Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Relator da CPI menciona Bolsonaro e filhos como chefes de organização especializada em fake news

Por Gabriel Barbosa

19 de outubro de 2021 : 15h04

O relator da CPI da Pandemia, Renan Calheiros (MDB-AL), menciona Jair Bolsonaro e seus três filhos que ocupam cargos legislativos – Flávio, Carlos e Eduardo – como chefes de uma organização especializada na propagação de fake news durante a pandemia da Covid.

No documento, Renan divide a atuação do que chamou de “núcleo de comando” em cinco partes: comando, formador, político, produção e disseminação e financiamento.

“Esse núcleo tem a função de dirigir a organização e orientar estrategicamente as ações realizadas nos níveis inferiores da hierarquia, dando-lhes diretrizes e informando-lhes prioridades de ação”, diz um trecho do parecer.

Nessa estrutura, as ordens sempre partiam de Bolsonaro para que fosse feito a produção das fake news por parte dos integrantes do chamado gabinete do ódio que tem ligação direta com Carlos Bolsonaro.

“Vale destacar que as investigações apontam o núcleo formulador de fake news como determinante na engrenagem criada para desinformar. O objetivo primordial dessa organização é gerar engajamento da base de apoio popular ao Presidente da República, ao tempo em que promove ataques para enfraquecer seus adversários político”, lembra o parecer.

O relatório aponta cerca de 15 sites que são ligados ao chamado gabinete do ódio e que divulgam as fake news como o Crítica Nacional, Estudos Nacionais, Instituto Força Brasil, Jornal da Cidade Online, Senso Incomum e Terça Livre, este último do blogueiro Allan dos Santos. Já o financiamento ficava por responsabilidade dos empresários por meio de empresários Otavio Fakhoury, Carlos Wizard e Luciano Hang.

Com informações do O Antagonista

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?