Menu

Deputado bolsonarista é cassado pelo TSE

Nesta quinta-feira, 28, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu pela cassação do deputado estadual Fernando Francischini (PSL-PR). Com a decisão, ele ficará inelegível por oito anos. Aliado de Jair Bolsonaro, o deputado perdeu o mandato por espalhar fake news contra as urnas eletrônicas ainda durante as eleições de 2018. O bolsonarista torna-se o primeiro parlamentar cassado por […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Reprodução

Nesta quinta-feira, 28, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu pela cassação do deputado estadual Fernando Francischini (PSL-PR). Com a decisão, ele ficará inelegível por oito anos.

Aliado de Jair Bolsonaro, o deputado perdeu o mandato por espalhar fake news contra as urnas eletrônicas ainda durante as eleições de 2018. O bolsonarista torna-se o primeiro parlamentar cassado por propagar fake news.

O ministro Luís Felipe Salomão foi o relator da ação contra o deputado e votou pela cassação e a inelegibilidade. Durante seu voto, o magistrado disse que não há duvida que houve sobre as publicações falsas do bolsonarista.

“O parlamentar reiterou a ideia de fraude e destacou que as urnas eram desenvolvidas por empresas venezuelanas sem que a justiça eleitoral não tivesse acesso. Para melhor compreensão do caso, foi uma audiência de 7 mil pessoas, 105 mil comentários, 400 mil compartilhamentos e seis milhões de visualizações”, avaliou.

Pela alegação, os ministros Mauro Campbell, Sergio Banhos, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso seguiram o voto do relator. O único que votou contra a cassação foi o ministro Carlos Horbach.

“Endosso toda preocupação do relator de que são atos perniciosos e podem configurar abuso do poder político. Por outro lado, não pode ignorar o fato de que se está a decidir o futuro de um parlamentar eleito”, disse.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alexandre Neres

28/10/2021 - 20h58

Paranaense. Ex-deputado federal. Delegado da Polícia Federal. Bolsonarista. Lavajatista. Da República de Curitiba.


Leia mais

Recentes

Recentes