Menu

Pesquisa Quaest confirma queda livre de Bolsonaro

Uma nova pesquisa eleitoral para 2022, divulgada hoje pela Veja, confirma o que várias outras já vem sinalizando: uma desidratação acelerada do bolsonarismo. É uma queda livre e radical! A pesquisa, realizada pelo instituto Quaest, foi encomendada pelo banco Genial Investimento. Não me parece provável que uma instituição financeira tenha interesse em favorecer candidaturas de […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Uma nova pesquisa eleitoral para 2022, divulgada hoje pela Veja, confirma o que várias outras já vem sinalizando: uma desidratação acelerada do bolsonarismo.

É uma queda livre e radical!

A pesquisa, realizada pelo instituto Quaest, foi encomendada pelo banco Genial Investimento. Não me parece provável que uma instituição financeira tenha interesse em favorecer candidaturas de esquerda, então podemos colocar de lado, desde já, teorias de conspiração.

Outra observação importante: pesquisas devem ser consumidas com muita moderação, sem que os apoiadores de um ou outro candidato se empolguem demais ou se deprimam com seus resultados. Porque elas erram, e muito. Mas elas são fundamentais para entendermos a dinâmica do momento.

Na espontânea, Lula e Bolsonaro detêm juntos cerca de 40% dos votos. Ciro Gomes tem 1%. Outros 57% afirmaram estar indecisos.

Não seria correto confundir esses indecisos como potencial para terceira via, pois a um ano da eleição, é normal que a maioria dos eleitores ainda não saiba dizer um nome.

A tendência é que eles sigam algum dos candidatos já escolhidos, no caso Lula ou Bolsonaro. Essa tendência se expressa na pesquisa estimulada, quando o número de indecisos cai para 8% a 10%.

Os votos nulos ou brancos tem percentual igual na espontânea e na estimulada, de 3%.

Na pesquisa estimulada, temos 4 cenários. As variações se dão em torno do nome da “quarta via”, que seria um candidato de centro-direita: Doria, Eduardo Leite, Jereissati ou Rodrigo Pacheco.

Optamos por fazer uma tabela e um gráfico próprios, com votos válidos do cenário 3, com Eduardo Leite, que nos parece, no momento, o nome mais provável a ser lançado pelo PSDB.

Lula lidera em todos os quatro cenários, com 43% a 45%.

No cenário 3, Lula teria 51% dos votos válidos, o que significaria uma vitória no primeiro turno.

Bolsonaro, por sua vez, mantém lugar garantido no segundo turno, com votos totais oscilando de 28% a 29%, e válidos em torno de 32%.

A terceira via, até o momento, é lugar garantido de Ciro Gomes, que pontua de 10% a 11%, ou 13% dos votos válidos.

Os números indicam a cristalização – até o momento – de um ambiente extremamente polarizado entre Lula e Bolsonaro, e uma terceira via ainda muito distante de mudar isso.

Mais importante: a pesquisa indica a derrota de Bolsonaro. O fato do terceiro lugar ser ocupado por Ciro Gomes, com seus 13% de votos válidos, é mais um sinal da debilidade de Bolsonaro, porque mostra que Bolsonaro parece não ter mais para onde crescer.

Se houver segundo turno, e se for um embate entre Lula e Bolsonaro, os votos de Ciro Gomes tendem a migrar, em sua maioria, para Lula, o que é outro indicativo da expectativa de derrota do atual presidente da república.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marcos

08/07/2021 - 03h53

Pede o luladrao para dar uma volta na rua para ver a popularidade dele!!

Carlos Santos

07/07/2021 - 20h24

Lula vai ganhar no 1o turno!
Não adianta forçarem terceira via bolsogay, que sai da armário quando todo mundo já sabia; terceira via Coroné, pois já vimos no que deu o Capitão; nem terceira via que estava no governo.
Quem apertou 17 ou foi à Paris não merece voto de ninguém!

jose carlos rodrigues arana

07/07/2021 - 18h47

O que chama a atenção, não só desta pesquisa, mas como nas demais pesquisas publicadas pelo blog, é que na pesquisa estimulada, há o baixo número de indecisos/nulos mesmo estando tão distante as eleições.

Damião Bonfim

07/07/2021 - 14h28

Curioso é essa mesma revista Veja festejar, no dia de ontem, uma suposta ascenção de Moro como terceira via, segundo uma pesquisa divulgada, onde ele apareceria com 7%, mas não dar a menor importância ao fato de que na Exame, Ciro chega a pontual 16% e, e agora, diante dos 10% a 11%, a Veja preferir comentar 1% de Ciro, na espontânea. Informação ou manipulação? Pesquisa só serve para influenciar quem não tem opinião, a fim de que esse surfe na onda que mais convêm a que domina a informação. Fato é que hoje, o único candidato que demonstra potencial para se contrapor à polarização, é Ciro, O problema ´é que esse não é o candidato da grande mídia. Se Mandetta, Eduardo Leite ou Doria aparecesse com o percentual que Ciro vem aparecendo, o entusiasmo de se falar de uma terceira via seria maior que os números que eles recebesse. Tudo é, notoriamente, é questão de interesse, não de informação.

Paulo

07/07/2021 - 12h24

Esse calhorda tá rifando o patrimônio e o serviço públicos. Teria que ir ao inferno, isto sim. O chão é pouco…

Que carma do Ciro. Sempre perseguido pelo 13.

07/07/2021 - 12h19

Que carma do Ciro. Sempre perseguido pelo 13.

Ronei

07/07/2021 - 11h57

“Não me parece provável que uma instituição financeira tenha interesse em favorecer candidaturas de esquerda, então podemos colocar de lado, desde já, teorias de conspiração.”

A nao…?

Em quais governos eram pagos 12% de juros do tesouro direto pagos por quem acorda cedo para trabalhar ?
Em quais governos os bancos fizeram recordes de lucros pagos por quem acorda cedo para trabalhar ?

Em quais governos os bancos distribuiam cartoes de credito para todo mundo colocando milhoes de brasieliros no SPC ?


Leia mais

Recentes

Recentes