Menu

Traumann: Moro destrói PSDB e facilita vitória de Lula no primeiro turno

Por Thomas Traumann A pesquisa da Quaest divulgada nesta quarta (10) mostra que a candidatura Moro arrasa com as chances do PSDB e de outros pré-candidatos da chamada terceira via, tira votos do presidente Bolsonaro e, indiretamente, amplia o favoritismo do ex-presidente Lula. Com Moro, Doria marca 2% e Leite apenas 1%. Rodrigo Pacheco tem […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
(Fotos: Saulo Rolim / Sérgio Lima / Danilo Martins/ Divulgação)

Por Thomas Traumann

A pesquisa da Quaest divulgada nesta quarta (10) mostra que a candidatura Moro arrasa com as chances do PSDB e de outros pré-candidatos da chamada terceira via, tira votos do presidente Bolsonaro e, indiretamente, amplia o favoritismo do ex-presidente Lula.

Com Moro, Doria marca 2% e Leite apenas 1%. Rodrigo Pacheco tem 1% e o D’Ávila zero. As simulações mostram Lula entre 47% e 48% dos votos (o que daria 54% dos votos válidos), Bolsonaro 21%, Moro 8% e Ciro Gomes com 6% ou 7% dependendo do cenário.

Todas as pesquisas presidenciais até agora mostram que existe espaço para três ou, no máximo, quatro candidatos viáveis: Lula e Bolsonaro já asseguraram seu lugar e Ciro Gomes tem um público fiel. O último candidato deve vir da centro-direita e Moro largou na frente.

Ironicamente, a chegada de Moro amplia a vantagem de Lula no porque ele tira votos de Bolsonaro e asfixia os tucanos. Moro toma votos do presidente entre os mais ricos (+ de 5 SM: Moro 11%; Bolsonaro 32% e Lula 34%) e na região Sul (Moro 12%, Bolsonaro 22% e Lula 45%).

Em compensação, Moro é mais fraco onde Lula é mais forte, o Nordeste (ele cai a 4% ante 60% do ex-presidente) e os que ganham menos de 2 salários mínimos (Moro tem 5% e Lula 61%). Depois de Bolsonaro, Moro é o candidato mais rejeitado: 61% dos eleitores dizem que o conhecem e não votariam nele.

Além disso, Moro é um candidato de uma nota só, o combate à corrupção, tema que deixou o topo das preocupações dos brasileiros. 48% dos brasileiros dizem que a economia é o maior problema do país Enquanto não tiver o que dizer a esses eleitores, Moro seguirá tendo um teto.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alexandre Neres

10/11/2021 - 22h59

Tal qual Bolsonaro, a especialidade de Serjo Morto e de toda a extrema-direita é destruir, não importa o quê.

Em 2022, sou Lula contra Bolsonero; e Ciro contra Moro. E tenho dito.

Paulo

10/11/2021 - 22h56

Moro é o que tem o teto mais alto…Dependerá da campanha que ele fará, é claro…E da consciência do gado bolsonarista…


Leia mais

Recentes

Recentes