Menu
,

Anvisa revoga resolução que proibia doação de sangue por homens gays

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou nesta quarta-feira (08) a determinação que restringia a doação de sangue por homossexuais do sexo masculino. Homens que mantiveram relações sexuais com outros homens nos últimos doze meses eram considerados inaptos para doar sangue, segundo a resolução revogada. A revogação cumpre determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: RT.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou nesta quarta-feira (08) a determinação que restringia a doação de sangue por homossexuais do sexo masculino.

Homens que mantiveram relações sexuais com outros homens nos últimos doze meses eram considerados inaptos para doar sangue, segundo a resolução revogada.

A revogação cumpre determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que considera o impedimento discriminatório, e foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

Em maio, o STF decidiu que a restrição é inconstitucional.

A maioria dos ministros acompanhou o relator, Edson Fachin, que destacou que não se pode negar a uma pessoa que deseja doar sangue um tratamento não igualitário, baseado em critérios que ofendem a dignidade da pessoa humana.

Fachin acrescentou ainda que para a garantia da segurança dos bancos de sangue devem ser observados requisitos baseados em condutas de risco e não de orientação sexual para a seleção de doadores, pois configura-se uma “discriminação injustificável e inconstitucional”.

Em texto de resolução de 2014, a Anvisa definia que homens que tiveram relação sexual com indivíduos do mesmo sexo deveriam ser impedidos de doar sangue por um ano após a prática sexual.

O impedimento era estendido ainda a eventuais parceiras mulheres desses homens.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5543 que provocou o STF foi ajuizada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), que questionou a proibição da doação de sangue.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes