Menu
, , , , ,

Bolsonaro pode ir a Corte de Haia por genocídio indígena

Para a única juíza brasileira a já ter atuado no Tribunal Penal Internacional na Holanda, Sylvia Steiner, é difícil que Jair Bolsonaro seja processado diante da recente denúncia de crime contra a humanidade apresentada ao TPI pelo PDT. Contudo, Steiner julga que outra denúncia por ataques sistemáticos contra povos indígenas no Brasil, apresentada em novembro […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: DW.

Para a única juíza brasileira a já ter atuado no Tribunal Penal Internacional na Holanda, Sylvia Steiner, é difícil que Jair Bolsonaro seja processado diante da recente denúncia de crime contra a humanidade apresentada ao TPI pelo PDT.

Contudo, Steiner julga que outra denúncia por ataques sistemáticos contra povos indígenas no Brasil, apresentada em novembro de 2019, poderia levar o presidente a um julgamento e uma condenação internacional por genocídio.

A juíza respondeu, ao Deutsche Welle, jornal alemão, perguntada sobre possíveis denúncias apresentadas contra Bolsonaro:

“Nós temos uma outra denúncia contra o presidente Bolsonaro, também no gabinete da procuradoria do TPI, mas essa se refere a políticas de extermínio da comunidade indígena por meio da destruição do meio ambiente e dos territórios tradicionalmente ocupados pelos indígenas. 

Essa pode sim configurar, em tese, uma política genocida. 

Alguns elementos podem levar à conclusão de que essa é uma política deliberada e proposital para limpar uma área e remover os indígenas para que a área seja utilizada para outros fins. 

Isto foi de certa maneira o que aconteceu em Darfur, no Sudão. Milhões de pessoas foram expulsas do território de Darfur, porque é um território rico em petróleo e havia um interesse na desocupação daquela área. 

O tribunal aceitou a denúncia contra o então presidente sudanês, Omar al-Bashir, por crime de genocídio. 

Então, em tese, essa denúncia que trata da questão da dizimação das comunidades indígenas através do seu deslocamento forçado e da invasão das áreas tem mais fundamento. 

Agora, repito, no meu entender muito pessoal, não reflete absolutamente o que o tribunal possa vir a entender. Eu já estou há três anos fora do tribunal, e a composição agora é outra.”

Ela também explicou que “o que houve [com a ação do PDT] é que o Partido ingressou com uma comunicação de prática de crime, e o gabinete do procurador do TPI apenas acusou que foi protocolado, mais nada. Não quer dizer que a denúncia tenha sido aceita.”

Sobre isto, também disse considerar improvável a condenação de Bolsonaro pela “má gestão” da pandemia.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes