Menu

Lenio Streck: Como os grandes filósofos explicam os golpistas brasileiros

Por Lenio Streck (Conjur) Em tempos de ode ao golpismo — poxa, só se fala disso, com anúncio para 7 de setembro (já está até ficando chato!) — em que, em nome da democracia, prega-se a sua extinção, fiz uma pesquisa para saber o que os filósofos e literatos poderiam dizer sobre os golpistas brasileiros, que vão de […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Lenio Streck (Conjur)

Em tempos de ode ao golpismo — poxa, só se fala disso, com anúncio para 7 de setembro (já está até ficando chato!) — em que, em nome da democracia, prega-se a sua extinção, fiz uma pesquisa para saber o que os filósofos e literatos poderiam dizer sobre os golpistas brasileiros, que vão de cantores sertanejos à motoristas e fazendeiros, passando por policiais militares dos Estados.

Origem e “natureza jurídica” do golpismo
Os golpistas já estavam listados para embarcarem na Nau dos Insensatos, o best seller pré-moderno de Sebastian Brant, que foi traduzido para 40 línguas. No entremeio de toda aquela gente, lá estavam eles: os golpistas.

No Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, havia, ao que consta, lugares reservados a eles, os golpistas. Um capítulo secreto, descoberto há pouco em escavações — ainda inédito —, mostra que Cervantes se irritava com duas coisas: néscios e golpistas, o que dá no mesmo, ele dizia.

Atravessaram os séculos e, com o advento da computação e das redes sociais, finalmente saíram da toca. Umberto Eco dizia — e aqui o parafraseio — “os golpistas perderam a vergonha”.

Os golpistas fazem lives propondo golpe de Estado. E tem muitos apoiadores. Muitos. Há uma paixão pela farda. Uma questão psicanalítica mal resolvida. Nota: nem todo néscio é golpista. Mas todo golpista é néscio. Mas ser néscio não tem cor ideológica. Podem estar em todos os lugares. Conheço vários néscios do campo da não-direita (para ser eufemístico).

Os golpistas residem em neocavernas. Platão foi o primeiro a denunciar os golpistas e os néscios. Faça o teste: entre em um grupo de golpistas e tente dizer que golpe é antidemocrático e você será expulso, como aconteceu no Mito da caverna.

Golpistas adoram tuitar. Golpistas odeiam literatura. Para eles, o mundo é como as Ideias de Canário, de Machado de Assis: uma gaiola pendurada em um brechó. “O resto tudo é mentira e ilusão”, como diz o falante canário ao Senhor Macedo, que o descobriu.

Natureza filosófica” do golpismos e dos golpistas
O que os filósofos diriam d’eles? Eis as respostas, colhidas a partir do método palimpsesto (os golpistas não sabem o que é, claro).

Parmênides: tudo permanece (inclusive os golpistas).

Heráclito: o fogo é a origem de tudo. E os golpistas gostam de fogos de artifício.

Protágoras: o golpista é a medida de todos os golpes e da estultice.

Platão: os golpistas fazem parte do mundo sensível. Jamais alcançarão o suprassensível. Por isso, para eles, as sombras são a realidade. Não sairão jamais da caverna.

Górgias de Leôncio, o sofista mais famoso: um golpista é incognoscível e, se for cognoscível, é impossível contar para o vizinho.

Guilherme de Ockham: não há golpismo universal; apenas golpismo singular.

Hobbes: o golpista é o lobo do próprio golpista. Cuidado!

Locke: a mente do golpista é como uma folha de papel em branco.

Rousseau: O homem nasce livre, até que o golpista vem para implantar uma ditadura.

Edmund Burke: Desconfio de revoluções. Desconfio mais ainda de golpistas!

Maquiavel: atrás de um golpista sempre surge outro. Não deixe nenhum perto de você.

Heidegger: faz parte do modo próprio de ser no mundo o golpista ser assim.

Descartes: golpistas não possuem cogito; golpeio, logo sou. Golpistas não possuem cogito; mas há aos montes!

Kant: não existe um golpista em si.

Leibniz: vivemos no melhor dos mundos possíveis. Até vir um golpista encher o saco.

Wittgenstein (do Tractatus): se os limites da linguagem são os limites do mundo, golpistas possuem apenas um “mundinho”. Ele estava pensando em uma determinada filósofa brasileira que não o leu. Mas parece que Wittgenstein simplificou a proposição 7 para “em boca fechada não entra mosca”.

