Coletiva de Rodrigo Maia (ao vivo) sobre medidas contra a crise

BC estima crescimento de epidemia com e sem políticas de contenção. Ver gráfico

Por Redação

26 de março de 2020 : 14h24

O Banco Central divulgou, nesta quinta-feira, o seu novo relatório sobre a inflação, que traz uma série de previsões econômicas para os próximos meses.

A instituição fez um gráfico com uma estimativa, em escala planetária, para a magnitude da curva epidemiológica e da recessão, com ou sem políticas de contenção. Observe que, sem políticas de contenção, a curva vermelha explode muito acima do número de leitos disponíveis no mundo.

Eu chamo atenção também para os dois box abaixo, com projeções do PIB.

O BC estima crescimento zero para 2020. A produção industrial deve cair 0,5%.

Tristemente, o BC estima que o “consumo do governo”, mesmo diante de tamanha crise, não deve crescer acima de zero. Isso é uma decisão política que já foi tomada pelo Ministério da Economia?

O presidente do BC, Roberto Campos, concedeu entrevista coletiva, que pode ser assistida no vídeo abaixo:

Na entrevista, Campos mostrou uma apresentação, cuja íntegra pode ser baixada aqui, e da qual separamos alguns quadros.

 

Abaixo, alguns quadros tirados do Relatório de Inflação:

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Paulo

26 de março de 2020 às 19h04

Sem politica de contenção, a recessão será menor e mais breve; com ela, maior e mais duradoura. Isso nós já sabíamos (não sei por que o BC perde tempo com isso). A questão é que o custo político de não adotar política de contenção pode ser inviabilizante nas urnas. Mas Bolsonabo parece crer que não. Ou jogará com a memória curta do povo, quando, passada a pandemia, estivermos afundando. Ele dirá: “eu disse, eu avisei”! E parecerá um profeta de mensagem já revelada…

Responder

Alan C

26 de março de 2020 às 14h51

Cafezinho, este gráfico não é do BC, nem poderia ser né, há a fonte no rodapé do próprio gráfico.

O resto é perfumaria do BC-Bozolândia onde as “estimativas” sequer chegam próximas de projeções sérias.

Responder

Deixe uma resposta