Menu

A crônica de Veríssimo sobre o filme Legalidade

No Estadão Piratini Brizola não aceitou o veto ao cunhado e transformou o Palácio Piratini num centro de resistência da legalidade ao golpe Luis Fernando Verissimo, O Estado de S. Paulo 22 de setembro de 2019 | 03h00 O filme Legalidade, em cartaz, reconstrói com fidelidade os dias agitados que se seguiram à renúncia de […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No Estadão

Piratini
Brizola não aceitou o veto ao cunhado e transformou o Palácio Piratini num centro de resistência da legalidade ao golpe

Luis Fernando Verissimo, O Estado de S. Paulo

22 de setembro de 2019 | 03h00

O filme Legalidade, em cartaz, reconstrói com fidelidade os dias agitados que se seguiram à renúncia de Jânio Quadros da presidência da República em 1961. Para quem não se lembra ou não era nascido: Jânio alegou que “forças ocultas” o impediriam de governar – as mesmas “forças ocultas”, deduziu-se, que tinham levado Getulio Vargas ao suicídio – e deu no pé. Pela lei, seu substituto seria o vice-presidente Jango Goulart, que a direita e os militares não aceitavam. Leonel Brizola, então governador do Estado Rio Grande do Sul, com sede no Palácio Piratini, era cunhado de Goulart, eleito vice-presidente com grande votação (independentemente da votação menor do Jânio, naquele tempo era assim). Brizola não aceitou o veto ao cunhado e transformou o Palácio Piratini num centro de resistência da legalidade ao golpe.

Os militares não estavam brincando. Foi dada a ordem de bombardear a sede do governo gaúcho e acabar com a resistência e com o Brizola. Nunca se ficou sabendo se os sargentos da aeronáutica realmente furaram os pneus dos aviões que atacariam o Piratini, partindo da base aérea de Canoas, perto de Porto Alegre, e impossibilitando o ataque. Ou se era verdade que nenhuma das armas que defenderiam o palácio do ataque aéreo tinha munição. O fato é que Brizola também não estava brincando. Até onde iria na defesa da legalidade, não se sabe. Os militares piscaram primeiro. Aceitaram o Jango no poder, mas com muitas condições e pouco poder. Houve um meio golpe, que em 64 se completaria com a queda de Jango e o começo dos 20 anos de arbítrio que o Bolsonaro diz que nunca existiram.

Em 1961 houve outro acontecimento, menor, mas pertinente e talvez decisivo na história daqueles dias. Começou a atuar nos bailes estudantis da cidade o “Renato e seu Sexteto”, do qual eu fazia parte, tocando saxofone. Sabino Loguercio, então estudante de medicina e “crooner” do conjunto, hoje respeitado médico, me lembrou que a ameaça do bombardeio pairava no ar na noite em que nos convidaram para tocar na TV Piratini, cujos estúdios ficavam num dos morros que rodeiam a cidade. Diziam que os pilotos da aeronáutica poderiam ter dificuldade em localizar o Palácio, já que tinham pouca experiência com alvos urbanos, “Olhem só!” – exclamou o Sabino, quando chegamos à TV. Apontava para o grande sinal luminoso que anunciava a presença ali da TV, e guiaria os ataques de pilotos agradecidos. Uma razão forte para tapar o luminoso era que, com os estúdios da TV arrasados, não teríamos onde nos apresentar. Era preciso tapar o luminoso com qualquer coisa, e com urgência. Ajudamos a estender uma faixa sobre o luminoso sem ver o que dizia. Só mais tarde vimos que dizia “Brizola!”

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Valdeci Elias

22/09/2019 - 13h48

Esperando o filme chegar em Recife.

    Daubi

    23/09/2019 - 18h43

    Quando chegar, corra assistir.

    Nunca fui muito fã do Brizola por que ele ‘atrapalhou’ a demanda pelo Parlamentarismo em 1989, por que ainda tinha esperanças de ser presidente.

    No entanto, no caso da Legalidade, foi importante seu papel.

    Pena que hoje a maioria do povo gaúcho ‘dorme’ em “berço esplêndido” e apoia fascistóides.

    Pior: enaltece um passado de glória e no dia-a-dia pratica servilismo.

    Grande abraço deste gaúcho, que não se dobra e luta contra arbitrariedade e censura desde que se conhece como ser humano.

      Tiago Silva

      24/09/2019 - 11h14

      Parlamentarismo é o que ocorre de modo bem mais explícito desde o Golpe de 2015/2016 (que também foi um voto de desconfiança do parlamento), além de que tem como primeiros ministros desde então os que levam a cabo o programa do PSDB (Eduardo Cunha, Aécio, Temer, Rodrigo Maia atualmente).

      Sinceramente uma das posições políticas mais acertadas do Brizola foi o presidencialismo e como isso ainda é bastante atual.


Leia mais

Recentes

Recentes