Live do Cafezinho: balanço dos partidos de esquerda

Candidatura de Sarto Nogueira (PDT) sinaliza a migração do voto útil em Fortaleza

Por Gabriel Barbosa

26 de outubro de 2020 : 13h13

Por Gabriel Barbosa

O cenário eleitoral na cidade de Fortaleza, embora sinalize o favoritismo ao candidato bolsonarista Capitão Wagner (Pros) nas pesquisas, também caracteriza duas coisas relevantes no pleito alencarino: a maior rejeição ao nome de Luizianne (PT) com 29% e o crescimento de Sarto Nogueira (PDT) como opção viável ao segundo turno.

Na última pesquisa do Big Data, o pedetista já aparecia com 18% das intenções de voto, tecnicamente empatado (margem de erro de três pontos) com Luizianne Lins (PT) e como consequência, diminuindo a distância com Capitão Wagner (Pros) que aparece com 31%.

Adotando um discurso de continuidade em pautas emergentes como Saúde, Educação e Mobilidade, a campanha de Sarto têm reservado uma narrativa ofensiva em pontos que atingem diretamente os seus dois adversários diretos, como a alta desaprovação (66%) no final da gestão Luizianne (PT) em 2012 e a participação de Capitão Wagner (Pros) no motim da Polícia Militar do Ceará no início deste ano.

Foto: Divulgação / Capitão Wagner

Naquela ocasião, Wagner chegou a propor no Congresso a anistia dos amotinados. Felizmente, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), arquivou a proposta (inconstitucional) do militar.

Voltando ao tema central desta análise, a candidatura de Sarto, além do PDT, é coligada com mais nove partidos: PP-PTB-REDE-PL-DEM-PSB-PSDB-PSD-CIDADANIA. Sendo assim, essa ampla base facilita o voto “boca de urna” nos últimos momentos da campanha.

Desta forma, o crescimento de Sarto nas intenções de voto depende também do engajamento dessas candidaturas a vereador como canais de voto do eleitorado de base do atual prefeito Roberto Cláudio (PDT) e sobretudo, do voto útil em oposição aos dois candidatos. A conferir!

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

3 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Igor

26 de outubro de 2020 às 20h37

Fale para sua amiga para votar em quem ela acredita. Foi por essa falácia do “voto útil” que Heitor Férrer deixou de ir para o segundo turno em 2012 por conta dessas pesquisas…

Responder

Wesley Alves

26 de outubro de 2020 às 13h52

E essa percepção começa a ser cada vez mais presente em nosso meio. Hoje uma amiga me perguntou quem estava em segundo nas pesquisa, quando informei que era a Luiziane, ela me disse que então teria que votar no Sarto para evitar que a petista fosse ao segundo turno. Essa minha amiga informou ainda, que simpatizava mais com as ideias de um outro candidato, que está mais atrás nas pesquisas.

Responder

    Igor Peixe

    27 de outubro de 2020 às 17h31

    Wesley, diga para sua amiga para votar em quem ela simpatiza. Por causa de pesquisa eleitoral em 2012, o Heitor Ferrer não foi para o segundo turno.(Votaram em RC para para o Moroni não chegar lá)

    Responder

Deixe uma resposta