Menu

Petroleiros da Bahia celebram 80 anos do primeiro poço de petróleo do Brasil

Sindipetro (BA) – No dia 14 de dezembro, o primeiro poço que jorrou petróleo no Brasil completa 80 anos, ainda ativo e gerando riquezas para o estado da Bahia, onde está localizado. Candeias é símbolo de uma era onde a Petrobrás foi pensada e criada para ser instrumento de desenvolvimento e soberania nacional.  Oitenta anos de história, 80 anos fazendo parte […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Sindipetro (BA) – No dia 14 de dezembro, o primeiro poço que jorrou petróleo no Brasil completa 80 anos, ainda ativo e gerando riquezas para o estado da Bahia, onde está localizado. Candeias é símbolo de uma era onde a Petrobrás foi pensada e criada para ser instrumento de desenvolvimento e soberania nacional. 

Oitenta anos de história, 80 anos fazendo parte da vida das pessoas e gerando economia para a Bahia e Brasil! É isso que pensamos quando falamos da descoberta do primeiro campo de petróleo do nosso país! E essa história começa aqui em Candeias, Bahia”, destaca a campanha do Sindipetro Bahia, que realiza em dezembro uma série de atividades para comemorar essa façanha.

Na contramão da história, a gestão da Petrobrás no governo Bolsonaro privatizou Candeias e praticamente todos os campos de petróleo da Bahia, assim como vendeu pela metade do preço a Refinaria Landulpho Alves (RLAM), a primeira unidade de refino adquirida pela estatal.

“A exploração do poço de Candeias foi o pontapé inicial para a criação da Petrobrás com as atribuições de pesquisa, exploração, refino, transporte e sistema de dutos, empresa que chegou a ser, no governo Lula, a quarta maior do mundo em valor de mercado, e hoje, vem sendo desmontada e vendida pelo governo Bolsonaro. Um crime e uma afronta à soberania nacional”, criticou o Sindipetro Bahia, em nota divulgada em dezembro de 2020, após a empresa ter vendido o Campo de Candeias junto com outros 13 ativos de produção terrestre do Polo Recôncavo, que foi entregue com toda a estrutura de extração, tratamento e processamento de produtos.

A empresa proprietária do primeiro poço de petróleo do Brasil é a Ouro Preto Energia Onshore, subsidiária da 3R Petroleum, que vem sendo beneficiada pelas privatizações na Petrobrás. A petrolífera já adquiriu ativos de exploração de petróleo que pertenciam à estatal na Bahia, no Rio Grande do Norte, no Ceará, no Espírito Santo e na Bacia de Campos. 

A história de Candeias e todo o simbolismo que ele representa, no entanto, jamais serão apagados. Por isso, o Sindipetro Bahia convida todos os petroleiros e petroleiras do Brasil a acompanhar as atividades em comemoração aos 80 anos do poço. 

“Em 14 de dezembro de 1941 jorrava do poço Candeias 1, o tão cobiçado “ouro negro” dando início ao sonho da soberania nacional do nosso país a partir da comercialização do petróleo. Neste mês de dezembro, comemoraremos a importância dessa descoberta para a desenvolvimentos do Brasil na indústria do petróleo e, principalmente, a importância dessa data para a categoria petroleira, que por anos se dedicou a lutar, defender e construir uma Petrobrás 100% pública e a serviço do Brasil e dos brasileiros e brasileiras. Nos próximos dias iremos realizar atos que irão homenagear a categoria, todos que fizeram parte dessa construção e o berço de onde tudo começou”, destaca o Sindipetro. 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes