Menu

Ciro: “Minha relação com o lulopetismo está encerrada”

Rompendo a trégua que ele mesmo sugeriu, o pré-candidato a presidência Ciro Gomes (PDT) resolveu, novamente, usar sua artilharia verbal contra o ex-presidente Lula e o seu partido. “Não tô pedindo paz ao PT”, afirmou depois de ser questionado sobre a “trégua de Natal”. Atualmente, Ciro é bastante criticado no campo progressista por não ter […]

20 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Adriano Machado / Reuters

Rompendo a trégua que ele mesmo sugeriu, o pré-candidato a presidência Ciro Gomes (PDT) resolveu, novamente, usar sua artilharia verbal contra o ex-presidente Lula e o seu partido.

“Não tô pedindo paz ao PT”, afirmou depois de ser questionado sobre a “trégua de Natal”.

Atualmente, Ciro é bastante criticado no campo progressista por não ter apoiado diretamente Fernando Haddad no 2° turno das eleições de 2018. Vale lembrar que o pedetista foi ministro da Integração Nacional no governo Lula.

Mas apesar do seu histórico de vinculação com o ex-presidente, Ciro resolveu não deixar mais dúvidas a respeito do seu rompimento com o Partido dos Trabalhadores ao qual ele se refere como “lulopetismo”, termo bastante usado no período de “chumbo” da Operação Lava Jato.

“Com o lulopetismo corrompido, neoliberal e tosco, minha relação está definitivamente encerrada”, disparou no podcast do Estadão.

Já em outro trecho, Ciro falou que o “Lula e o PT destruíram a economia brasileira e levaram a corrupção ao centro de modelo de governança política e essa generalização [da corrupção] fez com que a Lava Jato tivesse a atenção que teve”.

Além disso, o pedetista classificou o Governo Bolsonaro como “trágico” e responsabilizou o ex-presidente Lula pelo êxito do ex-capitão nas urnas. “Quem produziu o Bolsonaro foi a irresponsabilidade criminosa e corrupta do senhor Luiz Inácio Lula da Silva”.

O impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) também entrou no rol de assuntos do podcast e outra vez o pré-candidato do PDT jogou a responsabilidade para Lula.

“Hoje eu estou seguro que o Lula conspirou pelo impeachment da Dilma. Estou seguro por tudo que eu tinha visto lá dentro [nos bastidores] e não compreendia”, afirmou.

Ouça o podcast completo clicando no link!

https://omny.fm/shows/estad-o-not-cias/ciro-gomes-minha-rela-o-com-o-lulopetismo-est-ence

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuiz.

16/10/2021 - 03h40

É, parece que o que eu escrevi aí embaixo atingiu o alvo na mosca.
Pelas relações se mede isso.

Mas eles só agridem, nunca respondem nada.

Quanto ao julgamento de Lula, quando as provas foram julgadas, ele foi condenado em 1ª instância, em 2á instância (por 3×0) e em 3ª instância (por 5×0).

Quanto à anulação, já que ė alegada parcialidade e o mesmo STF que endossou os julgamentos nas três instância acatou só agora o pedido de suspeição, eu nunca discordo que anulassem, mas que entregassem então para um jurisdição que considerassem natural e sem suspeição e julgassem as provas.

Não foi isso que fizeram. Lula NÃO aceita ser julgado pelas provas.

O caso do Raduan (bom escritor, escreveu só dois livros, mas são livros bons), você não faz a menor ideia do que foi aquilo, quando Roberto Freire estava ministro da cultura e ao cumprir seu papel e entregou o prêmio devido e uma clac desmiolada criou aquela cena mal educada.

Mas eu não vou perder tempo falando o que foi aquilo não, JC. Desculpe! Mas eu, por suas reações e por seu tipo de petismo, acho que perderia muito o meu tempo.

Para outro tipo de petista eu me disporia perfeitamente.

Lincoln

13/10/2021 - 20h27

A pinguela tá rompida.

Marco Vitis

13/10/2021 - 19h49

GABRIEL: vc não é um néscio. Portanto, vc está enganando deliberadamente quando afirma que Ciro rompeu a trégua que sugeriu. Vc só engana os desinformados. Ciro DEFINIU com todos os limites que a trégua seria apenas no enfrentamento a Bolsonaro. No dia-a-dia as críticas continuariam. Pra desmentir essa sua propaganda enganosa, há um VÍDEO em que Ciro define a sua proposta de trégua. Alô alô Miguel !!! Até quando vc vai participar dessa fraude ???

