Paris Café: O PT tem um projeto de governo? Qual é?

Foto: AP Photo / Silvia Izquierdo

Cláudio Couto analisa estratégia de Ciro Gomes

Por Redação

20 de junho de 2021 : 19h56

O cientista político e coordenador do Mestrado em Gestão e Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas, Claudio Couto, analisou a estratégia adotada pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT), pré-candidato a presidência da República.

Couto analisou que os ataques do pedetista contra o ex-presidente Lula (PT) não é rentável para a candidatura de Ciro, pois segundo ele, “aliena uma boa parte do eleitorado mais a esquerda, que vai ficar com birra”.

“Essa estratégia dele [Ciro], no meu entendimento, é pouco provável que seja tão frutífera. Porque, ao bater no Lula da maneira como está batendo, de forma muito violenta, aliena uma boa parte do eleitorado mais à esquerda, que vai ficar com ‘birra’”, disse a Carta Capital.

O cientista político também observou que o resultado dessa postura de Ciro contra Lula é incerta para conquistar até os eleitores de centro-direita e direita.

“Quando ele dobra a aposta, me parece que a alienação desses setores em relação à candidatura do Ciro aumenta. E tenho dúvidas de que o Ciro vai conseguir conquistar o coração de uma parte desses eleitores mais à direita, sobretudo os de centro-direita e direita”.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

10 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

marco

21 de junho de 2021 às 15h20

A de Ciro estratégia esta em consonância com o pensamento da maioria esmagadora de seus apoiadoes que não desejam mais ser cativos da falsa cismogênese ,neoliberalismo “raiz” se contrapondo ao neoliberalismo “nutella”.
Quanto mais atacam a candidatura mais pessoas se unem a idéia de perseguir uma meta, uma mudança estruturante para o país.

Responder

Ataliba

21 de junho de 2021 às 10h58

O Ciro fala do lulopetismo e da mesma forma fala do bolsonarismo!
Porque a verdade dói tanto em certos grupos apaixonados?
Bolsonaro é só uma anomalia do sistema, e esse sistema é composto de Mídia-Rede bobo, MDB, PT e PSDB. Bolsonaro é o que fugiu do controle. Filho do estelionato do PT com a mamãe Grobo.
Nasceu, agora embalem que o filho é de vocês!
Projeto de país? Só o Ciro tem! Ciro2022!

Responder

Vinicius

21 de junho de 2021 às 10h01

Essa estória de chamar Lula de ladrão é tão triste quanto ridícula. Se houvesse uma única prova disso eu, e creio que boa parte da esquerda não o apoiariam mais!!

Responder

    André Moraes

    27 de junho de 2021 às 02h04

    Uma pergunta simples: se ficar comprovado que o Sr. Ricardo Barros, como todos sabemos, operou um esquema de corrupção no processo de compra da vacina Covaxin, na sua opinião, o esquema alcança o Bolsonaro, posto que ele sabia do que estava acontecendo??
    Poxa, na boa, Palocci devolveu 100 milhões e ficou com 40…

    Mas, para mim, a grande corrupção do Lula nem é essa, mas não ter feito as reformas que o país precisa, mesmo tendo tido 4 mandatos. Nada foi institucionalizado, só programas que mantém o cabresto curto, o povo dependente. Não lhe causa intriga que um governo de (sic) esquerda seja tão querido pelo dito “mercado”? Esquerda não é só retórica. Na minha opinião, a estratégia do Ciro é a verdade, sem mimimi “ainnn não pode falar mal do Lula”, não dá.

    Responder

Valeriana

20 de junho de 2021 às 20h16

A estrategia do Ciro é pelo menos coerente com os fatos que vieram a tona nos ultimos anos sobre Lula e seus comparsas.

Sao os amongolados petistas fingem de nao saber que Lula é um pilantra, esse é o poder de ideologias trogloditas.

Responder

    Batista

    21 de junho de 2021 às 11h05

    ‘Lula É um pilantra’, tanto quanto a desvairada que isso afirma NÃO É uma pilhéria.

    Responder

Bandoleiro

20 de junho de 2021 às 20h14

A unica véz que Cirolipa acerta algo é criticado…o eleitorado mais a esquerda vota pro Lula até ele estar vivo.

Lula é uma tranqueira e a maioria dos brasileiros sabem que é um ladrao de galinhas…o problema é que o Cirolipa é associado indissoluvelmente ao mesmo e nao vai conseguir se liberar disso.

Responder

Ricardo JC

20 de junho de 2021 às 20h14

Quando será que todos vão entender que não se trata de “estratégia” do Ciro Gomes. Ele é isso que está aí. Quando contrariado, atira para todos os lados, feito um menino mimado. Já deu mostras suficientes que prefere Bolsonaro à Lula. Só não vê quem não quer…

Responder

    Max Wendell

    21 de junho de 2021 às 06h26

    Esse foi o comentário mais babaca que já viu, acredito que não exista outra que bata tanto no Bolsonaro igual Ciro nem o Lula que é chamado hora ou outra de ladrão pela família Bolsonaro e o Lula por sua vez não diz nada, pois quer ele na disputa pra facilitar sua vida.

    Responder

    André Moraes

    27 de junho de 2021 às 02h09

    Uma pergunta simples: se ficar comprovado que o Sr. Ricardo Barros, como todos sabemos, operou um esquema de corrupção no processo de compra da vacina Covaxin, na sua opinião, o esquema alcança o Bolsonaro, posto que ele sabia do que estava acontecendo??
    Na boa, Palocci devolveu 100 milhões e ficou com 40…

    Mas, para mim, a grande corrupção do Lula nem é essa, mas não ter feito as reformas que o país precisa, mesmo tendo tido 4 mandatos. Nada foi institucionalizado, só programas que mantém o cabresto curto, o povo dependente. Os ricos ficaram mais ricos! Os pobres surfaram nos programas enquanto duraram. Não lhe causa intriga que um governo de esquerda seja tão querido pelo dito “mercado”? Esquerda não é só retórica. Na minha opinião, a estratégia do Ciro é a verdade, sem mimimi “ainnn não pode falar mal do Lula”, não dá.

    Responder

Deixe uma resposta