Jornal da Forum: Lula quer reindustrializar o Brasil!

Foto: RT.

Anvisa revoga resolução que proibia doação de sangue por homens gays

Por Redação

08 de julho de 2020 : 16h57

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou nesta quarta-feira (08) a determinação que restringia a doação de sangue por homossexuais do sexo masculino.

Homens que mantiveram relações sexuais com outros homens nos últimos doze meses eram considerados inaptos para doar sangue, segundo a resolução revogada.

A revogação cumpre determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que considera o impedimento discriminatório, e foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

Em maio, o STF decidiu que a restrição é inconstitucional.

A maioria dos ministros acompanhou o relator, Edson Fachin, que destacou que não se pode negar a uma pessoa que deseja doar sangue um tratamento não igualitário, baseado em critérios que ofendem a dignidade da pessoa humana.

Fachin acrescentou ainda que para a garantia da segurança dos bancos de sangue devem ser observados requisitos baseados em condutas de risco e não de orientação sexual para a seleção de doadores, pois configura-se uma “discriminação injustificável e inconstitucional”.

Em texto de resolução de 2014, a Anvisa definia que homens que tiveram relação sexual com indivíduos do mesmo sexo deveriam ser impedidos de doar sangue por um ano após a prática sexual.

O impedimento era estendido ainda a eventuais parceiras mulheres desses homens.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5543 que provocou o STF foi ajuizada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), que questionou a proibição da doação de sangue.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

O 2021 de Ciro Gomes O 2021 de Lula Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou?