Menu

Pesquisa mede força do bolsonarismo na sociedade

Um levantamento divulgado pelo Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação mostra que o “bolsonarismo” como movimento político está em fase crescente no Brasil. Embora Jair Bolsonaro seja um desastre no quesito institucional no governo, sua corrente tem se espalhado pelo país. Tanto é que 67,7% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro deu pouca importância […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Um levantamento divulgado pelo Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação mostra que o “bolsonarismo” como movimento político está em fase crescente no Brasil.

Embora Jair Bolsonaro seja um desastre no quesito institucional no governo, sua corrente tem se espalhado pelo país. Tanto é que 67,7% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro deu pouca importância à pandemia, prejudicando a recuperação do Brasil.

Porém, de acordo com a pesquisa, 22,2% dos brasileiros acreditam que a terra é plana, outros 50,7% afirmam que o coronavírus foi criado pelo “comunismo chinês” e mais 56,4% acreditam, sem provas, que os hospitais recebem dinheiro para aumentar o número de pacientes mortos pela Covid-19.

Outro dado alarmante para a democracia brasileira é que 50,6% afirmam ser favorável a um golpe de estado caso os índices de corrupção sejam estonteantes. Em 2018, quando Bolsonaro ainda era um postulante ao Palácio do Planalto, esse número era de 47,8%, caiu para 39,2% em 2019, apresentou uma nova queda em 2020 com 29,2% e agora em 2021 bateu o recorde de 50,6%.

Em outro gráfico, a pesquisa mostra que pautas conspiratórias não são acreditadas somente por eleitores que votaram em Bolsonaro nas eleições de 2018. Por exemplo, 52% dos eleitores que votaram em outros candidatos acreditam que os hospitais são pagos para declarar que existe mais óbitos por Covid-19. Já outros 45,6% do mesmo recorte acreditam que o coronavírus foi criado pela China.

Outro ponto bastante marcado na corrente bolsonarista é o declínio na credibilidade das TV’s comerciais, cerca 62,6% dizem não confiar na Rede Globo ante 41,7% que afirmam não confiar na Rede Record. Mas o número de pessoas que confiam na Record, 11,2% é quase o dobro daquelas que confiam na Globo.

O levantamento realizou 2.031 entrevistas entre os dias 20 e 27 de abril com margem de erro 2,2% para mais ou para menos.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ronei

10/05/2021 - 07h44

Que força???? A pesquisa mostra que o bolsonarismo não é unanimidade nem entre o gado.

Carlos Jose

10/05/2021 - 07h32

Lula vai voltar, nunca votei em Lula e vou votar em 2022, nome mais forte para derrubar o genocida.

Marta

09/05/2021 - 19h21

O lulopetismo obsecado pelo poder une a extrema direita pelo sentimento do antipetismo. Foi só Lula se confirmar candidato, Bolsonaro, que estava em queda, volta a crescer nas pesquisas. Daqui alguns meses despontará como favorito, a medida que o Lula vai dando sinais que pretende retornar ao poder levando consigo a corja do MDB que junto com o PT foi responsável pelo Petrolão e outros escândalos. O PT não se importa com o país, o PT só se importa com o PT e o poder.

    José Ricardo Romero

    10/05/2021 - 09h21

    Marta, se me permite, faço minhas as suas palavras. Você está certíssima,

Ronei

09/05/2021 - 19h09

A esquerda està perdendo tempo apostando de novo nos velhos falidos de sempre que os brasileiros estao cansados de ver.

Deveriam lançar alguns jovens para que façam esperiencia e comecem a crescer para o futuro.

2022 sem chance, estao perdendo tempo inutilmente.

Paulo

09/05/2021 - 18h29

Não pode ser sério que 1 em cada 5 brasileiros acreditem mesmo que a Terra é plana. Aguardo outras pesquisas! Bolsonaro fez aflorar a ignorância, a truculência, a estupidez, mas ele não pode ser responsabilizado por essa estultície da Terra plana…Essa “glória” fica para o próprio ignorante…

dcruz

09/05/2021 - 18h28

Inacreditável. Mas é a pura verdade e nem precisa dizer qual é a prova viva disso.

Censura

09/05/2021 - 14h20

Com outro nome foi publicado…

Abs

Alan C

Censura

09/05/2021 - 14h17

VAMOS VER SE COM OUTRO NOME APARECE

Prezado Gabriel,

Acho que é a primeira vez que me refiro à vc de forma direta e já deixo aqui meus cumprimentos.
Porém, se me permite, vou fazer uma crítica à sua matéria.
No terceiro parágrafo vc usa a expressão “os brasileiros acreditam”, quando na verdade a suposta pesquisa foi feita apenas com os apoiadores do palhaço bozo, portanto recomendo – fortemente – uma correção, pois a diferença do extrato “apoiadores do bozo” para o extrato “brasileiros”, convenhamos, é bem diferente.
Além disso, fiquei curioso pelo tal instituto que, pra ser sincero, nem conhecia, e ao clicar no link em vermelho, achando que me levaria ao site do instituto, caí numa matéria do portal UOL de título “Brasileiros se posicionam à direita e acreditam em conspiração na pandemia”, ou seja, vc não fez uma matéria com base na suposta pesquisa do instituto, mas sim uma matéria baseada em outra matéria que supostamente se baseou na pesquisa do instituto… E repare em mais uma coisa estranha, o jornalista do UOL, Leonardo Avritzer, cita um livro de título “Governo Bolsonaro: retrocesso democrático e degradação política” e depois cita apenas “Novos dados de opinião pública”. No meio da matéria cita a tal pesquisa do instituto, porém, tive a curiosidade que talvez vc não teve, de acessar o site do tal instituto (https://www.institutodademocracia.org), e pasme, não há pesquisa nenhuma citada lá… Estranho, não?!
Trocando em miúdos, vc caiu no conto do vigário e fez uma matéria sobre a opinião de um jornalista bolsominion….

Minha recomendação respeitosa: apague esta matéria.

Abs

Tony

09/05/2021 - 14h15

É pra rir dessa palhaçada ?


Leia mais

Recentes

Recentes