Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Foto: TV Globo

Os tanques e a masculinidade de Bolsonaro

Por Redação

11 de agosto de 2021 : 11h43

Por Altamiro Borges

O patético desfile de tanques desta terça-feira (10) – que visava intimidar os deputados, mas não conseguiu impedir a derrota do projeto diversionista do voto impresso – serviu para desmoralizar ainda mais Jair Bolsonaro. Ele virou motivo de chacota no Brasil e no exterior. Há comentários para todos os gostos – dos mais sérios aos mais hilários.

Aqui vale registrar a análise do renomado psicanalista Christian Dunker, postada pelo jornalista Leonardo Sakamoto no site UOL. Para ele, o desfile revelou a frágil masculinidade do fascista. “Quando o governante vê o seu poder e, logo, a sua virilidade ameaçada (porque faz essa circulação libidinal de uma coisa com outra), inventa um ritual de exibição pública… A ‘bravata’ pode ter efeitos reais, mas vai se mostrando ridícula porque todos percebem o que ela significa”.

O professor titular do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo e um dos coordenadores do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP avalia que a exibição militar foi “uma forma de esconder uma impotência, uma incapacidade, uma limitação de se organizar para garantir o mínimo básico que se espera de um governo”. Ela ocorre em um momento em que o país atinge 563 mil mortes por Covid-19 e padece com 14,8 milhões de desempregados.

O comboio de veículos blindados, com tanques de guerra e lança-mísseis, atravessou a Esplanada dos Ministérios somente para entregar um convite ao presidente para assistir a um exercício das Forças Armadas. “Isso remonta aos rituais de exibição de potência e força, típico dos regimes autoritários e totalitários que precisam mostrar uma exuberância do poder tangível. Precisam estar sempre ostentando uma arma, uma motocicleta, um tanque para provar a sua força”, detona Christian Dunker.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Paulo

12 de agosto de 2021 às 22h31

Psicologia de botequim, independentemente dos problemas mal resolvidos da família Bolsonaro…

Responder

Kleiton

11 de agosto de 2021 às 15h17

Todo mundo sabe que o Sr golden shower tem sérios problemas de armário…

Responder

Deixe um comentário