Menu

Lula e Neto lideram na Bahia, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pela consultoria Atlas, comandado pelo cientista político Andrei Roman, e divulgada pelo Valor mostra que até o momento os baianos estão optando pela Lula (PT) para presidente e ACM Neto (DEM) para governador da Bahia. Na disputa pela presidência Lula tem um índice maciço de 60,7% das intenções de voto naquele estado. […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagens: Divulgação

Uma pesquisa realizada pela consultoria Atlas, comandado pelo cientista político Andrei Roman, e divulgada pelo Valor mostra que até o momento os baianos estão optando pela Lula (PT) para presidente e ACM Neto (DEM) para governador da Bahia.

Na disputa pela presidência Lula tem um índice maciço de 60,7% das intenções de voto naquele estado. A diferença é de um pouco mais de 40 pontos sobre Jair Bolsonaro que aparece com 20%. O pedetista Ciro Gomes aparece na terceira colocação com 8,7%, na sequência vem Sérgio Moro (5,9%) e Eduardo Leite (0,7%). Esses índices são correspondentes ao cenário extenso. Em cenários divididos, Lula também exerce liderança.

Em cenários de 2° turno, Lula vence todos os seus virtuais candidatos com bastante folga. O petista tem maior porcentagem de votos quando o embate é contra o próprio Jair Bolsonaro, seguido por João Doria, Eduardo Leite, Sérgio Moro e Ciro Gomes.

Agora vamos aos números da eleição local, para o governo do estado. Mesmo ainda viajando pelo interior baiano em busca de alianças, Neto abre uma vantagem de 17,5% sobre o senador Jaques Wagner (PT) que tem o apoio do grupo governista encabeçado pelo governador Rui Costa. Vale lembrar que Wagner governou a Bahia entre 2007 e 2015 e Neto foi prefeito de Salvador entre 2012 e 2020.

Enquanto o demista tem 44,6% das intenções de voto, o petista aparece na segunda colocação com 27,1%. O ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), tem seus 4,4% e empata com Marcos Mendes que também registra 4,4%. Não sabe é 12,3% e Branco/Nulo 7,2%.

O Atlas também levantou cenários de 2° turno para o Palácio de Ondina e mostra a resiliência de Neto na disputa, ele sai vencedor tanto contra seu ex-aliado João Roma quanto contra Jaques Wagner.

Nos dois cenários, o demista ganharia praticamente de “W.O” contra Roma, mas vê sua vantagem diminuir significativamente contra Jaques. O petista seria vencedor se a disputa fosse contra João Roma.

O Atlas realizou a pesquisa entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro e coletou 827 respostas de eleitores baianos, a margem de erro é de 3 pontos.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

kamecasa

09/11/2021 - 02h22

eu acho que esse ano só vai dar NETO a Bahia estar cansada de tanta violência, assalto morte queremos um governo que trabalhe realmente pela Bahia que não abandone seu povo e esse cara é Neto ele mostrou na prefeitura que sabe administrar agora vai governar a Bahia. ACM NETO GOV> em 2022 sem duvida a pesquisa é verdadeira.

Sebastião

08/11/2021 - 20h15

Aqui na Bahia, pesquisas locais sempre colocam o grupo de Neto na frente. No final, o PT que vence as eleições. Em outra pesquisa, mostra Lula e Rui como os mais populares da Bahia.

eu

08/11/2021 - 17h47

E O CIRO ???

Netho

08/11/2021 - 16h08

Perdendo nos dois maiores colégios eleitorais do Brasil, Lula pode ser derrotado pela mesma política do “café com leite” que sustentou a Velha República, sobretudo quando a tempestade de outubro chegar, mais violenta e pesada do que nunca.
Fato é que o referido instituto de pesquisa não é dotado de credibilidade suficiente para afiançar a alta aprovação paulista à República das Milícias, mas não há dúvida quanto ao fato político óbvio e ululante de que Lula nunca fez sucesso eleitoral na terra dos barões quatrocentões.


Leia mais

Recentes

Recentes