Menu

Relator da CPI menciona Bolsonaro e filhos como chefes de organização especializada em fake news

O relator da CPI da Pandemia, Renan Calheiros (MDB-AL), menciona Jair Bolsonaro e seus três filhos que ocupam cargos legislativos – Flávio, Carlos e Eduardo – como chefes de uma organização especializada na propagação de fake news durante a pandemia da Covid. No documento, Renan divide a atuação do que chamou de “núcleo de comando” em cinco partes: comando, formador, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O relator da CPI da Pandemia, Renan Calheiros (MDB-AL), menciona Jair Bolsonaro e seus três filhos que ocupam cargos legislativos – Flávio, Carlos e Eduardo – como chefes de uma organização especializada na propagação de fake news durante a pandemia da Covid.

No documento, Renan divide a atuação do que chamou de “núcleo de comando” em cinco partes: comando, formador, político, produção e disseminação e financiamento.

“Esse núcleo tem a função de dirigir a organização e orientar estrategicamente as ações realizadas nos níveis inferiores da hierarquia, dando-lhes diretrizes e informando-lhes prioridades de ação”, diz um trecho do parecer.

Nessa estrutura, as ordens sempre partiam de Bolsonaro para que fosse feito a produção das fake news por parte dos integrantes do chamado gabinete do ódio que tem ligação direta com Carlos Bolsonaro.

“Vale destacar que as investigações apontam o núcleo formulador de fake news como determinante na engrenagem criada para desinformar. O objetivo primordial dessa organização é gerar engajamento da base de apoio popular ao Presidente da República, ao tempo em que promove ataques para enfraquecer seus adversários político”, lembra o parecer.

O relatório aponta cerca de 15 sites que são ligados ao chamado gabinete do ódio e que divulgam as fake news como o Crítica Nacional, Estudos Nacionais, Instituto Força Brasil, Jornal da Cidade Online, Senso Incomum e Terça Livre, este último do blogueiro Allan dos Santos. Já o financiamento ficava por responsabilidade dos empresários por meio de empresários Otavio Fakhoury, Carlos Wizard e Luciano Hang.

Com informações do O Antagonista

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes