Menu

PELOTAS SEDIARÁ CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUEOLOGIA

Jorge Eremites de Oliveira (*) A cidade de Pelotas, localizada no sul do Rio Grande do Sul, também conhecida como Princesa do Sul, sediará, no período de 4 a 8 de novembro de 2019, o XX Congresso da SAB, evento promovido pela Sociedade de Arqueologia Brasileira. O organização do encontro está sob a responsabilidade da […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Jorge Eremites de Oliveira (*)

A cidade de Pelotas, localizada no sul do Rio Grande do Sul, também conhecida como Princesa do Sul, sediará, no período de 4 a 8 de novembro de 2019, o XX Congresso da SAB, evento promovido pela Sociedade de Arqueologia Brasileira.

O organização do encontro está sob a responsabilidade da própria associação científica, fundada em 1980, que congrega arqueólogas/os e profissionais de campos afins que atuam no país e em outras partes do mundo.
Na edição de 2019, a reunião mantém a tradição de estar voltada para além-fronteiras disciplinares e político-territoriais.

Está organizada de maneira a ser marcada por encontros e reencontros, socialização de saberes, debates sobre diversos assuntos, reflexões a respeito do papel social das/os arqueólogas/os, desafios apresentados na pauta do dia e momentos de confraternização, dentre outras atividades. Também pretende ser um espaço privilegiado à discussão e definição de diretrizes mais éticas e inclusivas no que diz respeito à produção do conhecimento arqueológico, especialmente no que se refere a temáticas contemporâneas que marcam a dinâmica da vida em sociedade.

Neste sentido, o Congresso é aberto ao público em geral, será realizado no Campus I da UCPel (Rua Gonçalves Chaves, 373; centro; Pelotas-RS) e tem como tema central “Memória, Patrimônio Cultural e Direitos Humanos”, pensado a partir da tragédia do incêndio que em setembro de 2018 atingiu o Museu Nacional da UFRJ, sede oficial da SAB e de outras associações científicas. Está organizado em conferências, mesas redondas, minicursos e simpósios temáticos, com centenas de trabalhos inscritos. Contará com a participação de renomadas/os conferencistas e apoio de várias instituições nacionais e de docentes, discentes e técnicos de instituições de ensino superior da região (CAPES, FAPERGS, IPHAN, UCPel, UFPel, FURG e outras).

A conferência de abertura, a ser proferida na noite do dia 4 de novembro, será feita pelo Cacique Babau, do povo Tupinambá e liderança do movimento indígena nacional; terá como tema “A luta dos povos indígenas por seus territórios tradicionais no Brasil”. A conferência de encerramento, marcada para a noite do dia 8 do referido mês, será realizada pelo Prof. Dr. Alexander Wilhelm Armin Kellner, diretor do Museu Nacional, e versará sobre “A reconstrução do Museu Nacional: um desafio para o Brasil”.

O XX Congresso da SAB também promoverá a Arqueologia e outros campos do conhecimento institucionalizados no Rio Grande do Sul e em outras regiões. Movimentará hotéis, “hostels”, pousadas, restaurantes, lojas, agências de turismo, serviços de transporte, gráfica etc. na cidade de Pelotas. Também gerará emprego temporário e renda a pessoas que colaborarão com o evento, incluindo estudantes em situação de vulnerabilidade social, dentre outras relevâncias sociais.

Na ocasião, a Brigada Militar intensificará o policiamento no entorno do local da reunião.

Ainda há tempo para a inscrição na categoria de ouvinte, com direito a fazer minicurso com carga horária de 10 horas e a devida emissão de certificados. A programação e outras informações estão disponíveis no site www.xxcongresso.sabnet.com.br.

Todas as pessoas são bem-vindas ao XX Congresso da SAB e à Princesa do Sul.

(*) Doutor em História/Arqueologia pela PUCRS, docente da UFPel e presidente da SAB.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes