Menu

Senado acelera votação de autonomia do BC

Autonomia do Banco Central está na pauta da CAE Da Redação | 18/10/2019, 15h25 O senador Plínio Valério (PSDB-AM) é autor da proposta que garante autonomia ao Banco Central Agência Senado — Pode ser votado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (22) o projeto que garante autonomia para o Banco Central (BC). Apresentado […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Autonomia do Banco Central está na pauta da CAE

Da Redação | 18/10/2019, 15h25

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) é autor da proposta que garante autonomia ao Banco Central

Agência Senado — Pode ser votado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (22) o projeto que garante autonomia para o Banco Central (BC). Apresentado pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM), o PLP 19/2019 — Complementar fixa em quatro anos o mandato para os dirigentes do Banco Central, com a possibilidade de uma recondução.

Pela proposta, os mandatos do presidente do Banco Central e de sua diretoria se iniciarão no primeiro dia útil do terceiro ano do mandato do presidente da República. Plínio Valério argumenta que, ao intercalar os mandatos, seria possível blindar o banco de pressões políticas advindas do Poder Executivo.

— O que se pretende é garantir estabilidade aos dirigentes do Banco Central, para que possam exercer de forma independente o seu papel de defender a moeda, de combater a inflação e garantir o poder de compra da população sem estar sujeitos às pressões. Ao contrário do que ocorre hoje, não pode ser substituído pelo Presidente da República, caso rejeite instruções para seguir tal ou qual diretriz, por motivos políticos. Essa é a garantia que a gente quer dar aos diretores do Banco Central — defendeu.

O senador Telmário Mota (Pros-RR) concorda com os argumentos do autor do projeto e apresentou relatório favorável à proposta.

Proposições legislativas

Fonte: Agência Senado

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alan C

22/10/2019 - 12h06

Pra fechar o ciclo do golpe.

E vale lembrar que essa pouca vergonha no BC começou nos governos do PT.

Paulo

21/10/2019 - 17h14

Os mandatários do Banco Central ficam blindados dos políticos mas como faremos para nos blindar deles?

Marcos Videira

21/10/2019 - 16h44

A autonomia do BACEN tem duas finalidades:
(1) aumentar ainda mais o poder dos banqueiros para espoliar a sociedade
(2) impedir que o Presidente execute a sua Política Monetária, reduzindo o poder do eleito pelo povo.


Leia mais

Recentes

Recentes