Menu

Pesquisa Genial/Quaest mostra esvaziamento precoce da terceira via

Nova pesquisa de intenção de votos da Quaest, patrocinada pelo banco Genial Investimentos, mostra que a chamada terceira via, apelido que o debate público tem usado para se referir a candidaturas alternativas a Lula e Bolsonaro, ainda não vingou. A pesquisa – cuja qualidade é elogiada por um dos maiores especialistas do país no assunto, […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Nova pesquisa de intenção de votos da Quaest, patrocinada pelo banco Genial Investimentos, mostra que a chamada terceira via, apelido que o debate público tem usado para se referir a candidaturas alternativas a Lula e Bolsonaro, ainda não vingou.

A pesquisa – cuja qualidade é elogiada por um dos maiores especialistas do país no assunto, o cientista político Jairo Nicolau – traz uma pergunta específica sobre isso. No caso, a terceira via é chamada de “Nem Bolsonaro nem Lula”.

O percentual de entrevistados que escolheram o “nem-nem” caiu de 31% para 28%, de julho para a agosto, ao passo que Lula e Bolsonaro oscilaram 1 ou 2 pontos para cima.

Lula foi de 41% para 42%, e Bolsonaro de 24% para 26%.

A íntegra da pesquisa pode ser baixada aqui.

Vamos fazer alguns comentários rápidos, abaixo de cada gráfico.

Na espontânea, a polarização fica ainda mais clara. Lula tem 23%, Bolsonaro 18%, e o único outro candidato que pontua é Ciro, mas com apenas 1%.

Vamos olhar para os seis cenários estimulados.

Lula oscila entre 44% e 46% nos diferentes cenários, e flerta com a vitória no primeiro turno. Em votos válidos, o ex-presidente tem entre 50% e 51%.

Bolsonaro, por sua vez, tem entre 27% e 29%.

Ciro pontua 9 a 12 pontos. O pedetista tem sua melhor pontuação no cenário 1, em que seria o único candidato alternativo. Mas ele oscila para baixo sempre que aparece outro, como Doria, Moro, Eduardo Leite, Datena ou Mandetta.

O apresentador José Luiz Datena surpreendeu, com 10%, empatando com Ciro.

Nos cenários de segundo turno, Lula ganha com margem confortável de todos os candidatos, em todos os cenários.

Contra Bolsonaro, Lula ganharia por 54% X 33%, vantagem de 22 pontos.

Lula também venceria Ciro Gomes, por 53% X 23%, 30 pontos de diferença.

A pesquisa mostra ainda que a avaliação do governo Bolsoanro continua “deficitária”, ou seja, com muito mais negativo do que positivo. Para 44% dos entrevistaods, o governo Bolsonaro é ruim, para 26%, e bom, e para 27% é regular.

Vamos fazer uma análise mais detalhada dessa pesquisa mais tarde. Acompanhe aqui no Cafezinho!

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Cezar

05/08/2021 - 20h00

Que tendenciosa esse blog, virou mesmo um puxadinho do lulismo, jogou a carreira jornalística no lixo.

Marco Vitis

04/08/2021 - 17h41

Mas na Aritmética, 28 continua sendo MAIOR do que 26. Por favor, pare com isso. Você está jogando no lixo a credibilidade que construiu em longos anos, desde o Óleo do Diabo. A narrativa sobre a INEVITÁVEL polarização é uma farsa e você acabou de comprovar ao trazer essa pesquisa e referendá-la. Ou não ?

Eduardo

04/08/2021 - 15h28

O “Nem nem”, meu amigo, não ganha de Bolsonaro. O “nem nem” é composto de muitos candidatos, que não irão se unir. Ou seja, uma terceira via só teria alguma chance com Bolsonaro fora do páreo (TSE ou impeachment). Cai na real.

Alexandre Neres

04/08/2021 - 13h35

Fazer análise à medida que os fatos acontecem é muito fácil, como ser profeta do acontecido.

O Miguel está fazendo uma análise prevendo um desenrolar com muita antecedência, o que se torna mais sujeito a erros. Ele está sinalizando uma tendência de um cenário que está se calcificando. Sem dúvida, pode ocorrer uma reviravolta daqui até lá, mas não se veem indícios nesse sentido.

Bolsonaro está mostrando resiliência. Está recuperando apoio entre os ricos e com o cofre na mão vai promover um saco de bondades para os pobres. Bolsonaro tende a não ser um adversário fácil, apesar dos inúmeros desatinos que cometeu, do despreparo que revelou.

Quanto aos nem-nem, somando todos chegam ao patamar de Bolsonaro, só que qualquer um sabe que não irão se aglutinar em torno de uma candidatura.

Leite tentou um golpe de marketing em conversa com o Biauuuuu, justo ele que apoiou Bolsonaro com tanta ênfase. Não é páreo para Dória dentro do próprio partido, que dificilmente penetraria no Brasil, até em SãoPaulo tem imensas dificuldades. Ciro Gomes implodiu sua candidatura. Datena poderia bagunçar um pouco o coreto, porém como de costume deve desistir mais pra frente. Já recusou ser vice do Ciro. E assim por diante.

adelir

04/08/2021 - 12h49

Ótimo espero que de LULA no primeiro turno, O figura que está ai não apresenta politica de nada, e pra nada, tirando o Ministro Tarcísio apresentou nada ou desfez o que tinha, uma certa logica pra por M no lugar, que o diga os ministros da cultura, educação etc etc etc sem falar no tosco antigo chanceler! Se alguém ainda não se conscientizou que este é o pior governo de todos os tempos, a historia mostrará aos desonestos e manipuladores intelectuais.

Ronei

04/08/2021 - 12h42

E’ preciso ser muito pouco esperto para achar que Lula se candidate para passar vergonha em publico e perder as eleiçoes nessa altura da vida.

canastra

04/08/2021 - 12h40

Nem precisa de pesquisas mais e nem do Lula se candidatar…ganha no primeiro turno co 109,4% dos votos !! kkkkkkkkkk

Marco Vitis

04/08/2021 - 11h17

Miguel, você nos trata como deficientes mentais. Pare com isso, rapaz..O título de sua matéria é flagrantemente enganadora. Se a pesquisa é de tão boa qualidade, tão confiável, o título jornalístico poderia ser: (1) Não existe polarização; (2) Bolsonaro está fora do segundo turno.
Os números falam por si:
Lula: 42%
Voto Nem, Nem: 28%
Bolsonaro: 26%

    Redação

    04/08/2021 - 12h38

    Mas não é isso que ela mostra, Marco. Repare que houve oscilação positiva de Bolsonaro e queda do nem-nem.


Leia mais

Recentes

Recentes