaro defende é problema dele e pouco me interessa, você está falando comigo.

Pedro Pulha

16/07/2019 - 17h56

Só discordo quanto à liberdade individual.
O neo-liberal defende liberdade econômica apenas , a grande maioria deles é contra legalizar as drogas e o aborto.
Ou seja , defendem a intervenção do estado na vida do indivíduo.
O MBL quer impedir exposições de arte e internar mulheres que abortam.
Aonde issó é liberdade individual?
Liberdade é o que Bakunin , os anarquistas espanhóis e italianos pregavam.
Nimguém é livre tendo patrão.

    Flávio

    17/07/2019 - 00h06

    “O neo-liberal defende liberdade econômica apenas , a grande maioria deles é contra legalizar as drogas e o aborto.”. Qual o problema em ser liberal na economia e conservador nos costumes? Ou não pode ? Os esquerdistas são contra a liberdade econômica e a favor de legalizar as drogas e o aborto. Aí pode, militonto ?

      Alexandre Neres

      17/07/2019 - 09h05

      O problema reside no fato de que essa corja nacionalista seguindo a onda mundial, incapaz de elaborar o que quer que seja, apenas diz amém ao que vem de fora, não se restringe a ser liberal na economia e conservador nos costumes. Peguemos Paulo Guedes, um economista chinfrim que nunca ocupou posição de destaque, péssimo formulador e que não tem o menor traquejo para lidar com o Congresso. O paradigma desses caras é o Chile do Pinochet, que, devido à falta de democracia, era o laboratório ideal para a implantação do neoliberalismo, como pontuaram Hayek e Friedmann, inclusive Paulo Guedes esteve por lá. O xis da questão é que, ao lado do ultraliberalismo, do conservadorismo nos costumes, vem junto no pacote a ojeriza à democracia.

    Tadeu Porto

    17/07/2019 - 08h24

    Pedro, seu ponto de vista é muito bom. Eu tentei caracterizar essa “liberdade individual” com “culto exarcebado” justamente para tentar mostrar a distorção do conceito que eles seguem. Pq por mais que eles não pratiquem, o discurso é de liberdade total dentro de uma retórica (boba, mas cola).
    Coisa do tipo: “sou livre para ser conservador”, saca?
    Mas seu comentário ajuda ainda mais o texto, para aprofundarmos nesse assunto! Muito obrigado! :)

    Justus

    17/07/2019 - 08h53

    Vc é livre pra pedir demissão e procurar outro emprego, seu pulha.

    Q eu saiba, quem dá emprego é o patrão. Me avise o dia q empregado começar a gerar emprego.

Marcio

16/07/2019 - 17h39

Esses vermes imundos não possuem vergonha de nada.

A ideologia nefasta está desaparecendo a cada dia que passa, serão lembrados como a imundícia da história.

Flávio

16/07/2019 - 17h25

“Pessoas baixas e antiéticas que focaram em grandes projetos pessoais, mesmo sendo figuras com altíssima responsabilidade pública.” Ao ler essa frase me vieram à mente os nomes de Lula, Zé Dirceu, Palocci, Frnakilin Martins….todos eles correndo atrás do dinheiro fácil das palestras e consultorias de araque !

Marcio

16/07/2019 - 17h05

Cuba é o lugar ideal para o esterco de asno que escreveu essa montanha de fertilizante natural.


Leia mais

Recentes

Recentes