Alexandre Neres

13/10/2021 - 19h33

Vou fazer um tremendo elogio a Ciro Gomes.

Não é pelo fato de ser um sabe-tudo. Seu saber é tão vasto que pouco proveito tira na relação com os outros. Para ele, é pura perda de tempo, daí sua notória dificuldade em agregar em torno de si uma entourage de acordo com seu valor. Ciro é um incompreendido, os vulgos não conseguem captar sua rara inteligência, que acaba desperdiçada.

Daqui até o fim da vida Ciro Gomes vai elaborar o melhor “pojeto” para o Brasil, como diria o pofexô Luxemburgo. Diferentemente de outros como Lula, que terá que ceder, negociar e abrir mão de muita coisa, inclusive questões essenciais, Ciro poderá daqui pra frente ir aperfeiçoando e construir uma obra que ficará para a posteridade devido à perfeição. Pelo fato de estar isolado, não ter com quem dialogar, poderá insistir sozinho neste esforço hercúleo sem ninguém pra atrapalhar. Quem sabe se daqui a uns 2000 anos sua tarefa ingente não será louvada e seu mérito será finalmente reconhecido?

Entrementes, um arqueólogo irá descobrir num blogue O Cafezinho, no começo do século XXI, um séquito de iluminados que já aquela época sabia que estava diante do verdadeiro messias.

ARY BOREL DE AGUIAR NETO

13/10/2021 - 18h58

Tá querendo ser o herdeiro de Bolsonaro, triste fim!

EdsonLuiz.

13/10/2021 - 16h37

Em relação às críticas de Ciro Gomes a Lula, eu não vejo os setores realmente progressistas criticarem Ciro Gomes não. Nem os progressistas de direita, nem os progressistas de esquerda eu vejo criticarem Ciro Gomes pelas críticas que ele faz a Lula.

O que eu vejo são as reclamações dos cúmplices de Lula, que defendem Lula para pegar carona nos votos de cabresto que o populista Lula tem; eu não vejo os verdadeiros progressistas brasileiros criticarem Ciro Gomes por desmascarar o lulismo.

A não ser que considerem Lula e o PT como um todo como progressistas. Mas, como considerar progressista um grupo que defende ditaduras, apóia movimentos autoritários pela América Latina toda, alguns dos quais tiveram sucesso em estabelecer ditaduras em seus países – vide a Venezuela e a Nicarágua, aparelham ou instrumentalizam instituições, programas e políticas de Estado, favorecem a captura do Estado por piratas da iniciativa privada, empreiteiros, armadores (fabricantes de navios, embora acolha muitos tipos de armadores e armações também), atacadistas, frigoríficos, etc? Aqui para nós: o que essa gente tem de progressista? Só porque apoiam certas políticas identitárias e de costumes eles podem ser chamados de progressistas? Quem apoia movimentos sociais instrumentalizando esses movimentos sociais não os está realmente apoiando. Quem dá apoio a este tipo de movimento e os usa partidariamente, não está dando apoio verdadero; está usando os movimentos sociais. E está também estreitando a interlocução desses movimentos identitários, culturais e de costumes com o restante da sociedade. Isso é antipolítica, não é progressismo! Isso fragiliza os movimentos, mesmo dando a impressão de que os fortalece. Vulnerabilizados, os movimentos se tornam alvos mais fáceis para antiprogressista mais perigosos, como bolsonaro.

Coisas horrorosas como o PT está longe de ser progressista. Tem progressista filiado ao PT, mas, pela sua prática, o PT está longe de ser progressista. Aliás, quem é progressista de verdade não vive repetindo que é progressista não; quem é verdadeiramente progressista só é progressista e pronto!

Muitos querem um debate rapidamente entre Ciro Gomes e Lula. E com cartazes na rua anunciando. Você quer esse debate?

