Cafezinho & Cinema: conversa com Ducca Rios, diretor de Meu Tio José

Ex-presidente do BNDES é o novo integrante da equipe de pré-campanha de Ciro Gomes

Por Redação

11 de maio de 2021 : 13h53

O pré-candidato ao Palácio do Planalto em 2022, Ciro Gomes (PDT), convidou o ex-presidente do BNDES no Governo Temer, Paulo Rabello de Castro (PSD-RJ), para fazer parte de sua equipe de pré-campanha. Economista de formação, Rabello tem mestrado e doutorado na Universidade de Chicago (EUA), polo do liberalismo econômico.

De acordo com a Folha, Ciro e Rabello conversaram por telefone há 20 dias. A iniciativa de colaborar com a equipe do pedetista partiu do próprio Rabello, que se comprometeu a auxiliar o presidenciável na parte econômica. Os dois devem se encontrar pessoalmente assim que a pandemia amenizar.

“Ele (Rabello) me ligou e me deu uma grande alegria, dizendo que estava vendo a minha luta e que tinha a vontade de ajudar”, afirmou Ciro.

No seu rol de conversas, o ex-ministro já mantém diálogo com outros economistas liberais como Persio Arida e André Lara Resende que lideraram a formulação do Plano Real quando Ciro era Ministro da Fazenda do Governo de Itamar Franco em 1994.

Já na esfera desenvolvimentista, o líder pedetista também conversa com Delfim Netto, Luiz Carlos Bresser Pereira e o professor da Unicamp, Luiz Gonzaga Belluzzo, todos defensores do papel do Estado na economia.

Apesar de ter estudado na mesma Universidade do atual ministro da Economia, Paulo Guedes, Rabello afirma que não existe nenhuma afinidade com as falácias e práticas defendidas pelo ‘Posto Ipiranga’.

“O Brasil precisa de um liberalismo popular, não do liberalismo financista do ministro Paulo Guedes”, deixou claro.

Sobre a possível narrativa que deve ser criado de que o economista seria uma espécie de ‘Posto Ipiranga’, Rabello adverte:

“Falar em posto Ipiranga é repetir uma babaquice que não se aplica ao candidato Ciro Gomes, que já tem a economia na cabeça, foi até ministro da área. O governo do Ciro terá como presidente um individuo de personalidade fortíssima”, adiantou.

Sobre as privatizações, o economista disse que é favorável, mas não do jeito que governos anteriores e o de Bolsonaro promovem e citou o exemplo mais recente, o da Eletrobras.

“Os financistas do governo querem pegar a Eletrobras e passar a ferro. A empresa está muito subavaliada”, disse.

“Distribuir o capital estatal ao povo é essencial”, completou.

O foco de Rabello será de aproximar Ciro dos agentes do mercado financeiro que querem distância do pedetista pelo seu perfil de estadista e seu discurso nacional-desenvolvimentista.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

6 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Oblivion

11 de maio de 2021 às 21h40

Parece q em 22 escolheremos entre um desgoverno q de tao ruim (patético, desprezível, incompetente, etc) nem bnds parece ter (bozo); outro que durante os anos q governou apostou nos campeoes nacionais ( e q campeoes né (sic)… Ccorreia, odebrecht, etc, com a jbs como cereja do bolo) (lula); e agora um q coloca o presidente do bnds da era temer e q quer aproximar o ciro do mercado financeiro (ciro). Parece q a estratégia do ciro tem sido nesmo perder apoiadores, e pelas pesquisas ele tem conseguido. Ciro, traz o amoedo pra vice….

Responder

Ugo

11 de maio de 2021 às 19h59

Esse danado do Cirolipa tem na cabeça a fórmula mágica para tirar todo mundo do SPC mas não conta pra ninguém nem sob torturar, uma mente econômica de outro nível….kkkkkkkkkkkk

Responder

    Victor

    12 de maio de 2021 às 01h57

    Larga de ser interditado. Vai ler. A proposta do SPC é pública, notória e realista, pois é aplicada por governos aqui no NE.

    Responder

    Elio Junior

    12 de maio de 2021 às 05h29

    Recomendo que veja com mais detalhes os videos do Ciro e talvez, leia seu livro: Projeto Nacional, o Dever da Esperanca. Ciro mostra os detalhes do seu macro plano economico em que a reforma nas taxacoes e alivio de crédito é um dos motores apenas. Ele especifica detalhadamente como vai fazer, recomendo que pesquise mais a respeito.

    Responder

    Ulisses

    12 de maio de 2021 às 11h20

    Como é que é?
    Não só ele falou sobre o programa do SPC INÚMERAS vezes como também já é praticado no Ceará…
    Videozinho para garotos de 5 anos entenderem:

    https://youtu.be/3v5pyL25Fs4

    Responder

    Gabriel Cattan

    12 de maio de 2021 às 20h50

    Que ísso mano, tá detalhado no programa de governo, falou em diversas entrevistas e é realizado sistematicamente no Ceará.

    Responder

Deixe uma resposta