Menu

Lula: “o final do PT é ganhar as eleições presidenciais em 2022”

Em entrevista ao El País nesta quarta-feira, 7, o ex-presidente Lula (PT) analisou o cenário político nas eleições municipais e suas perspectivas para 2022. Perguntado sobre qual o projeto do PT para recuperar os votos que foram para o presidente Jair Bolsonaro, Lula pontuou o seguinte: “Cada eleição é uma realidade! Se engana qualquer cientista […]

16 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Em entrevista ao El País nesta quarta-feira, 7, o ex-presidente Lula (PT) analisou o cenário político nas eleições municipais e suas perspectivas para 2022.

Perguntado sobre qual o projeto do PT para recuperar os votos que foram para o presidente Jair Bolsonaro, Lula pontuou o seguinte:

“Cada eleição é uma realidade! Se engana qualquer cientista político que queira fazer uma ligação automática entre as eleições de 2016 e 2018, de 2020 com 2022. Cada eleição é uma eleição. Não adianta um time ser o melhor classificado entre os quatro se na disputa, ele perde. A disputa pela presidência é peculiar e o PT sabe fazê-la. Não é pouca coisa a quantidade de votos que o PT teve nesse país. Agora, se as pessoas querem ficar apostando no fim do PT, vão quebrar a cara. Porque o final do PT é ganhar as eleições presidenciais em 2022”

Em outro momento da conversa, o ex-presidente falou sobre sua influência na candidatura de Jilmar Tatto (PT) a Prefeitura de São Paulo.

“O Jilmar têm um partido muito forte, é preciso saber se o PT vai conseguir convencer as pessoas que teoricamente votam no partido para votar no Jilmar. Esse é o desafio do partido e do Jilmar. Vamos começar a campanha de TV e não é o Lula gravando, é um ledo engano das pessoas acharem que uma pessoa de fora vai eleger. Quem têm que ganhar eleições é o Jilmar”.

Lula também respondeu sobre a “frente ampla”, dizendo que se for para fazer uma “reforma tributária em que os ricos paguem imposto de verdade”, e “voltar a dar cidadania ao povo que é excluído desde o tempo da escravidão”, então ele está disposto. Mas se for para fazer um arranjo por cima, diz Lula, “eu já tenho idade demais, eu já vivi demais, eu já tenho experiência demais, e eu não vou enganar o povo mais uma vez”.

Assista a entrevista completa!

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Netho

08/10/2020 - 17h05

Lula parece ter abusado dos destilados antes da entrevista ao El País! Senão vejamos: “Se a gente conseguir fazer com que a força política do PT seja canalizada para o Jilmar, ele pode ser o mais votado entre as candidaturas de esquerda”. O PT será massacrado em São Paulo. O partido de Lula sairá desossado das eleições municipais, em situação ainda pior do que a configurada atualmente. Lula e o PT não elegeram nenhum prefeito de nenhuma das capitais do país. Também não elegeram nenhum prefeito das cidades com mais de 200.000 habitantes. Lula e o PT dispunham de mais de 650 prefeituras, inclusive capitais, em 2014, Hoje são menos de 350. Lula e o PT repisam o caminho insano e delirante de 2018. Repetem a tática eleitoral que ungiu a extrema-direita ao poder. Não por acaso, a extrema-direita anseia que Lula seja o adversário principal e facilite o jogo da Direita como um todo. Tudo indica que a tragédia de 2018 repetir-se-á como catástrofe. Com o auxílio luxuoso de Lula e do PT.

    Alexandre Neres

    09/10/2020 - 00h12

    Quando se vê um argumento como este de que Lula abusou dos destilados, o que se pode comentar? Nem original é, é cópia de jornalista da metrópole, de grupo de zapzap de bolsonarista. Veja o comentário do bovino Jerson7 abaixo. Tira a fantasia, mermão, tu é conservador até a medula. Esse papo de que o PT será desossado é o mesmo do nazi Bornhausen muitos anos atrás. O PT foi primeiro ou segundo colocado em todas as eleições nacionais que disputou desde 1989, ao passo que Ciro transitou por todo o espectro ideológico e parece ter como objetivo destruir o legado trabalhista de Brizola. Tu é o cara que faz comentário que o PT vai iniciar um projeto delenda PDT, isto é, projeta no outro o que seu partido faz. Um pouco de psicanálise te faria bem pra procurar se entender melhor ou pra descobrir que no Brasil o papel a que você e seu grupo político se prestam é o de quinta-coluna, ou pra você fazer análise é coisa de viado? Vide a intervenção desastrosa em Salvador apoiando o DEM dos Malvadeza contra Jaques Wagner e Rui Costa, isso porque o gestor autoritário diz que são seus amigos. Muy amigo. As eleições municipais, que não guardam a menor correlação com a nacional, mudaram totalmente de figura com a proibição de coligação entre os vereadores, por isso se tornou mais interessante lançar candidato próprio. Ao que me conste, quem não quer se coligar com o PT são PSB e PDT. Estão no seu direito, preferem se ligar a outras forças, digamos assim, mais à direita. O PT não será destroçado em São Paulo, vai estar com Boulos no segundo turno, quiçá antes, já que a boca do jacaré começou a abrir deixando França Alckmin para trás. Onde estarão PSB e PDT? De que lado do alambrado? Eis a questão.