As críticas de Ciro Gomes são críticas a Lula, ao populismo de Lula e à associação de Lula com corrupção. Críticas diretamente ao PT, Ciro Gomes só faz quando são críticas conectadas à corrupção, ao autoritarismo e ao populismo lulista. A petistas, Ciro Gomes só critica quando algum petista reage às críticas que Ciro Gomes faz a Lula e à corrupção.

Ciro Gomes errou em relação ao PT lá atrás, ainda no meio do primeiro mandato de Lula, quando Ciro Gomes estava no PPS, partido que surgiu do velho PCB e que hoje é o Cidadania. O erro de Ciro alí foi ter permanecido aliado ao PT quando o PPS, que apoiava Lula no primeiro mandato dele é percebendo erros, rompeu com o apoio ao governo Lula e se afastou. Ciro Gomes, à época, resolveu se desligar do PPS e permanecer aliado ao PT. O PPS fez o que costuma fazer: sem retaliar, a não ser quando o filiado comete ato moral ou ético grave, o Partido Cidadania pede ou deixa que o filiado se afaste e sequer costuma exigir a devolução do mandato. No caso, Ciro não tinha mandato e o afastamento nem exigiria um exame. Eu tenho certeza de que o Ciro tinha politicamente mais a ver com o PPS, com o Cidadania, do que com o PT. E tenho certeza de que o Cidadania lamenta não ter podido continuar a contar com Ciro Gomes.

O Cidadania só cobra o mandato do filiado quando sua falta envolve ética ou moral pública; quando se trata de questão ética estritamente pessoal, nem caberia cobrança, que no caso configuraria realmente moralismo, e moralismo no sentido pejorativo.

Ato moral e ético grave em política e liberdade ética e moral na vida pessoal e relativo a coisas que só dizem respeito à pessoa e ninguém tem nada com isso quando não atinge terceiros e nem atinge a sociedade, são coisas diferentes: quando se trata de ato ético ou moral lesivo à boa prática política e principalmente quando envolve corrupção, tem que punir mesmo, para afirmar a necessária moralidade pública, que é uma coisa totalmente diferente de moralismo. Se José Dirceu ou Lula fossem filiados ao Cidadania e fossem acusados de corrupçåo, teriam todo o apoio para se defender. Se os indícios de corrupção fossem bem sérios, seria pedido que se afastassem até esclarecer. Agora, se eles estivessem sendo julgados e passassem a manobrar para usar artifícios processuais, firulas meramente processuais, que não tivessem nenhuma relação com as provas, para anular essas provas e não serem julgados, nesse caso o Cidadania, pelo que eu acompanho aquele partido, não só afastaria o filiado como trabalharia para que as provas contra ele fossem realmente julgadas. Eu acho isso certo! Se eu estou questionando artifícios meramente processuais para anular provas reais e não estou aceitando ser julgados pela provas, é porque estou assumindo que se julgarem as provas eu estou lascado.

Se, após minhas manobras darem certo e o processo ser anulado sem julgar as provas, eu passar a dizer que fui inocentado e dizer que as provas não provam nada, aí eu estarei é sendo canalha mesmo. Se as provas não provam nada, por que é, então, que eu tenho tanto medo e uso subterfúgios meramente processuais para não julgarem o mérito das provas?

Ciro Gomes deve continuar a denunciar is desvios éticos e morais na vida pública! Ele estava errado era quando se calava.

O PT precisa é responder as denúncias de Ciro Gomes. Que tal aceitarem debates? Que tal o ‘ocafezinho.com’ providenciar um debate em consórcio total com todas as plataformas possíveis e talvez até com canais de rádio e televisão?

Se conseguir articular o debate, o cafezinho sobe de patamar.

    Alexandre Neres

    14/10/2021 - 01h24

    Recomendo fortemente a leitura deste texto. É a prova cabal e irrefutável de que o cirismo atravessou o Rubicão. Caminho sem volta. Gostaria que os ciristas do campo da centro-esquerda se posicionassem ou então que asseverem de uma vez que o inimigo-mor deles se chama Lula e não Bolsonaro, haja vista a desproporção dos ataques desferidos a cada um, e depois assumam a consequência dos seus atos.

