Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

ABI divulga nota dura sobre ataque de seguranças de Bolsonaro contra jornalistas

Por Redação

01 de novembro de 2021 : 14h43

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) divulgou nota nesta segunda-feira, 1, sobre os ataques de seguranças de Jair Bolsonaro contra jornalistas em Roma. No comunicado, a ABI destaca que o inquilino do Planalto “mais uma vez envergonha o Brasil”.

A nota também diz que “cada evento de chefes de Estado o senhor [Bolsonaro] mostra que o País foi relegado a uma situação de um pária na comunidade internacional”.

Já sobre os ataques contra jornalistas, a ABI relata que “seus seguranças agrediram jornalistas brasileiros e roubaram seus equipamentos em represália a perguntas simples sobre as razões pelas quais o senhor não cumpriria a agenda comum aos demais chefes de Estado. Repórteres da TV Globo e do jornal ‘Folha de S. Paulo’ e um colunista do Uol foram à delegacia de polícia formalizar queixa das agressões praticadas por seus seguranças. Foi, talvez, um acontecimento inédito. Mesmo assim, o senhor e os demais membros de sua comitiva, aí incluídos representantes do Itamaraty, foram incapazes de uma palavra de desculpa aos profissionais que estavam apenas trabalhando. Ao contrário, continuaram hostilizando os jornalistas brasileiros”.

Leia a nota da entidade na íntegra!

“Mais uma vez o senhor envergonha o Brasil, presidente.

Repudiado por governantes do mundo inteiro, em cada evento de chefes de Estado o senhor mostra que o País foi relegado a uma situação de um pária na comunidade internacional.

Na reunião do G-20 neste fim de semana, mais uma vez, o senhor foi obrigado a ficar pelos cantos, como aqueles convidados indesejados a quem ninguém dá atenção.

Como reação, age como um troglodita, hostilizando e estimulando agressões a jornalistas que lhe fazem perguntas corriqueiras.

É de dar vergonha.

Na cerimônia de abertura do evento do G-20, no sábado, o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, cumprimentou os chefes de Estado e de governo com um aperto de mão, mas o evitou claramente, fato devidamente registrado pela imprensa italiana. Não quis ser fotografado ao seu lado.

Mas as coisas não ficaram por aí.

Percebendo que era quase um penetra na festa, o senhor preferiu não aparecer para a foto oficial com os estadistas do mundo inteiro. Sentiu a rejeição generalizada.

Tampouco sentiu-se à vontade para participar do passeio organizado pelo governo italiano para os líderes do G20, que tiraram fotos jogando moedas na Fontana di Trevi, tradicional ponto turístico de Roma. Mas o vexame e a vergonha foram maiores.

Não pararam por aí. Seus seguranças agrediram jornalistas brasileiros e roubaram seus equipamentos em represália a perguntas simples sobre as razões pelas quais o senhor não cumpriria a agenda comum aos demais chefes de Estado.

Repórteres da TV Globo e do jornal “Folha de S. Paulo” e um colunista do Uol foram à delegacia de polícia formalizar queixa das agressões praticadas por seus seguranças. Foi, talvez, um acontecimento inédito.
Mesmo assim, o senhor e os demais membros de sua comitiva, aí incluídos representantes do Itamaraty, foram incapazes de uma palavra de desculpa aos profissionais que estavam apenas trabalhando. Ao contrário, continuaram hostilizando os jornalistas brasileiros.
A ABI mais uma vez faz o registro: com o seu comportamento avesso à democracia e com ataques constantes à imprensa e ao trabalho dos jornalistas, o senhor estimula essas agressões. Assim, torna-se também responsável por elas.

E, como numa bola de neve, elas só aumentam seu isolamento e o repúdio que o senhor recebe da comunidade internacional.
Pior, o isolamento não é só seu. Atinge e envergonha o país que o senhor representa.

O senhor está tornando o Brasil um pária na comunidade internacional, presidente.

Tenha compostura.

Paulo Jeronimo

Presidente da Associação Brasileira de Imprensa”.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

5 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Ronei

01 de novembro de 2021 às 20h56

Nota dura….kkkkk

As 4 idiotices de sempre de quem faz oposição ao governo e não representa ninguém.

Responder

Kleiton

01 de novembro de 2021 às 18h04

O que imprensa brasileira conseguiu escrever sobre o G20 foi a respeito de quem apertou a mão de quem, que Bolsonaro falou com os garçons e que jornalistas apanharam da polícia.

O nível de imprensa brasileira é esse.

Responder

Ugo

01 de novembro de 2021 às 16h33

Resumindo…. 4 pseudo jornalistas escapados de casa saíram do Brasil aproveitando do evento de repercussão mundial para provocar Bolsonaro e torcendo para levar um soco no meio dos olhos do mesmo e o que conseguiram foi apanhar da polícia italiana…kkkkkkkkkkk

Responder

Zulu

01 de novembro de 2021 às 16h11

Por qual motivo a polícia italiana deveria agredirem (como dizem esses disdatados) os jornalistas ? Isso na Itália não acontece nunca.

Não será que esse 4 idiotas forçaram a barra propositalmente tentando depois se passar por vítimas e no final por no meio o Presidente da República (que não é quem eles gostariam que fosse) para jogar isso no jornal da Globo e na imprensa brasileira em geral.

Conhecendo a imbecilidade brasileira eu tenho a forte suspeita que seja isso… até porquê de violência mesmo não se viu nada.

É Penta…..kkkkkkkkkk

Responder

William

01 de novembro de 2021 às 16h01

Que texto dessa tal de ABI, parece ter sido escrito por um moleque de 13 anos…..kkkk

Aliás… cadê essa violência que ninguém viu ?
Nós jornais italianos não tem absolutamente nada a respeito, zero. Nós vídeos que circulam na internet também nada.

Não será a xesima palhaçada infantiloide a moda tupiniquim de sempre…?

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?