Menu

Diretor do Datafolha diz que voto do eleitor pobre é pragmático

Neste domingo, 12, o diretor do Datafolha Mauro Paulino, disse em entrevista ao O Globo que o voto do eleitor pobre está ficando cada vez mais pragmático no Brasil. Vale lembrar que essa fatia que recebe até dois salários mínimos é a maioria do eleitorado brasileiro. Na avaliação de Paulino, esse eleitor vai votar no […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Neste domingo, 12, o diretor do Datafolha Mauro Paulino, disse em entrevista ao O Globo que o voto do eleitor pobre está ficando cada vez mais pragmático no Brasil. Vale lembrar que essa fatia que recebe até dois salários mínimos é a maioria do eleitorado brasileiro.

Na avaliação de Paulino, esse eleitor vai votar no candidato a presidente que mostrar mais condições políticas de resolver o problema da fome e na queda brutal do padrão de vida nacional. Com isso, a economia deve predominar o pleito em vez da corrupção.

“Hoje, metade dos brasileiros tem renda familiar mensal de até dois salários mínimos. Isso quer dizer que a grande maioria, que decide a eleição, está tentando sobreviver. Quanto mais pobre o eleitor, mais pragmático é o voto. Como a fome cresceu, estamos falando de pragmatismo no sentido de precisar de dinheiro para comprar comida. Esse eleitor vai escolher o candidato que mostrar mais condições e vontade política para resolver isso”, afirmou Paulino.

Sobre a corrupção, o diretor do Datafolha diz em outro trecho da entrevista que “vejo que a economia vai recuperar o protagonismo no processo eleitoral que havia perdido em 2018 para a corrupção. Já fizemos pesquisas que mostraram que o eleitor, de certa forma, aceita a corrupção desde que tenha uma condição de vida melhor. É uma triste realidade, mas é o pragmatismo que temos observado em diversas eleições”.

Ele também disse que o Auxílio Brasil poderá, a curto prazo, melhorar a imagem de Bolsonaro mas ponderou que se a inflacao continuar explodindo no bolso do brasileiro em 2022, esse efeito eleitoral para o presidente será praticamente Nulo.

“É claro que, num primeiro momento, o Auxílio Brasil pode ter impacto positivo na avaliação de Bolsonaro, porque o programa não atinge só quem recebe, mas sim aqueles que conhecem alguém que recebe. Mas se a inflação continuar a crescer no início do ano que vem e tirar o poder aquisitivo desse auxílio, a maioria dos que recebem pode considerar que o dinheiro é insuficiente para se alimentar”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

franco

12/12/2021 - 20h23

O Haddad ainda é Presidente da REpublica segundo o Diretor do Datafolha…? kkkkkkkk


Leia mais

Recentes

Recentes