Paris Café: O que esperar da classe média para 2022?

Lula: “Eu acho que o Ciro Gomes é importante para o Brasil”

Por Redação

08 de março de 2021 : 09h56

Nesta segunda-feira, 8, o ex-presidente Lula (PT) falou pela primeira vez após a divulgação da pesquisa do IPEC que mostra o percentual de 50% em relação a potencial de voto no seu nome.

Entusiasta de uma candidatura que possa derrotar o presidente Jair Bolsonaro em 2022, Lula aposta que o capitão do exército será derrotado por um candidato progressista, seja do PT ou de outro partido de esquerda.

“Eu acho que o Bolsonaro vai perder as eleições, e a vitória será para alguém progressista, espero que seja para o PT. Acho que ele está armando o povo. Quem quer comprar arma, não é o trabalhador. O metalúrgico, o químico, o professor. As pessoas querem comprar comida, emprego. O Bolsonaro está vendendo armas para quem? Para uma elite, agrícola, ex-policiais, milicianos que lhe dão segurança, para a turma que matou Marielle. Se o PT voltar a ganhar as eleições, a gente vai desarmar o povo e recuperar o humanismo da sociedade brasileira, deixar esse ódio de lado. Só tem um remédio para este país: fortalecer a democracia”, disse ao El País.

Com energia revigorada após a possibilidade do Supremo Tribunal Federal (STF) julgar pela suspeição do ex-juiz Sérgio Moro nos casos do triplex de Guarujá e do sítio de Atibaia, Lula diz que poderá ser candidato desde que tenha apoio popular para isso.

“A única possibilidade que eu tenho de ser, porque eu não disputarei com ninguém, é se as pessoas entenderem que eu sou o melhor nome. Se não, me contentarei em ir para a rua fazer campanha para um aliado nosso. Pedi ao Fernando Haddad começar a lutar pelo Brasil, porque ele tem um passaporte diplomático de 47 milhões de votos conquistados em 2018, ele não pode ficar parado em casa. Tem que ir pra rua conversar sobre educação, emprego, sobre salário, custo de vida”

Sobre o vice-presidente Nacional do PDT, Ciro Gomes, o petista afirmou que não deixou de gostar do ex-governador que foi ministro da Integração Nacional no seu primeiro mandato e aliado desde sempre, mas que o pedetista se equivoca ao adotar o que classificou como “discurso antipetista”. Mas apesar da crítica, Lula considera Ciro um líder importante para o Brasil.

“Não tenho problema com Ciro Gomes. Gosto dele de graça, como disse outras vezes. Mas ele está equivocado e precisa compreender. Ele resolveu engrossar o discurso antipetista achando que vai ganhar votos da direita. Não vai. Isso que é grave. Não adianta falar mal do PT e da esquerda achando que vai ganhar voto do Doria. Se continuar discurso xenófobo contra o PT ele vai perder gente da base dele. Se teve 12% na última eleição ele pode cair. E eu acho que o Ciro Gomes é importante para o Brasil”

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

15 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Bassam

08 de março de 2021 às 16h27

O Ciro é muito crítico mas fala a verdade. Cansou de apoiar o PT e foi traído 50 vezes pelo Lula. E o Ciro é 100 vezes mais preparado que qualquer outro quadro progressista

Responder

Victor

08 de março de 2021 às 15h17

Que diferença de um estadista para um verborrágico odioso. Só comparar as declarações de Lula sobre ciro e vice-versa: é um abismo de civilidade.

Responder

Alexandre Neres

08 de março de 2021 às 14h33

A diferença de nível é gritante. Temos de respirar fundo antes de responder. O boquirroto já está soltando cobras e lagartos. Falando de “lulopetismo”, de candidato boneco, de que não caberia a Haddad ter se lançado candidato, que a oposição deveria sentar junta pra definir que rumo dar ao país (só ele que pode ser candidato), que Lula pensa primeiro nele e só em 15º no país, reproduz a tese de Merval Pereira de que tudo que Bolsonaro quer é disputar com o PT e assim por diante. Conhecem aquele ditado de que quando Paulo fala de Pedro diz mais de Paulo do que de Pedro? Pois é.

Responder

Joaquim

08 de março de 2021 às 14h22

Quem quer pegar passarinho não grita xô.

Responder

carlos

08 de março de 2021 às 13h57

O moderador do blog é irresponsável, e censurado, porque meu comentário a respeito do tema Ciro Gomes foi censurado se eu falei apenas a verdade? Assim caminha o blog o cafezinho de forma tendenciosa.

Responder

Alan C

08 de março de 2021 às 13h28

Não adianta falar só de um lado. Ciro crítica os erros da “esquerda” petista e os erros da direita tb, essa parte o Lula, estrategicamente, esqueceu de falar, pois, se dissesse, o ponto de vista dele ficaria, óbvio, sem sentido.
É essa hipocrisia que o Ciro crítica.

Responder

    Joel

    08 de março de 2021 às 16h19

    Ciro critica a hipocrisia dos outros, mas não a sua, que maior.
    Não faz critica, mas fofoca e algumas mentiras.

    Responder

Valeriana

08 de março de 2021 às 13h27

E’ verdade…os risadas que ele leva aos brasileiros ajudam bastante…kkkkkkkkkkkkk

Responder

Paulo Rogério

08 de março de 2021 às 13h01

“Se o PT voltar a ganhar as eleições, a gente vai desarmar o povo (…)”
Imagina como uma frase dessa vai soar nos grupos bolsonaristas. Inclusive entre aqueles que apoiam o Bolsonaro, mas não têm condições de adquirir uma arma.
O Lula está ficando burro, só pode. Não mede mais as palavras.

Responder

    Sebastião

    08 de março de 2021 às 18h44

    Lula precisa urgente ser comedido nas palavras. Ele periga sempre dar uns deslizes, que acaba ajudando o adversário.

    Responder

    Francisco*

    09 de março de 2021 às 13h29

    Paulo Jack, não vem com parte, pois o fato quem explica é o todo:

    QUEM QUER COMPRAR ARMAS, não é o trabalhador. O metalúrgico, o químico, o professor. As pessoas querem comprar comida, emprego.

    O BOLSONARO ESTÁ VENDENDO ARMAS para quem? Para uma elite, agrícola, ex-policiais, milicianos que lhe dão segurança, para a turma que matou Marielle.

    Se o PT voltar a ganhar as eleições, A GENTE VAI DESARMAR O POVO E RECUPERAR O HUMANISMO DA SOCIEDADE BRASILEIRA, DEIXAR ESSE ÓDIO DE LADO.

    Só tem um remédio para este país: FORTALECER A DEMOCRACIA”

    Responder

Erik

08 de março de 2021 às 12h47

“Se continuar discurso xenófobo contra o PT ele vai perder gente da base dele”. Pois é, votei em Ciro e não voto mais, justamente por essa opção antipetista dele.

Responder

Miramar

08 de março de 2021 às 12h34

Lula pode gostar de quem quiser, pois tem quem faça o serviço sujo por ele.

Responder

Felipe Augusto Candil de Carvalho Neves Felipe Candil

08 de março de 2021 às 12h19

Ele fala como se os 47 milhões que votaram no Haddad fosse Petistas convictos e ignorando que muitos que votaram no Bolsonaro um dia votaram nele.
Desses 47 milhões, muitos foram voto útil contra o Bolsa e do próprio Bolsa, muitos votos foram útil contra o PT.
Falar que Ciro vai perder sua base por seu discurso anti-pt é irreal pois claramente sua base só cresce e a possibilidade do voto útil do anti-Bolsa e ant-PT caber no espectro Cirista num eventual segundo turno é muito mais razoável do que ir para o segundo turno com esse tensionamento de polaridades, onde sinceramente eu creio que por agora, infelizmente o Bolso ainda ganharia se fosse hoje.

Tem muita coisa acontecendo por conta da pandemia e a economia está sendo destruída pela alternativa “liberal” de Paulo Guedes.

A análise esta posta, todos analistas progressistas que não se alinham ao PT tem leitura semelhante, então diante disso, pode-se inferir é que no fundo o PT esta contando com a desgraça de população para ter mais chances de ganhar um eventual segundo turno, por que mesmo com tudo que acontece agora em 08/03/2021, eles ainda teriam muita dificuldade em levar o segundo turno.
Em suma, a desgraça do povo favorece ao PT, unir-se agora quebraria o potencial de vitória da hegemonia Petista.
Só a desgraça do povo pode leva-los a vitória! Dessa forma deixo a pergunta para reflexão e comparação, que outro candidato , também lucra com essa desgraça ?

Responder

carlos

08 de março de 2021 às 11h44

Pois eu acho o Ciro, não importante, o PDT de Leonel Brizola, e Darcy Ribeiro, isolando o Ciro, aí sim porque o Ciro é esse 10% que acompanha ele por onde for, nada mais além disso, agora se disserem que o PSDB sem está dividido no sul e sudeste seria a grande sacada isso seria, porque tem lastro, em todas as regiões do Brasil.

Responder

Deixe uma resposta