Menu

Empresa pública de comunicação da Alemanha se enfurece com mentiras de Bolsonaro sobre Merkel

Nesta quinta-feira, 25, a Deustche Welle, grupo de comunicação pública da Alemanha, com atuação em diversas línguas, inclusive em português, afirmou, no título de matéria, que Bolsonaro “mente” ao afirmar que a primeira ministra, Angela Merkel, cancelou o lockdo no país. A notícia virou capa no site da DW! Leia a reportagem na íntegra! Bolsonaro […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Nesta quinta-feira, 25, a Deustche Welle, grupo de comunicação pública da Alemanha, com atuação em diversas línguas, inclusive em português, afirmou, no título de matéria, que Bolsonaro “mente” ao afirmar que a primeira ministra, Angela Merkel, cancelou o lockdo no país. A notícia virou capa no site da DW!

Leia a reportagem na íntegra!

Bolsonaro mente sobre cancelamento de lockdown de Páscoa na Alemanha

Presidente disse que Merkel cancelou confinamento mais rígido na Semana Santa “porque efeitos de fechar tudo seriam mais graves que o vírus”. Mas recuo ocorreu por dificuldades de planejamento e cronograma apertado.

Em meio a seguidos recordes de mortes por covid-19 no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro comentou nesta quinta-feira (25/03) o anúncio da chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, de cancelar um lockdown rígido no país europeu previsto para a Semana Santa.

Falando a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, o presidente mentiu sobre as razões do cancelamento, encaixando de maneira distorcida o episódio em sua própria agenda negacionista da pandemia e de oposição a medidas rígidas de confinamento.

“A Angela Merkel, ia ter um lockdown rigoroso lá e ela cancelou, pediu desculpas. Ela falou lá, segundo a imprensa, que os efeitos de fechar tudo são muito mais graves do que os efeitos do vírus, palavras delas, não é minha não”, disse Bolsonaro.

No entanto, a chanceler Merkel nunca disse que os efeitos de um fechamento geral seriam mais graves que os do vírus. Na quarta-feira, ao anunciar o cancelamento do lockdown de Páscoa, Merkel afirmou que a forma como a medida havia sido anunciada “foi um erro”, mas citou que o recuo ocorreu por causa de dificuldades burocráticas, pelo curto espaço de tempo para implementar as medidas e pela natureza vaga do anúncio original. “Infelizmente, não planejamos suficientemente”, disse a chanceler.

“A ideia de uma paralisação na Páscoa foi elaborada com as melhores intenções, porque precisamos urgentemente desacelerar e reverter a terceira onda da pandemia”, disse a líder alemã. “No entanto, a ideia foi um erro. Havia boas razões para optar por ela, mas ela não pode ser implementada suficientemente bem nesse curto período de tempo”, completou. Merkel não minimizou o vírus nem apontou que os efeitos econômicos seriam piores.

Na madrugada de terça-feira, Merkel e os 16 governadores da Alemanha anunciaram a imposição de um lockdown especial de Páscoa, que previa um longo feriadão de cinco dias consecutivos, obrigando o fechamento de quase todo o comércio, indústria e outros setores econômicos por dois dias extras – em tempos normais o fechamento de Páscoa tem duração de três dias. Além disso, igrejas não poderiam celebrar missas presenciais, entre outras medidas.

Caso fosse implementado, este seria um dos lockdowns mais rígidos já vistos na Alemanha em meses. A decisão original foi tomada após mais de 12 horas de reunião entre Merkel e os governadores. O objetivo era frear o crescimento de novos casos de covid-19 no país, que tem sido exacerbado pela circulação de variantes mais infecciosas.

Críticas

Mas ao longo de terça-feira o anúncio foi alvo de críticas em vários estratos da sociedade alemã, por razões variadas. Setores da economia reclamaram que o anúncio deixava muitas questões em aberto, não previa medidas financeiras para compensar lojistas e indústrias e não dava uma janela suficiente para fábricas reorganizarem sua produção.

Igrejas também afirmaram que não foram consultadas sobre a proibição de missas presenciais no feriado mais importante do cristianismo, e argumentaram que as cerimônias são possíveis com medidas básicas de distanciamento e higiene.

Autoridades municipais, por sua vez, apontaram que a imposição de medidas rígidas em tão curto espaço de tempo poderia provocar aglomerações no comércio nos dias que antecederiam o feriadão prolongado.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

carlos

28/04/2022 - 19h13

Zé galinha, ficaria pq. Ele tá prá galinha do prá Frango.

Rudolfo Strassmann

31/07/2021 - 05h15

ZURROU de novo!

alex

26/03/2021 - 12h26

Na Alemanha nao sabiam a data certa da Pascoa desse ano e por isso nao deu tempo de organizar o “loquidaum”….kkkkkkkkkkk

dcruz

26/03/2021 - 10h19

Será que esse cara não respeita mais ninguém, não consegue falar a verdade, uma sequer. Por isso ele é tido como um mito entre seus irrecuperáveis bovídeos, só que é um mitômano, um dos sintomas da personalidade psicótica típica do bozo. Também funciona como um velho truque de advogados que falam um absurdo sabendo de antemão que o juiz mandará não ser levado em conta pelo júri, mas falou o que queria dizer, mesmo como mentira.

Luiz

26/03/2021 - 09h56

O Bozo consegue atrapalhar até em outros países.

Galinha Zé

26/03/2021 - 09h38

Esse otário vive de mentiras, é uma mula incompetente.

Uganda

26/03/2021 - 09h18

Nao deu tempo de organizar o “loquidaum” porque nao sabiam a data certa da Pascoa desse ano, deve ser por isso…

Tony

26/03/2021 - 09h12

O lockdown nao deu certo a primeira vez no ano passado e nao darà novamente….até hoje nao hà nenhuma comprovaçào cientifica dos beneficios dessa medida troglodita e nunca teremos.


Leia mais

Recentes

Recentes