Menu

Em Fortaleza, PDT inova nas prévias e alavanca audiência nas redes sociais

Por Gabriel Barbosa (Fortaleza-CE) Na noite desta quarta-feira (22), os pré-candidatos do PDT à Prefeitura de Fortaleza realizaram um debate que foi transmitido nas redes sociais. Com a mediação da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, o PDT mesclou a ideia de liderança, experiência e inovação. Fugindo do modo tradicional de fazer as prévias, o partido […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Gabriel Barbosa (Fortaleza-CE)

Na noite desta quarta-feira (22), os pré-candidatos do PDT à Prefeitura de Fortaleza realizaram um debate que foi transmitido nas redes sociais. Com a mediação da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, o PDT mesclou a ideia de liderança, experiência e inovação.

Fugindo do modo tradicional de fazer as prévias, o partido percebeu que as redes sociais são espaços que o trabalhismo precisa ocupar. A medida inovadora transmitiu ao público a mensagem de que internamente o partido preza pelas práticas democráticas, fugindo dos chamados “dedaços” e/ou caciquismos praticados por outros partidos.

Em tempos sombrios, a midiatização da boa política é mais do que necessário, é primordial. Desta forma, o debate com os cinco pré-candidatos contou com a participação ativa dos apoiadores de cada nome. Os comentários de seguidores e simpatizantes deu ao debate uma pegada de politização popular, fora das discussões de gabinete e convenções aristocráticas.

Ligado diretamente à educação, o pré-candidato Idilvan Alencar demonstrou ter uma militância mais ativa durante o debate, os comentários à seu favor eram majoritários. Para alguns, isso pode ser visto como reações imediatas, pois o deputado federal se destacou na votação do Fundeb que ocorreu 24 horas antes do evento, à conferir.

Cada pré-candidato apresentou seu histórico de acordo com sua experiência e personalidade.

De um modo mais tímido, o ex-secretário de Esporte, Ferrucio Feitosa, falou sobre sua ligação com a política, educação e esporte. Como secretário, os principais destaques de Ferrucio foi ter assumido, na gestão Cid Gomes, a coordenação das obras do Arena Castelão que iria receber os jogos da Copa das Confederações (2013) e do Mundo (2014). Feitosa também participou do projeto de implementação das ‘Areninhas’ em Fortaleza. O pedetista aproveitou a ocasião para puxar a orelha do governo federal. “O que nós esperamos é que o governo federal cumpra seu papel para que a gente (prefeito) tenha recursos para dar continuidade aos projetos que estão em execução na cidade de Fortaleza”, criticou.

Com um discurso mais erudito, o deputado estadual Salmito Filho foi enfático quando falou sobre sua formação educacional e a influência disso na vida política. O parlamentar foi eleito vereador por cinco vezes em Fortaleza e atuou especialmente na área de educação, coordenou projetos na área sanitária e foi presidente da Câmara de Vereadores de Fortaleza. Salmito ponderou que a mobilidade, educação e cultura é um dos pilares de desenvolvimento da capital. “O nosso estudante, o nosso trabalhador, economiza tempo no transporte coletivo e isso significa mais tempo com a família, mais oportunidade de lazer e descanso. Isso significa o futuro, então a geração que hoje é, por muitas vezes, vítima da violência é resultado de erros da política de educação e cultural”, defendeu.

Já o deputado federal Idilvan Alencar chamou atenção pelo seu discurso simples e sua trajetória até chegar na política. Natural de Crato (CE), Idilvan afirmou que os principais fatores de transformação na sua vida foram a educação e o trabalho. O pedetista disse ao longo de sua apresentação que a demanda emergencial é gerar empregos na capital e qualificar os jovens através da educação. “Todo mundo sabe que eu respiro educação. Mas, se eu for candidato, tenho uma pauta que é instigante, vou ter obsessão por ela que é o emprego. Nessa pandemia muitas pessoas perderam o emprego, passaram fome e empresas fecharam”, lembrou.

Um perfil jovem e experiente, Samuel Dias falou sobre sua caminhada ao lado do prefeito Roberto Cláudio (PDT). Segundo ele, uma das grandes vantagens de ter participado da gestão municipal como secretário foi conhecer a capital fora das áreas mais privilegiadas. Dias apontou que viu de perto a população que necessita do poder público na área da Saúde e Educação. “Tive a oportunidade de trabalhar em projetos que impactaram a vida dessas pessoas. E isso me mudou. Descobrir uma vocação de servir ao povo para entender a necessidade daqueles que mais precisam”, afirmou.

Por último, o pré-candidato José Sarto não deixou de dar ênfase na sua carreira política. O médico de 61 anos está no sétimo mandato consecutivo como deputado estadual e hoje é presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Antes de ingressar na vida política, Sarto trabalhou como médico nos bairros periféricos de Fortaleza e por isso alega ter um olhar especial para a Saúde, Saneamento Básico e Habitação. “Fortaleza é uma cidade que precisa urgentemente cuidar do saneamento e da questão da habitação. Por mais que já tenham construído milhares de habitações ainda é um desafio complexo e enorme”, finaliza.

Pela dinâmica do evento, o PDT mostrou que têm experiência, comando e estratégias bem alinhadas para mover suas peças de acordo com a maré política. As prévias têm seu papel fundamental, mas a definição dependerá de outros vetores. E um dos principais aspectos são as pesquisas qualitativas que vão apontar com clareza o perfil de candidato que os trabalhistas poderão lançar para a disputa. Afinidades políticas e pessoais de cada um também contam.

O debate foi transmitido pelas redes sociais do prefeito Roberto Cláudio, senador Cid Gomes e do vice-presidente nacional do PDT, Ciro Gomes. E isso pode ser um dos fatores que alavancou audiência. Além da centenas de milhares de visualizações e engajamentos, o vídeo permanece no ar para quem ainda não acompanhou o debate.

Assista na íntegra clicando aqui.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Francisco Aragão

23/07/2020 - 16h09

De todos os candidatos, o melhor foi a mediadora!


Leia mais

Recentes

Recentes