Jornal da Forum: Lula quer reindustrializar o Brasil!

Imagem: Marcelo Cardoso/GP1

Ciro Nogueira terá o controle do Orçamento de 2022

Por Redação

13 de janeiro de 2022 : 10h48

Pela primeira vez na história do Brasil, o ministro-chefe da Casa Civil do Governo Federal terá mais poder sobre o Orçamento do que o próprio Ministério da Economia.

Isso porque Jair Bolsonaro (PL) assinou um decreto que concede mais poder a pasta chefiada pelo ministro Ciro Nogueira (PP-PI) no que diz respeito a execução dos recursos gerenciados pelo Governo Federal.

O decreto determina que o pepista terá que conceder autorização para ações de abertura ou remanejamento de gastos federais para os ministérios, por exemplo.

Com isso, a destinação de recursos para as pastas durante a execução do Orçamento deste ano será feito a partir de um limite pré-definido pela Junta de Execução Orçamentária (JEO), que antes estava sobre o domínio exclusivo da pasta comandada por Paulo Guedes.

Mas com o decreto de Bolsonaro, agora esses atos precisam ter o carimbo prévio da Casa Civil.

Vale lembrar que em 2021, a JEO definiu um limite de R$ 3,6 bilhões para o pagamento de dívidas com órgãos internacionais, mas as instituições que receberiam o dinheiro passaram pelo aval da Economia. Com o decreto válido para este ano, Ciro Nogueira dará a cartada final.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

4 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Paulo

13 de janeiro de 2022 às 20h20

Esse sr. será o homem mais poderoso do Brasil.

Responder

Paulo

13 de janeiro de 2022 às 19h37

Isso sim, é dar a chave do galinheiro à raposa…E ele pode ficar tranquilo, pois, sob Lula, far-se-á exatamente da mesma forma, podendo mudar, apenas, a cor da raposa…É o Centrão nadando de braçada nas pesquisas para presidente da República, acaso confirmada a vitória dos dois mais bem cotados, até aqui…

Responder

Efrem Ventura

13 de janeiro de 2022 às 19h16

E’ desse jeito hà muito tempo, Economia e Casa Civil….qual seria a novidade ?

Responder

Galinzé

13 de janeiro de 2022 às 19h08

Isso ja aconteceu em governos anteriores….temos mais uma “feiqui gnus”…?

Responder

Deixe um comentário

O 2021 de Bolsonaro O 2021 de Ciro Gomes O 2021 de Lula Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade