Jornal da Forum: Lula quer reindustrializar o Brasil!

Divulgação

Ipec (ex-Ibope) joga água fria na candidatura Moro

Por Miguel do Rosário

14 de dezembro de 2021 : 19h44

Pesquisa Ipec divulgada hoje traz o ex-presidente Lula ganhando no primeiro turno, com cerca de 56% dos votos válidos nos dois cenários pesquisados.

A Ipec é uma pesquisa respeitada por ser conduzida por técnicos que trabalhavam no falecido Ibope. Além disso, é presencial. No Brasil, temos pesquisas presenciais do Datafolha, Ibope, Quaest e Ipec.

(Aqui o relatório da pesquisa).

Em geral, as pesquisas presenciais costumam trazer números melhores para o ex-presidente Lula.

Em votos totais, Lula agora tem de 48% a 49% no Ipec. Na pesquisa anterior, do final de setembro de 2021, Lula tinha de 45% a 48%.

Bolsonaro, por sua vez, agora tem 21% a 22%, sem mudanças sobre pesquisa anterior.

Os candidatos da terceira ficaram estagnados ou oscilaram para baixo. Moro tinha 6% em setembro, e agora tem os mesmos 6%.

Ciro Gomes tinha 6% e agora tem 5%.

Os números representam uma ducha de água fria sobre a candidatura Moro, que ainda não decolou, apesar da imensa exposição que andou tendo na mídia.

As notícias também são ruins para Ciro Gomes.

Na pesquisa de setembro, Ciro chegava a 8% no cenário reduzido. Hoje, Ciro tem 5% no cenário com menos candidatos. A queda é explicada pela entrada de Moro.

Na espontânea, Lula foi o único que cresceu, para 40%. Quer dizer, Moro oscilou 1 ponto para cima. Os outros todos caíram ou ficaram estagnados.

O tamanho de Lula na espontânea, que alguns cientistas entendem ser o melhor indicador para eleições ainda distantes, é impressionante.

Chama atenção também o percentual relativamente baixo de indecisos, de apenas 21%, o que sinaliza que a maioria dos brasileiros já consolidou o seu voto.

O cientista político Théofilo Rodrigues nos enviou um gráfico que compila números de todas as pesquisas divulgadas nos últimos meses.

Nele se pode notar o crescimento expressivo de Lula, e a queda de Bolsonaro, especialmente nas últimas pesquisas.

Moro, por sua vez, que havia colhido algumas boas notícias nas semanas que sucederam o lançamento de sua candidatura, arrisca terminar o ano com prognósticos ruins para sua campanha.

Gráficos em votos válidos:

Ipec de dezembro de 2021, em votos totais. Dois cenários:

Números da pesquisa anterior (20/set/2021):

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

11 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Ita

15 de dezembro de 2021 às 14h32

Quanto o cara tá sendo pago para fazer esse tipo de divulgação mentirosa.
Isso não é fake News ?
Lula ganhando .
Em qual país ?
Eu riria se não fosse tão perigoso esse tipo de mentira

Responder

carlos

15 de dezembro de 2021 às 13h19

Esse kleiton parece que queima rosca, é padeiro irresponsável por queimar rosca.

Responder

Tiago Silva

15 de dezembro de 2021 às 10h20

Parece até coincidência, pois quando Ciro começa a utilizar sua verborragia contra o politiqueiro que sobrevive pela impunidade (Sérgio Moro)… Aí a PF faz uma operação bem midiática contra Ciro e Cid Gomes!

No meu entender, pode ser mais uma das coisas estranhas que acometeram as instituições nesses últimos tempos …

Infelizmente já virou praxe no Brasil deixarem “vazar” acusações sem lastro probatório contra candidatos de esquerda no período eleitoral, será que estão antecipando até isso!

Responder

NeoTupi

15 de dezembro de 2021 às 10h19

Polícia Federal na casa de Ciro e Cid hoje, alvos de suposta propina na construção do estadio Castelão. Não acho que os dois sejam corruptos, apesar de não descartar arranjos de financiamento de campanha, porque se vê que eram comuns. Fica a lição: quem com udenismo fere, com udenismo será ferido. Quem se utiliza de lawfare de forma oportunista, em vez de refutar, pode ser a próxima vítima.

Responder

Sá Pinho

15 de dezembro de 2021 às 10h18

Definitivamente, a obtusa classe dominante não quer abdicar de permanecer xucra ao escolher como candidato da nova farsa em cartaz, a Terceira Via, justamente o mais que revelado e atestado suspeito, ex juiz, e Do Rosário, de permanecer ‘econômico’ ao invés de apropriadamente irônico, ao não utilizar a palavra JATOS no título do post sobre a broxante performance política do ‘ex em chefe’ da organização lavajateira, na pesquisa IPEC, após a maciça campanha de anabolização providenciada pela mídia amiga & parceira, desde que manifestou-se candidato a presidência, há mais de 40 dias.

Responder

putin

14 de dezembro de 2021 às 23h57

o fundamental é que a sua loja faliu, kkkk

Responder

Donizetti Bié

14 de dezembro de 2021 às 23h24

Lula sempre será o presidente de respeito nacional .Guerreiro nato.

Responder

Paulo

14 de dezembro de 2021 às 23h20

Se Moro fracassar, é porque as narrativas petista e bolsonarista convenceram a maior parte dos eleitores. Só teremos a lamentar. Não porque Moro seja um acerto incondicional, mas porque os outros dois serão um retrocesso insuperável e um erro de proporções cavalares – pelo menos no curto e médio prazos, pois, a longo prazo, o Brasil e maior que todas as crises…

Responder

Daniel

14 de dezembro de 2021 às 21h56

Syru crescendo igual rabo de cavalo.

Na certa os syruminions, assim como os bolsominions tem explicações na ponta da língua.

Foram os komunistas ouba odebrecht que comprou as pesquisas ?

Responder

Alexandre Neres

14 de dezembro de 2021 às 21h48

Aproveitando o ensejo, sendo um dos que frequenta amiúde o Cafezinho, gostaria de parabenizar o Miguel do Rosário.

Devido à qualidade do seu texto, está galgando posições e ocupando papel de destaque nos blogues progressistas ou sujos.

É com satisfação que acompanho sua trajetória, reconhecendo o seu mérito, supondo que todos nós ou a grande maioria está feliz com o salto que o Miguel tá dando.

Como está no lugar certo, na hora certa, as perspectivas são boas no sentido de que a partir de 2023 a situação tende a melhorar ainda mais. Fico na torcida de que os ventos progressistas se espraiem por nossa sociedade e que nosso povo sofrido possa voltar a sorrir dentro em breve!

Responder

Kleiton

14 de dezembro de 2021 às 20h38

O fantoche da Odebrecht ganha no primeiro turno ..? Kkkkkkkkk

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?