Menu

Ciro pede voto contra projeto de autonomia do Banco Central

O vice-presidente do PDT, Ciro Gomes, publicou vídeo com fortes ataques ao projeto de autonomia do Banco Central, que será votado hoje no Senado. Segundo o projeto, o presidente e os diretores do Banco Central não poderão ser indicados no primeiro dia do novo governo. Somente no terceiro ano de gestão, o presidente da república […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O vice-presidente do PDT, Ciro Gomes, publicou vídeo com fortes ataques ao projeto de autonomia do Banco Central, que será votado hoje no Senado.

Segundo o projeto, o presidente e os diretores do Banco Central não poderão ser indicados no primeiro dia do novo governo. Somente no terceiro ano de gestão, o presidente da república poderia indicá-los.

A medida visa desvincular a gestão do BC da política partidária, mas representa um golpe contra a soberania popular, que reduz o seu poder de influência sobre decisões centrais da economia.

Entretanto, o projeto não deve ser confundido com o de independência do Banco Central, visto que o presidente da república, mesmo com uma presidência e uma diretoria não indicadas por dele, ainda teria, em tese, o poder de sinalizar as taxas de juros, a inflação e o câmbio almejados.

Na prática, porém, a burocracia do Banco Central, que já tem enorme autonomia – e, em muitos casos, indiferença – em relação aos rumos da economia real, se torna ainda mais distante, independente e isolada da soberania popular, tornando-se quase um governo paralelo.

No Senado, Cid Gomes, irmão de Ciro, pediu que os senadores não votem um projeto de tal importância sem antes fazer um amplo debate com a sociedade.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Netho

04/11/2020 - 21h58

No Brasil só existem dois partidos. O de Tiradentes e o de Silvério dos Reis. Assim falava Barbosa Lima Sobrinho, o eterno presidente da ABI. Para passar a régua nos liberalismo de hospício e nos neoliberais cabeças de papel nada melhor do que a definição de Celso Monteiro Furtado, a respeito do palavrório em torno da independência e autonomia da suposta autoridade monetária no Brasil: ”É a privatização do Banco Central”. Prego batido; ponta virada. A bancocracia já deitava e rolava com a política monetária. Os bancocratas agora são donos de fato e direito do galinheiro com direito às chaves da satrapia.

Tony

04/11/2020 - 11h07

Os bancos centrais sao autonomos em qualquer lugar minimamente normal do mundo.

Paulo

03/11/2020 - 18h01

É óbvio que uma instituição tão ligada aos banqueiros quer autonomia, e, talvez, até independência. O dinheiro que rola é muito grande. Basta ver o empréstimo trilionário concedido aos bancos no começo da pandemia, e, mais recentemente, o projeto do PIX. É fria!

Gedeon

03/11/2020 - 15h29

É obvio que o BC deve ser independente…falta só isso e ir atrás das asneiras do Cirolipa.

Diógenes

03/11/2020 - 14h58

Não há a mínima dúvida que o Banco Central deve ser autônomo.

Alan C

03/11/2020 - 13h43

Qualquer sem minimamente pensante (isso exclui os camundongos da bozolândia, lógico) é contra essa pseudo-autonomia bandida e mafiosa do BC.

Vale dizer que Haddad se disse a favor durante a campanha de 2018, não sei se foi orientado e mudou de opinião.


Leia mais

Recentes

Recentes