Nietzsche: Deus está morto. Um golpista matou e tomou conta.

Camus: é preciso imaginar Sísifo feliz — melhor carregar uma pedra nas costas do que aguentar o golpismo barato de terrae brasilis!

Beauvoir: um golpista não nasce golpista; torna-se, após uma overdose de mensagens com notícias falsas no WhatsApp.

Marx: golpistas são o lúmpem.

Dworkin: a raposa sabe muitas coisas, o ouriço sabe uma grande coisa, mas o golpista não sabe nenhuma coisa.

E há uma frase famosa atribuída a Martin Luther King: não me preocupa o barulho feito pelos golpistas; o que me inquieta é o silêncio dos não-golpistas. Opa, essa é no fígado, hein?

Este é, pois, o meu tributo ao anti-golpismo. Afinal, como dizia o Barão do Itararé:

diga-me se andas com um golpista e verei se posso sair contigo.”

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

26/08/2021 - 22h02

“Nietzsche: Deus está morto. Um golpista matou e tomou conta.”

Não teria sido um revolucionário?

EdsonLuiz.

26/08/2021 - 16h58

Quem apóia golpista, golpista também é!
Quem protege golpista, golpista também é!

Lula e o PT NESTA SEMANA contribuiram com o voto de seus senadores para reconduzir Augusto Aras ao cargo de Procurador Geral da República.

A recondução não foi para gari ou datilógrafo, foi para ser Chefe da PGR.

Presidentes da República são denunciados, processados e punidos por ação do Procurador Geral da Repúbluca. Se o chefe da procuradoria geral for conivente com um presidente golpista, não tem denúncia apresentada, porque só o chefe da PGR pode apresentar.

Mesmo se o presidente for um genocida, caso o chefe da Procuradoria Geral não apresentar denúncia, não tem punição ao genocida.

E o PT acabou de articular, junto com os bolsonaristas, com o centrão e com a montanha de senadores que temem ser punidos por corrupção, a reeleição do procurador Augusto Aras para Chefe da Procuradoria Geral.

Dá vontade de repetir isso. É muito grave. E está aí o cínico do Lula desafiando o corrupto bolsonaro para debaterem corrupção. Desafie Ciro Gomes, Lula. E faça o debate aqui, em ‘ocafezinho’.

É pura canalhice os petistas ficarem repetindo, inclusive aqui, que bolsonaro é corrupto, que bolsonaro é genocida, que o povo está morrendo.

O povo vai continuar morrendo enquanto bolsonaro estiver sendo protegido pelo PT e por Lula!

Não estou brincando! Para mim, essa proteção do PT ao presidente genocida é o fato mais grave da história atual. E o PT e Lula protegem bolsonaro e, ao mesmo tempo, GRITAM contra bolsonaro na internet, para disfarçar.

O PT é Lula ficam nos chamando de OTÁRIOS!

Já na primeira eleição do Augusto Aras, bolsonaro e Lula andaram juntos. Sim, juntos! O PT votou integralmente no Procurador Aras, indicado por bolsonaro!

Quando a questão é mixaria que não muda nada, como na questão de quem defende voto auditável ou quem acha que já é auditável, os petistas fazem uma xingação sem fim, como se um partido tivesse que proibir seus deputados em questões que são menores e que, inclusive, os deputados têm direito de defender. Mas quando realmente a questão é decisiva e importa, os do PT votam junto com bolsonaro.

Os petistas votaram no indicado por bolsonaro para o STF, o Kássio Nunes; votaram na primeira eleição do Procurador Geral indicado por bolsonaro e votaram no candidato de bolsonaro para a Presidência do Senado.

Esses três fatos são fatos realmente importantes da República! Nesses fatos realmente importantes o PT e bolsonaro estão sempre juntos.

Parece até que eu estou sendo absurdo, nas SÃO FATOS!
E isso não é de hoje: segundo levantamento do jornal ‘Folha de São Paulo’, que é um jornal que bolsonaro rotula como comunista, o PT e bolsonaro votaram juntos em 86% das votações ocorridas durante os vinte e oito anos de mandato de bolsonaro como deputado federal. Só votavam diferente nos temas de cultura e costumes, que são temas em que eu acho que o PT vota melhor.

bolsonaro inclusive era eleitor de Lula.
Sim Não é absurdo, SÃO FATOS!

Bozo O Corno

26/08/2021 - 08h35

Olha essa foto, parecem 3 macaquinhos de circo kkk


Leia mais

Recentes

Recentes