Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

Lula e Freixo lideram pesquisa no Rio

Por Gabriel Barbosa

28 de outubro de 2021 : 19h13

A consultoria Quaest também divulgou uma pesquisa eleitoral encomendada pelo O Globo que mostra um cenário favorável ao campo progressista. O pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSB), saiu da zona de empate com o atual chefe do executivo fluminense, Cláudio Castro (PL), e passou a liderar nas intenções de voto.

É importante ressaltar que esse levantamento ouviu cerca de 1.804 eleitores no estado do Rio de forma presencial entre os dias 22 e 26 de outubro. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais, e o índice de confiança é de 95%, mas vamos aos números da pesquisa!

No primeiro cenário, o prefeito do Rio Eduardo Paes (PSD) aparece como virtual candidato ao Palácio das Laranjeiras e lidera com 26%. Contudo, o pessedista já declarou que não pretende deixar a gestão municipal para disputar o governo do estado. Na sequência aparecem Freixo (19%), Castro (14%) e o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (4%).

No cenário 2 e sem a presença de Paes observa-se a liderança de Freixo com 25%, índice que já podemos analisar como sendo sua base eleitoral no estado. Já o governador em exercício, com a máquina estadual e o apoio do Governo Federal, aparece com seus 16%. Na quarta colocação, o pedetista Rodrigo Neves tem 7% e Felipe Santa Cruz, prestes a se filiar ao PSD, com 3% das menções.

No terceiro cenário, chama atenção as intenções de voto reservadas ao vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), o general desponta com 17% e carimba seu lugar na segunda colocação. Freixo continua na liderança com 23%, Castro na “terceira via” com 12% e Neves na quarta colocação com 6%. Já Santa Cruz aparece na distante quinta colocação com apenas 3%.

Lula é o favorito na disputa pelo Planalto

No levantamento da disputa presidencial, o ex-presidente Lula (PT) lidera nos dois cenários analisados pela pesquisa. Vale lembrar que o estado do Rio de Janeiro é reduto eleitoral de Jair Bolsonaro.

Pela terceira via, até o momento nenhum dos nomes conseguiu atingir os dois dígitos entre os fluminenses e estão conseguindo a “proeza” de registrar índices menores que o percentual de Brancos e Nulos.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?