Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Foto: Dida Sampaio/ Estadão Conteúdo

Fux manda recado à Bolsonaro: “Permanecemos atentos aos ataques de inverdades”

Por Redação

02 de agosto de 2021 : 21h28

Nesta segunda-feira, 2, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, reabriu os trabalhos da Suprema Corte respondendo aos ataques de Jair Bolsonaro e do ministro da Defesa, general Braga Netto, contra o sistema eleitoral e as instituições democráticas.

Sem citar o nome de Bolsonaro, Fux disse que “os juízes precisam vislumbrar o momento adequado para erguer a voz diante de eventuais ameaças”.

O magistrado também cobrou cobrou respeito às instituições, mas alertou que a manutenção da democracia exige permanente vigilância. “Harmonia e independência entre os poderes não implicam impunidade de atos que exorbitem o necessário respeito às instituições”.

Fux deixou no ar que punições aos ataques de Bolsonaro estão no radar do STF. “Nós, do Supremo Tribunal Federal, ainda quando nossas atuações tenham que ser severas, jamais abdicaremos os nossos deveres e responsabilidades”.

“Os Poderes em geral atuam independentes e harmônicos, sem que haja superpoderes entre aqueles instituídos pela ordem constitucional. Permanecemos atentos aos ataques de inverdades à honra dos cidadãos que se dedicam à causa pública. Atitudes desse jaez deslegitimam veladamente as instituições do país; ferem não apenas biografias individuais, mas corroem sorrateiramente os valores democráticos consolidados ao longo de séculos pelo suor e pelo sangue dos brasileiros que viveram em prol da construção da democracia de nosso país”.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Alexandre Neres

02 de agosto de 2021 às 22h30

Como dizia o Barão de Itararé, de onde não se espera nada, é daí que não sai nada mesmo.

Diferentemente dos discursos tonitruantes em favor da Lava Jato, conquanto desprovidos de conteúdo, “In Fux we trust” proferiu um palavrório insosso, sem citar nomes.

Anunciou aos quatro ventos uma fala bombástica, porém ficou a desejar.

Não teve colhão pra peitar Bolsonero.

A montanha pariu um rato.

Responder

Daniel

02 de agosto de 2021 às 21h56

O STF faz clara oposição a Bolsonaro por falta absoluta da esquerda, faz lei, interfere no executivo, etc…

Esse STF a moda brasileira é só mais uma das bizarrices tupiniquim.

Responder

Deixe um comentário