Menu

Os tanques e a masculinidade de Bolsonaro

Por Altamiro BorgesO patético desfile de tanques desta terça-feira (10) – que visava intimidar os deputados, mas não conseguiu impedir a derrota do projeto diversionista do voto impresso – serviu para desmoralizar ainda mais Jair Bolsonaro. Ele virou motivo de chacota no Brasil e no exterior. Há comentários para todos os gostos – dos mais […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: TV Globo

Por Altamiro Borges

O patético desfile de tanques desta terça-feira (10) – que visava intimidar os deputados, mas não conseguiu impedir a derrota do projeto diversionista do voto impresso – serviu para desmoralizar ainda mais Jair Bolsonaro. Ele virou motivo de chacota no Brasil e no exterior. Há comentários para todos os gostos – dos mais sérios aos mais hilários.

Aqui vale registrar a análise do renomado psicanalista Christian Dunker, postada pelo jornalista Leonardo Sakamoto no site UOL. Para ele, o desfile revelou a frágil masculinidade do fascista. “Quando o governante vê o seu poder e, logo, a sua virilidade ameaçada (porque faz essa circulação libidinal de uma coisa com outra), inventa um ritual de exibição pública… A ‘bravata’ pode ter efeitos reais, mas vai se mostrando ridícula porque todos percebem o que ela significa”.

O professor titular do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo e um dos coordenadores do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP avalia que a exibição militar foi “uma forma de esconder uma impotência, uma incapacidade, uma limitação de se organizar para garantir o mínimo básico que se espera de um governo”. Ela ocorre em um momento em que o país atinge 563 mil mortes por Covid-19 e padece com 14,8 milhões de desempregados.

O comboio de veículos blindados, com tanques de guerra e lança-mísseis, atravessou a Esplanada dos Ministérios somente para entregar um convite ao presidente para assistir a um exercício das Forças Armadas. “Isso remonta aos rituais de exibição de potência e força, típico dos regimes autoritários e totalitários que precisam mostrar uma exuberância do poder tangível. Precisam estar sempre ostentando uma arma, uma motocicleta, um tanque para provar a sua força”, detona Christian Dunker.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

12/08/2021 - 22h31

Psicologia de botequim, independentemente dos problemas mal resolvidos da família Bolsonaro…

Kleiton

11/08/2021 - 15h17

Todo mundo sabe que o Sr golden shower tem sérios problemas de armário…


Leia mais

Recentes

Recentes