Menu

Nível de isolamento social despenca no Brasil, aponta pesquisa

Nesta segunda-feira, 17, o Datafolha divulgou um levantamento sobre o nível de isolamento social no Brasil. Essa prática tem sido adotada no mundo inteiro como a prevenção mais eficaz contra a transmissão do novo coronavírus e é constantemente atacada por Jair Bolsonaro com seu discurso negacionista. De acordo com a pesquisa, o nível de brasileiros […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Eduardo Frazão/Exame

Nesta segunda-feira, 17, o Datafolha divulgou um levantamento sobre o nível de isolamento social no Brasil. Essa prática tem sido adotada no mundo inteiro como a prevenção mais eficaz contra a transmissão do novo coronavírus e é constantemente atacada por Jair Bolsonaro com seu discurso negacionista.

De acordo com a pesquisa, o nível de brasileiros que estão seguindo o isolamento social é de apenas 30%, ou seja, três a cada brasileiros afirmaram que não estão saindo de casa. Em abril do ano passado, esse índice era de 72% e em março deste ano, foi de 49%.

Desse percentual de 30%, apenas 2% declaram não sair de casa sob hipótese alguma ante o 8% registrado a março de 2021 e índice muito longe dos 18% registrados pelo Datafolha em abril do ano passado.

Já 28% afirmam que somente saiam de casa quando é inevitável. Em março, quando o país enfrentava a segunda onda da Covid-19, o nível era de 41%. Ou seja, uma queda de 13% no nível de isolamento social.

Fonte: Datafolha
Fonte: Datafolha
Fonte: Datafolha

Com a queda no valor do auxílio emergencial que varia entre R$150 para uma pessoa e R$375 para uma família, muitos brasileiros estão se vendo forçados a saírem de casa para complementar o auxílio com esses valores irrisórios.

A pesquisa mostra que 63% entre quem afirma sair de casa para trabalhar e fazer outras atividades declaram tomar as medidas de prevenção como o uso da máscara e o álcool em gel. No entanto, esse nível é recorde desde o início da pandemia e em relação a março deste ano, quando esse universo da pesquisa representava 47%.

Outros 7% declaram viver normalmente mesmo com a grave situação gerada pela pandemia no Brasil.

O Datafolha realizou 2.071 entrevistas presenciais, entre os dias 11 e 12 de maio, em 146 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes