Menu

Vox Populi confirma tendência de vitória de Lula no primeiro turno

Uma nova pesquisa divulgada hoje, dessa vez pelo Vox Populi, confirma tendência observada no levantamento do instituto Quaest, de uma vitória do ex-presidente Lula no primeiro turno. Segundo a Vox Populi, Lula teria 44% dos votos totais, contra 21% de Bolsonaro e 12% de todos os outros candidatos combinados. Em votos válidos, isso significaria que […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Uma nova pesquisa divulgada hoje, dessa vez pelo Vox Populi, confirma tendência observada no levantamento do instituto Quaest, de uma vitória do ex-presidente Lula no primeiro turno.

Segundo a Vox Populi, Lula teria 44% dos votos totais, contra 21% de Bolsonaro e 12% de todos os outros candidatos combinados.

Em votos válidos, isso significaria que Lula teria 57% dos votos válidos, o que lhe garantaria uma vitória tranquila no primeiro turno das eleições de 2022.

A pesquisa trouxe um comparativo com outras pesquisas presenciais recentes.

A pesquisa estima que Ciro Gomes, por sua vez, teria 4% das intenções de voto.

Na espontânea, Lula tem 28%, quase o dobro de Bolsonaro, que pontua 15%. Ciro tem 2% e Moro, 1%. O número de indecisos é de 37%.

Abaixo, tabelas do voto estimulado, por segmentos.

A pesquisa fez ainda um cenário sem Bolsonaro, que nos permite checar para qual candidato migrariam seus eleitores. O gráfico mostra que o principal herdeira é Sergio Moro, cuja pontuação passa de 3% (com Bolsonaro) para 8% (sem Bolsonaro). Ciro Gomes cresceria 2 pontos, num cenário sem Bolsonaro. Outros candidatos, inclusive Lula, oscilaram 1 ponto para cima. A transferência maior, porém, iria para votos em branco, nulos e indecisos, que passariam de um total de 22% para 32%.

A pesquisa também  mediu a “evolução dos sentimetnos em relação ao PT desde 2019”. De maneira geral, a imagem do PT melhorou expressivamente. O percentual de eleitores que responderam gostar do PT ou se sentirem petistas cresceu de 29% em abril de 2019 para 41%.

Na percepção popular, a vitória de Lula é uma realidade cada vez mais próxima. Para uma maioria de 51% dos eleitores, Lula deve ganhar a eleição.

A pesquisa divulgou três cenários de segundo turno. Em todos, Lula vence tranquilamente. Sua vantagem é de 28 pontos sobre Bolsonaro, 34 pontos sobre Ciro e 43% sobre Doria.

A íntegra da pesquisa pode ser baixada aqui.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Gilson Leal Costa

23/11/2021 - 12h22

Quero saber em que mundo paralelo Lula ganha essa eleição de 2022.
Só se tiver uma urna na Globo e outra na Folha de São Paulo.

Justiceiro

11/11/2021 - 16h48

Vox Populi??? Pelo amor de Deus, Miguel. Nem você acredita nesse instituto.

Saulo Nunes

11/11/2021 - 13h56

CUT/Vox Populi…kkkkkkkkkkkkkk

https://www.brasildefato.com.br/2018/09/13/vox-populi-haddad-lidera-no-primeiro-turno-e-ganha-no-segundo.

Ninguem suporta mais essas besteiras….

Galinzé

11/11/2021 - 13h51

…..kkkkkkkkkkkkkkkkk

Um minimo de seriedade e de respeito com os leitores seria bem vinda.


Leia mais

Recentes

Recentes