Marco Vitis

08/10/2020 - 12h09

No dia 16 de Novembro vamos ver qual vai ser o discurso do PT. Parece que nem em Recife a coisa vai dar certo pro partido. Aguardemos a manifestação da realidade.

CID ELIAS

08/10/2020 - 12h03

Melhor Presidente da história! Saiu com 87% de aprovação! Chora gado!

    Roger

    09/10/2020 - 12h34

    Gado do PT detectado muuuuuuuuuuuuu

Belem

08/10/2020 - 09h56

E’ esquerdetes…vai ficar sò o Doria para vcs elegerem em 2022….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Hilux e Casa jà eram

08/10/2020 - 09h54

Senil, jà era.

John Done

08/10/2020 - 09h32

Esta em delirio e negação. O PT morreu, enterrem esse partido de uma vez. PT = cadáver político.

Alexandre Neres

08/10/2020 - 01h47

Meu caro Gabriel Barbosa, perdoe-me mas não irei chamá-lo de Vossa Excelência, pois no trato com os outros não sou adepto de formalismo e fujo de quem devo tratar assim. Imagine ter de lidar com um “cidadinho” que por pura vaidade, em plena pandemia, organiza um regabofe no pequeno no qual diversas autoridades pegam covid? Como confiar em um indivíduo que usa peruca e não assume a própria calvície?

Vou tratar de um causo que mostra a grandeza de um cidadão que é um retirante nordestino que jamais foi aceito pelas elites do atraso, que até hoje reverenciam um princípe que passou 4 anos agonizando. Mas não se cansam de tentar remidi-lo, o revisionismo histórico continua a pleno vapor para tentar alçar aos píncaros aquele governante medíocre e cheio de vaidade (sou obrigado a admitir que em tempos bicudos parece até um estadista). Vide o Roda Viva onde é pau pra toda obra ou a Globonews, jornalismo de uma voz só e sem pluralidade, em que todos jornalistas tucanos, uns mais, outros menos, trocam passes e chutam a bola para o gol sem goleiro.

A última vez que Ciro Gomes se aproximou de Lula foi para tentar levá-lo para uma embaixada, a derradeira vez que se referiu a Lula num tom aparentemente respeitoso. Na minjha visão, foi um erro crasso do paulista, foi um ato oportunista. Psicanaliticamente, quis tirar Lula do cenário. Só que Lula sabe do seu lugar na História. Imagine se Sócrates iria aceitar ser levado para o estrangeiro como queriam seus discípulos? Perderia toda a sua credibilidade. Não teria sido quem ele é na tradição ocidental.

Passados alguns anos, Lula mostrou ter feito a única escolha possível para uma pessoa da sua estatura. Quem diria que o mundo daria tanta volta? A Lava Jato está nos seus estertores, na beira do abismo que cavou com seus próprios pés. Como diria Nietzsche, um criminoso nunca está à altura do crime que cometeu. O advogado renomado Kakay previu um fim melancólico para o marreco de Maringá. Tantas fez o moço que está na rua da amargura. Não foi vítima de lawfare, não teve que comer o pão que o diabo amassou por ter arcado com um crime que não cometera, não teve que passar por inúmeras provações ao ver a interpretação das leis ser adaptada como uma luva para subsumi-lo, sob medida feito um terno bem cortado. Desde que o mundo é mundo, sabe como se faz para diferenciar um político de esquerda de um de direita? O de esquerda foi preso.

Aquele ser desprezível, venal, não segurou a pressão, num aguentou o tranco, está se retirando do país assustado, com medo, partindo para o Norte, desvelando ser um meninote frágil que só sabe jogar quando é o dono da bola. Talvez o Brasil seja o único país do mundo cuja elite, a despeito da sua arrogância em relação aos demais brasileiros, coloca em cima do pedestal outros povos mais “civilizados” que os desprezam, são supremacistas que põem no topo pessoas de outra estirpe e não eles próprios, considerando que aqueloutros os olham com desdém e não os veem como um deles. Deve ser duro suportar em seu íntimo tamanho complexo de vira-lata. Fico pensando em como o provinciano de fala fina vai se sair na “América” com aquela dicção. Não sabe se expressar nem em português.

Paulo

07/10/2020 - 21h31

“Mas se for para fazer um arranjo por cima, diz Lula, ‘eu já tenho idade demais, eu já vivi demais, eu já tenho experiência demais, e eu não vou ENGANAR O POVO MAIS UMA VEZ’ (grifo meu). ”

Seria um ato falho ou, assumidamente (ou dissimuladamente), a tão requerida autocrítica?

    Dani

    08/10/2020 - 11h20

    Pelo contexto, entendi que ele se refere ao fato de se aliar aos abutres pra governar….o que ele fez e muito durante seu mandato.

    jorge

    09/10/2020 - 09h19

    Ele falou isso em quanto tempo de live? não assisti a live e estou procurando.

      Paulo

      09/10/2020 - 22h52

      Não sei, Jorge! Estou reproduzindo o texto dO Cafézinho. Também não assisti…

Andre Luiz RRR

07/10/2020 - 21h18

Qual vai ser a estratégia? Poupar o miliciano e soltar os pitbulls em cima do segundo, provavelmente Ciro Gomes?

Germano

07/10/2020 - 21h18

Já vimos o final do PT, morreu.

Jerson7

07/10/2020 - 18h42

Tà chapado de pinga.


Leia mais

Recentes

Recentes