Menu

Tecnologia está dando mais poder a investidores brasileiros?

Realizar investimento, quer seja em ações, índices, obrigações, mercados cambiais ou até criptomoedas nunca foi tão prático e rápido como atualmente. Com o avanço das tecnologias, recursos e ferramentas, que estão presentes em corretoras licenciadas, o investidor brasileiro tem acesso a milhares de ativos financeiros para realizar suas negociações e transações. Não há dúvidas que […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Realizar investimento, quer seja em ações, índices, obrigações, mercados cambiais ou até criptomoedas nunca foi tão prático e rápido como atualmente. Com o avanço das tecnologias, recursos e ferramentas, que estão presentes em corretoras licenciadas, o investidor brasileiro tem acesso a milhares de ativos financeiros para realizar suas negociações e transações.

Não há dúvidas que esse maior leque de opções acaba dando uma maior liberdade e variedade de investimento, o que representa um maior poder para o investidor brasileiro. Corretoras de excelência, como são o caso do Avatrade Mobile, não só apresentam gráficos e ferramentas para você negociar online, como também permitem que você possa abrir e fechar posições à distância de apenas alguns cliques.

Porém, tal como acontece com qualquer investimento que realizar, é crucial entender como cada setor se comporta e que tipo de operações você poderá realizar. Se lembre que com maior poder de investimento, surge também uma maior responsabilidade, sendo por isso importante investir em ativos nos quais têm o maior nível de conhecimento.

Existem mais alternativas e ativos para investir?

Ora, se há poucas décadas os investidores brasileiros estavam limitados a praticamente só investirem nos ativos que seus bancos lhes presenteavam, a realidade financeira e de investimento no país não poderia ser mais diferente hoje em dia. Isso porque, com cada vez mais corretoras de referência surgindo no Brasil, a rapidez, segurança e variedade de ativos disponíveis – nos mais diferentes setores -, permite que você somente invista nas condições e nos mercados nos quais você têm uma enorme confiança.

Além disso, sendo essa uma das regras básicas dos investidores de sucesso, nunca foi tão fácil como agora poder diversificar seus investimentos, acabando assim por não estar tão exposto a um determinado tipo de ativo, setor ou até mesmo empresa individual. Logo, deverá sempre entender como investir, se sentindo o mais confortável possível com suas posições, trading e até investimento a longo prazo.

Determinar seu perfil de investidor

Em uma fase em que existe tanta oferta de ativos e mercados financeiros para você investir, é crucial que, desde cedo, determine qual é seu perfil de investidor. Está buscando ter uma perspetiva mais de longo prazo em seus investimentos, ou então pretende mesmo ser pró-ativo e negociar regularmente suas posições.

De fato, esses dois perfis não poderiam ser mais diferentes e vão depender somente de seu conhecimento, objetivos e planejamento. Por exemplo, ao buscar um investimento a longo prazo, o ideal é que tente projetar o melhor possível como uma empresa ou um setor vai evoluir nos próximos anos.

Por outro lado, se quer usar os recursos das corretoras no Brasil, em sua plenitude, poderá querer ser mais ativo em seus investimentos, tendo a chance de os negociar (trading) regularmente, quer seja diariamente, semanalmente ou mensalmente. Nesse caso, o perfil do investidor muda, pois estará somente focado no comportamento do mercado em curtos espaços de tempo. Por isso mesmo, deverá estudar como funcionam tendências, situação política, econômica e social e também gráficos.

Tal como foi realçado, sua escolha irá depender do que pretende, mas também de suas capacidades e conhecimento. Contudo, o que é certo é que o avanço da tecnologia está possibilitando que você tome essas escolhas, um “luxo” que os investidores brasileiros de há duas décadas não tinham.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Edibar

11/11/2020 - 14h34

Bom artigo. Educação financeira e saber investir serão cruciais cada vez mais. E isso não é papo de quem ganhe muito ou seja egoista e queira somente enriquecer. Até mesmo para termos uma minima qualidade de vida na velhice isso será necessário.

André Guimarães

11/11/2020 - 11h15

Primeira vez que vejo esse tipo de coisa no Cafezinho… achei estranho e penso que não custa perguntar.
Com todo respeito: O Cafezinho está recebendo patrocínio do AvaTrade ltd. em cima desse artigo?
Me interesso muito por investimentos, mas mas não é esse o caso. Primeiro me pareceu um tema aleatório dentro do contexto do site, e mais estranho ainda é esse link no meio do texto:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.avatrade.mobile&hl=pt_BR

Efrem Ventura

11/11/2020 - 11h08

O sonho da esquerda brasileira se concretizando, ganhar dinheiro agilmente com o mercado, sem trabalhar e reclamando do Governo que nao dà emprego.


Leia mais

Recentes

Recentes