Menu

Candidatura de Sarto Nogueira (PDT) sinaliza a migração do voto útil em Fortaleza

Por Gabriel Barbosa O cenário eleitoral na cidade de Fortaleza, embora sinalize o favoritismo ao candidato bolsonarista Capitão Wagner (Pros) nas pesquisas, também caracteriza duas coisas relevantes no pleito alencarino: a maior rejeição ao nome de Luizianne (PT) com 29% e o crescimento de Sarto Nogueira (PDT) como opção viável ao segundo turno. Na última […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Gabriel Barbosa

O cenário eleitoral na cidade de Fortaleza, embora sinalize o favoritismo ao candidato bolsonarista Capitão Wagner (Pros) nas pesquisas, também caracteriza duas coisas relevantes no pleito alencarino: a maior rejeição ao nome de Luizianne (PT) com 29% e o crescimento de Sarto Nogueira (PDT) como opção viável ao segundo turno.

Na última pesquisa do Big Data, o pedetista já aparecia com 18% das intenções de voto, tecnicamente empatado (margem de erro de três pontos) com Luizianne Lins (PT) e como consequência, diminuindo a distância com Capitão Wagner (Pros) que aparece com 31%.

Adotando um discurso de continuidade em pautas emergentes como Saúde, Educação e Mobilidade, a campanha de Sarto têm reservado uma narrativa ofensiva em pontos que atingem diretamente os seus dois adversários diretos, como a alta desaprovação (66%) no final da gestão Luizianne (PT) em 2012 e a participação de Capitão Wagner (Pros) no motim da Polícia Militar do Ceará no início deste ano.

Foto: Divulgação / Capitão Wagner

Naquela ocasião, Wagner chegou a propor no Congresso a anistia dos amotinados. Felizmente, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), arquivou a proposta (inconstitucional) do militar.

Voltando ao tema central desta análise, a candidatura de Sarto, além do PDT, é coligada com mais nove partidos: PP-PTB-REDE-PL-DEM-PSB-PSDB-PSD-CIDADANIA. Sendo assim, essa ampla base facilita o voto “boca de urna” nos últimos momentos da campanha.

Desta forma, o crescimento de Sarto nas intenções de voto depende também do engajamento dessas candidaturas a vereador como canais de voto do eleitorado de base do atual prefeito Roberto Cláudio (PDT) e sobretudo, do voto útil em oposição aos dois candidatos. A conferir!

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Igor

26/10/2020 - 20h37

Fale para sua amiga para votar em quem ela acredita. Foi por essa falácia do “voto útil” que Heitor Férrer deixou de ir para o segundo turno em 2012 por conta dessas pesquisas…

Wesley Alves

26/10/2020 - 13h52

E essa percepção começa a ser cada vez mais presente em nosso meio. Hoje uma amiga me perguntou quem estava em segundo nas pesquisa, quando informei que era a Luiziane, ela me disse que então teria que votar no Sarto para evitar que a petista fosse ao segundo turno. Essa minha amiga informou ainda, que simpatizava mais com as ideias de um outro candidato, que está mais atrás nas pesquisas.

    Igor Peixe

    27/10/2020 - 17h31

    Wesley, diga para sua amiga para votar em quem ela simpatiza. Por causa de pesquisa eleitoral em 2012, o Heitor Ferrer não foi para o segundo turno.(Votaram em RC para para o Moroni não chegar lá)


Leia mais

Recentes

Recentes