Menu

Prêmio Nobel vai para primeiro ministro da Etiópia

Primeiro ministro da Etiópia recebe Prêmio Nobel da Paz Abiy Ahmed é agraciado pelos esforços para alcançar a paz na Eritreia Publicado em 11/10/2019 – 06:16 Por RTP* Oslo (Noruega) A Academia Sueca concedeu ao primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, de 43 anos, o Prêmio Nobel da Paz pelos seus esforços para alcançar a […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REUTERS/Tiksa Negeri/direitos reservados

Primeiro ministro da Etiópia recebe Prêmio Nobel da Paz

Abiy Ahmed é agraciado pelos esforços para alcançar a paz na Eritreia

Publicado em 11/10/2019 – 06:16

Por RTP* Oslo (Noruega)

A Academia Sueca concedeu ao primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, de 43 anos, o Prêmio Nobel da Paz pelos seus esforços para alcançar a paz na Eritreia. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11) em Oslo, na Noruega.

“O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, foi este ano galardoado com o Prêmio Nobel da Paz pelos esforços para alcançar a paz e a cooperação internacional e, em particular, pela sua iniciativa decisiva para resolver o conflito fronteiriço com a vizinha Eritreia”, afirmou o Comitê, em nota.

A Etiópia e a Eritreia são inimigos de longa data, tendo travado uma guerra na fronteira entre 1998 e 2000 e restaurado as relações apenas em julho de 2018, após décadas de hostilidade.

O júri destacou o “importante trabalho [de Ahmed] para promover a reconciliação, a solidariedade e a justiça social”.

O prêmio também visa a reconhecer “todas as partes interessadas que trabalham pela paz e reconciliação na Etiópia e nas regiões leste e nordeste da África”, acrescenta o comunicado.

“Abiy Ahmed Ali iniciou importantes reformas que proporcionam a muitos cidadãos a esperança de uma vida melhor e de um futuro melhor”, diz ainda a nota.

Desde que assumiu o cargo de primeiro-ministro da Etiópia, em abril de 2018, após três anos de protestos nas ruas, Abiy anunciou uma série de reformas que tinham como objetivo mudar o país, onde vivem cerca de 100 milhões de pessoas.

As medidas, que fizeram aumentar as esperanças do povo etíope, passaram por uma liberalização parcial da economia controlada pelo Estado e por uma reforma nas forças de segurança.

O Comitê Norueguês do Nobel acredita que é agora que os esforços de Abiy Ahmed merecem reconhecimento e precisam de incentivo.

“Este reconhecimento é uma vitória para todo o povo etíope, e é também uma motivação para fortalecer a nossa determinação em tornar a Etiópia – o novo horizonte da esperança – uma nação próspera para todos”, disse o gabinete do primeiro-ministro do país.

No ano passado, o prémio foi atribuído ao médico congolês Denis Mukwege e à ativista de direitos humanos Nadia Murad, devido aos esforços dos dois para acabar com a violência sexual como arma nos conflitos e guerras em todo o mundo.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Oblivion

12/10/2019 - 22h17

Para quem tiver estomago sugiro dar uma passadinha no 157 e ver a materia entitulada mais ou menos assim ”cartas marcadas tiram premio Nobel de Lula”. La o pml diz que o parlamento noruegues é de direita e extrema direita, entre outras coisas… Interessante que outros (e ate ele mesmo quando pensar assim era apropriado para ele, e pro pt) diriam que uma das razoes do sucesso da noruega é ter um estado forte e com empresas estatais muito fortes (ex. : statoil) e utilizar os impostos para o desenvolvimento da nação, em especial a educação.
Só pros babacas extremistas dos dois lados saberem, apoio a liberdade do Lula, tenho gratidão pelos 2 governos dele, mas as coisas param por aí, essa palhaçada de campanha eterna, politicagem da cupula podre do pt ta insuportavel. Agora mais essa, o problema é sempre os outros.

Wanderley

12/10/2019 - 14h06

Que peninha. Não reconheceram os nossos dois santos? Nem o santinho de Curitiba??

degas

12/10/2019 - 11h34

E parabéns ao corrupto Lula. Entre 301 candidatos dizem que ficou na 299ª posição. Conseguiram achar dois piores que ele.

    Wellington

    13/10/2019 - 20h19

    “Conseguiram achar dois piores que ele”

    Boa !! Kkkkkkkkkkkkk

    Jorge

    14/10/2019 - 09h14

    300 deve ter sido hitler e 301 o stalin

Martha Aulete

12/10/2019 - 11h32

E o Nobel_PT, hein?
No Brasil é o “nivelar por baixo” a educação, a arte e a cultura. Sobretudo durante os 13 anos dos governos populistas e Kitsch do PT.

Os Ministros petistas –sindicalistas — são, e foram, assim:
meio-analfa, meio-picareta, meio-charlatão, meio vigarista, meio barango, meio canalha, meio Kitsch, meio mentiroso, meio traíra, meio cafona, né? E dilma, hein?

Nunca vi partido mais bregaço, mais Kitsch, mais cafonérrimo, mais bregão que o PT. Há muito partido ruim no Brasil, mas de todos o PT é o pior.

Miramar

11/10/2019 - 15h03

Quero deixar registrado meus parabéns aos petistas frequentadores do Cafezinho.
Sempre acreditei na desnecessidade da autocrítica e vejo minha opinião coroad por essa belíssima homenagem. O mundo se curva diante de Lula.

Ass: Ciro 2022.


Leia mais

Recentes

Recentes