    Ricardo JC

    14/10/2021 - 08h26

    Essa narrativa anti-Lula é medonha!! Ainda pior quando travestida de estratégia do falso campo progressista. Não preciso nem lembrar que o prócer do Cidadania é o Sr. Roberto Freire (rei da boquinha) e golpista da democracia de carteirinha…tomou um passa-fora inesquecível do escritor Raduan Nassar. O passado partidário de Ciro Gomes é ainda mais medonho do que a narrativa. Por que será? Talvez o oráculo brasileiro, o senhor de toda a sabedoria e, como esquecer, o agregador de todas as virtudes, apenas não tenha tido a oportunidade (que povo ingrato, o brasileiro) de exercitar toda a sua competência para a resolução de todos os nossos problemas. Eu passo. Principalmente quando se trata dos “progressistas” (como Cirolipa – peguei emprestado de um dos colaboradores do blogue) que defendem a capitalização da Previdência e impostos sobre o consumo (como se isso não fosse a causa do pobre pagar, desde sempre, mais imposto do que o rico). No que tange à defesa de Lula, chega a ser cômica a narrativa criada pelos “odiadores” de sempre. Leia as decisões e verá que, em grande parte delas, as ações são abandonadas por absoluta “falta de provas e indícios”. Lula não foi inocentado, pois jamais foi, de fato, condenado, a não ser por um tribunal de exceção que, aos poucos, vai sendo totalmente desmascarado. Lula não foi inocentado…ele é inocente!! No mais, assumam que entre Bolsonaro e Lula, preferem Bolsonaro, pois o vosso compromisso com a democracia e com as necessidades do povo brasileiro é somente da boca para fora, e vai somente até o ponto do “ou eu ou mais ninguém”.

Mateus Nogueira

13/10/2021 - 15h52

Sempre respeitei o ex- Ministro do governo do PT Ciro Gomes, apesar de muitas ressalvas no que se refere a questão ideológica e política em si, sempre achei que o ex-Ministro do governo Lula pudesse contribuir de maneira improtante para os assustos de relevância nacional, pois soube aproveitar toda a estrutura que teve em sua vida desde quando nasceu e se tornou uma pessoa inteligente, porém, de forma desvairada de extremamente egóica, está no fundo poço com uma picareta na mão buscando ficar cada dia mais longe da Luz da razoabilidade. Em um outro momente sentiria pena, agora….

JULIANA BATISTA SILVA

13/10/2021 - 15h47

Vai ser o fim de Ciro, um politico tao experiente, não vai tirar um voto do PT.

dcruz

13/10/2021 - 15h07

Onipotência é isso aí, ele não quer saber mais do lulopetismo, ele “acha” e…pronto. Não será o contrário?

Alan C

13/10/2021 - 14h28

Graças à Deus!!!!

E depois não venham de mimimi de união caso precisem de votos no segundo turno, blz?

Fechado!

Ronei

13/10/2021 - 14h16

A dos brasileiros também.

Batista

13/10/2021 - 14h04

O ‘correr do tempo’ e o ‘repetir dos fatos’, a cada nova temporada e repaginação, faz com que, hoje, de cada dez analistas políticos, onze cravem:

‘Ciro é o maior inimigo de Ciro.’

Nessa ‘ego trip’, só faltava o João Santana.., agora não falta mais.

Sei não!

Levando-se em conta a octanagem obtida nessa fusão, dessa vez tá mais pra Moscou, pensando bem, Novosibirsk, isso.., um trimestre em Novosibirsk pra resfriar, com direito a passeio de trenó com renas, no Natal.

Helena

13/10/2021 - 14h00

Triste fim do Ciro “Policarpo Quaresma” Gomes!

Padilha

13/10/2021 - 13h49

Que final de carreira, heim? Lavajista, antipetista e corroído de rancor e despeito até os ossos! 2022 vai selar o obituário politico do coroné!

claudio

13/10/2021 - 13h21

Cirão errando feio, errando rude…

Acacor

13/10/2021 - 12h41

Houve violência física em ato público contra os membros do PDT, e em referência à violência física foi solicitado trégua. A trégua não se referia à crítica verbal.

eu

13/10/2021 - 12h23

Sim foi Lula e o pt q acabaram com a economia quando governaram há 5 anos atrás e não o Guedes atualmente,entendiiiiiiiiiiiiii !

José Carlos

13/10/2021 - 11h54

Rompeu uma trégua que ele mesmo sugeriu. Triste fim.


Leia mais

Recentes

Recentes