Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Imagem: Agência Senado

Rodrigo Cunha denuncia governo de Alagoas por privatizar serviços de saneamento básico

Por Redação

03 de março de 2022 : 07h47

O senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) criticou, em pronunciamento a decisão do governador de Alagoas, Renan Filho, que autorizou a concessão de serviços públicos de saneamento do estado à iniciativa privada, principalmente fornecimento de água, tratamento e coleta de esgoto, descumprindo o pacto federativo e o marco legal do saneamento, além de desrespeitar as causas municipalistas.  

— Venho denunciar esses fatos, e também prevenir os demais entes federados brasileiros para que não sigam o infeliz exemplo do governo de Alagoas quanto a concessão de serviços públicos à iniciativa privada — alertou.

De acordo com o senador, com essa atitude “egoísta”, o governo do estado pagou R$ 2 bilhões dos cofres públicos à empresa BRK Ambiental, tirando a autonomia de 13 municípios e prejudicando o acesso da população a um serviço essencial.

Cunha disse que, diante da ilegalidade cometida pelo governador, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio de R$ 1 bilhão do valor arrecadado com a privatização da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), referente ao contrato de concessão.

— Então, é necessário acompanhar, e vamos acompanhar. Por isso, nós estamos realizando uma audiência externa. Uma comissão está sendo formada, pela Comissão de Fiscalização doe Controle do Senado Federal, para colocar luz nesse momento e fazer com que o serviço seja prestado com qualidade, com continuidade. É um serviço essencial e, mais do que isso, que os municípios sejam respeitados, que o povo alagoano seja respeitado e que o governo de Alagoas não se sinta o dono da bola e ache que é uma terra sem lei, ou então se ache acima da lei — acrescentou.

Fonte: Agência Senado

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Maranhão O Xadrez para Governador do Rio Grande do Sul O Xadrez para Governador da Bahia O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro