Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Fotos: Miguel Schincariol/AFP e Evaristo Sá/AFP

Ipespe: expectativa de vitória de Lula chega a 59%

Por Gabriel Barbosa

27 de janeiro de 2022 : 10h14

A nova pesquisa quinzenal divulgada pela Ipespe na manhã desta quinta-feira, 26, revela que o ex-presidente Lula (PT) continua sendo o favorito na disputa pelo Palácio do Planalto e que, até o momento, a polarização com Jair Bolsonaro (PL) continua.

Enquanto Lula tem 44% das intenções de voto, os outros candidatos somados tem 45%. Ou seja, o líder progressista mantém suas chances de vencer no primeiro turno. Atrás de Lula aparece Jair Bolsonaro (PL), com 24%.

Mas por outro lado, o levantamento também mostra que a briga pelo terceiro lugar deve ficar mais acirrada daqui pra frente. O ex-juiz Sérgio Moro, pré-candidato pelo Podemos, está vendo sua vantagem diminuir diante do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) que até então estava ocupando a quarta colocação.

O ex-juiz declarado suspeito pelo Supremo Tribunal Federal (STF) caiu para 8% e está empatado com Ciro Gomes, que também registrou 8%. João Doria (PSDB) vem na sequência com apenas 2%. Já Simone Tebet (MDB) e Alessandro Vieira (Cidadania) ficaram com pífios 1%. Felipe D’Ávila (Novo) não pontuou.

Num segundo cenário sem Moro na disputa, Bolsonaro cresce dois pontos percentuais e sai de 24% para 26%. Já Ciro Gomes vai para 9% e Doria para 4%. A margem de erro é 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança de 95,5%.

Fonte: Ipespe

Na disputa de 2° turno, Lula venceria Bolsonaro por 54% dos votos contra 30% do inquilino do Planalto. Os Brancos e Nulos saíram de 13% da última pesquisa para 16%.

Fonte: Ipespe

Outro detalhe relevante é que a Ipespe levantou a expectativa de vitória dos candidatos ao Planalto. Confirmando o favoritismo disparado, Lula aparece com índice de 59%. Jair Bolsonaro vem na sequência com 29%, Moro com 3% e Ciro com apenas 1%.

Fonte: Ipespe

A pesquisa foi feita entre os dias 24 e 25 de janeiro, ouviu 1.000 pessoas por telefone por meio do sistema CATI IPESPE. A pesquisa está registrada nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06408/2022.

Acesse a pesquisa completa clicando aqui

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

3 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Paulo

27 de janeiro de 2022 às 22h12

avaliação…

Responder

Paulo

27 de janeiro de 2022 às 22h11

Lula só perde para Moro, na minha avlaiação. Alô bolsonaristas, apoiem o Mito para o Senado, por Santa Catarina!

Responder

Alexandre Neres

27 de janeiro de 2022 às 10h56

Não tem que responder aos arroubos do marreco.

Não tem que abrir CPI contra ser tão insignificante.

Não tem que bater boca com anão moral.

Não tem que dar picadeiro a juiz ladrão.

Um candidato medíocre, provinciano, sem carisma, com voz de taquara rachada.

Quero ver se vai aguentar o rojão, pois vai ser cobrado de todos os lados.

Na planície, de igual pra igual, sem estar escorado na toga pra tripudiar em cima de pessoas, as quais deveria garantir o direito delas em razão do cargo que ocupava, é difícil, mano.

Aposto que esse mané vai arregar mais uma vez!

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro