Jornal da Forum: Lula quer reindustrializar o Brasil!

Imagem: Agência Senado

Economista do mercado financeiro aposta na vitória de Lula

Por Redação

12 de janeiro de 2022 : 08h27

O economista e sócio-fundador da gestora Macro Capital, Nilson Teixeira, afirmou que aposta na vitória do ex-presidente Lula (PT) nas eleições deste ano. Na sua visão, o possível governo do líder progressista não será revanchista.

“Os rumores de que um 3º governo Lula revisaria as privatizações, revogaria a reforma trabalhista e eliminaria a autonomia do Banco Central (BC), entre outros devaneios, são discursos de campanha para agradar as bases mais aguerridas ou circunscritos a comissões – caminho certo para não prosperarem. Ademais, essas propostas não seriam apoiadas pelos congressistas de centro, o que dificultaria seu avanço no Congresso”, escreveu em artigo publicado no Valor.

“Um governo Lula defenderia uma plataforma moderada e direcionada às demandas dos mais pobres, em particular em educação, saúde e renda”, completou.

O ex-economista chefe do Credit Suisse também descartou as chances de uma “terceira via” obter êxito no pleito. Ele aponta que mesmo com uma possível queda na rejeição de Jair Bolsonaro por causa do Auxílio Brasil, ele não terá fôlego para vencer as eleições.

“As intenções de voto em Lula podem diminuir com o esperado ataque nas redes sociais, associando-o aos malfeitos no governo PT. No entanto, a estagnação, o alto desemprego e os conflitos frequentes de Bolsonaro enfraquecem o cenário em que sua votação supere as de Lula. Quando muito, haveria 2º turno”, afirmou.

Por fim, Teixeira avalia que partidos de centro como o Progressistas (PP), MDB e o PSD devem compor a base de Lula no Congresso, mesmo com a formação de uma Federação Partidária de esquerda.

“Além da federação de partidos de esquerda, PP, MDB e PSD, entre outros, comporiam provavelmente o governo Lula, ainda mais se Alckmin participar da articulação”.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Paulo

14 de janeiro de 2022 às 08h54

Cláudio, isso vai ser assim com qualquer presidente. Isso é em decorrência desse presidencialismo de cooptação q nós temos. Opino q a solução pra isso seria voto distrital misto e sistema parlamentarista.

Responder

Cláudio

12 de janeiro de 2022 às 11h58

Acho que um terceiro mandato do Lula será o pior de todos, terá que fazer concessões absurdas para conseguir manter o mandato, uma vez que os setores de oposição como banqueiros, agro, policiais, grande mídia estarão mais organizados e agressivos. Esperar apoio da população é bobagem, povo não se mobiliza nem pra defender próprios interesses, vide reforma previdência e trabalhista. Ciro 2022!!!

Responder

Deixe um comentário

O 2021 de Bolsonaro O 2021 de Ciro Gomes O 2021 de Lula Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade