Paris Café: O PT tem um projeto de governo? Qual é?

Ex-secretário de Saúde do AM afirma na CPI que ‘capitã cloroquina’ deu ênfase ao tratamento precoce em visita a Manaus

Por Redação

15 de junho de 2021 : 13h17

Em seu depoimento a CPI da Pandemia no Senado Federal, o ex-secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, afirmou que a secretária do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como ‘capitã cloroquina’, deu ênfase ao tratamento com medicamentos ineficazes contra a Covid-19. Isso foi externado em sua visita a Manaus dias antes do colapso na cidade, em janeiro deste ano.

“No dia 4 de janeiro recebemos a dra. Mayra Pinheiro, na primeira reunião pela manhã 8 horas no auditório do Hospital Delphina Aziz, onde foi convocada, a sua assessoria convocou e vimos uma ênfase da dra. Mayra Pinheiro, em relação ao tratamento precoce”, revelou.

Em maio, quando prestou depoimento a comissão, a médica disse que o Ministério da Saúde nunca recomendou o tratamento precoce, mas que apenas sugeriu doses seguras para a utilização por médicos, que teriam autonomia para prescrever a medida considerada ineficaz.

Na sua intervenção, a senadora e representante da bancada feminina, senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), abordou o envio de hidroxicloroquina ao estado do Amazonas e reiterou ao ex-secretário que no dia 8 de janeiro, “Mayra Pinheiro envia 120 mil comprimidos de hidroxicloroquina”.

Como resposta, Campêlo justificou que o Amazonas estava com “o estoque zerado” e confirmou que o lote do medicamento inútil era para o “tratamento da Covid”.

“Na rede estadual não faz atendimento precoce, não orientava uso da cloroquina para atendimento da Covid. Isso é ato médico, que cada um faz de acordo com sua opinião”, falou depois.

Assista a CPI na íntegra!

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Tony

15 de junho de 2021 às 13h34

É o óbvio…. qualquer doença quanto mais cedo é diagnósticada e tratada melhor é.

Qual seria a novidade nisso ?

Responder

    Paulo

    15 de junho de 2021 às 22h22

    Ah, Andressa, Andressa, já fostes bem melhor, rsrsrs…

    Responder

Deixe uma resposta