Menu

Freixo explica o voto a favor do pacote anticrime

No canal de Marcelo Freixo: A Câmara não aprovou o texto original do Pacote Moro, que está cheio de propostas que seriam desastrosas para a Segurança Pública, como a excludente de ilicitude, que é uma licença para matar. O que nós da oposição aprovamos, derrotando Moro, foi um texto alternativo que derrubou as piores medidas […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No canal de Marcelo Freixo:

A Câmara não aprovou o texto original do Pacote Moro, que está cheio de propostas que seriam desastrosas para a Segurança Pública, como a excludente de ilicitude, que é uma licença para matar. O que nós da oposição aprovamos, derrotando Moro, foi um texto alternativo que derrubou as piores medidas apresentadas pelo ministro. Se esse texto alternativo não fosse aprovado, o que valeria era o texto original, o que seria catastrófico. Só havia essas duas opções. Por isso foi fundamental a mobilização para aprovar o relatório alternativo que acabou vencendo.

Além de derrotar a excludente de ilicitude, nós retiramos a plea bargain, que provocaria a explosão do sistema carcerário, fortalecendo as facções criminosas. Também impedimos que a polícia pudesse instalar escutas em locais públicos sem autorização judicial e derrubamos o fim da audiência de custódia, algo essencial para combater a tortura e o super encarceramento.

Não só reduzimos danos como avançamos, incluindo no texto final propostas novas e importantes. Aprovamos a criação do juiz de garantias, para enfrentar os abusos do judiciário; encaminhamos a atribuição do combate às milícias à PF; regulamentamos a delação premiada para acabar com as ilegalidades; aprimoramos os bancos de perfis genéticos e balísticos.

Só havia duas opções de voto: o texto original do ministro ou uma proposta alternativa, que não é a ideal, mas que está livre dos principais absurdos sugeridos por Moro, como a licença para matar. Essas eram as escolhas a serem feitas. E nós conseguimos derrotar Moro.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Oblivion

05/12/2019 - 22h51

Bom trabalho freixo, parabéns. Nesse momento que muitas pessoas se apressam em dizer absurdos apaixonados (basta ver os comentários do Ronei, da Andressa e do PCCabelo) foi muito importante a condução do texto pra evitar a barbárie (excludente de ilicitude e etc) e a inclusão no texto para atribuir o combate às milícias à PF.

Ronei

05/12/2019 - 19h03

A camara e o sendao aprovam os textos originais sò com um mensalao o um petrolao…o Brasil està descobrindo o que è realmente a democracia a partire desse ano de 2019.

Andressa

05/12/2019 - 19h00

O pacote passou exatamente como o Governo queria e pela primeira vez na historia o Brasil està enfrentando realmenteo crime…o resto è papinho para boi dormir dessa esquerda falecida de velhiçe.

    Richard Zimmermann

    05/12/2019 - 23h11

    velhiçe

Paulo Cesar Cabelo

05/12/2019 - 18h03

O fundamental pra você é desrespeitar a Constituição para manter um adversário político preso?
Um ” democrata” hahaha

Paulo

05/12/2019 - 16h38

Não sei se Moro foi derrotado. O mais fundamental era a prisão em 2ª instância. Mas ainda tenho dúvidas se ela passará…


Leia mais

Recentes

Recentes