Genial/Quaest: Veja os números da corrida pelo governo da Bahia

Imagem: Ricardo Stuckert/ Divulgação

Quaest: Lula e Haddad lideram no maior estado do país

Por Gabriel Barbosa

17 de março de 2022 : 08h58

Na manhã desta quinta-feira, 17, a Consultoria Quaest divulgou uma nova pesquisa eleitoral, desta vez para o governo de São Paulo, encomendada pela Genial Investimentos.

O levantamento foi positivo para a pré-candidatura do ex-prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), que lidera a disputa com 24% das intenções de voto. O ex-governador Márcio França (PSB) registra 18% das menções.

Na parte de baixo da tabela, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (sem partido) com 9%, Guilherme Boulos (PSOL) com 7%, Renata Abreu (Podemos) e Rodrigo Garcia (PSDB) empatados com 3%, cada, Vinícius Poit (Novo) com 2%, Ramuth (PSD) e Weintraub (Brasil 35), com 1%. Branco/Nulo/Não pretende votar são 24% e indecisos, 9%.

Em um cenário onde Márcio França não aparece, o petista chega a 30% Tarcísio de Freitas fica na segunda colocação com 11%, Renata Abreu com 7%, Rodrigo Garcia com 5%. Já Poit e Ramuth ficam com 3%, cada. Branco/Nulo/Não pretende votar são 32% e indecisos somam 10%.

Outro ponto levantado pela pesquisa é o nível de conhecimento e voto dos pré-candidatos. Apesar de liderar a pesquisa, Haddad é a figura que registra maior índice de “conhece e não votaria” com 53%, outros 14% dizem que “conhece e votaria”.

Já os entrevistados que disseram conhecer França e não votaria representa 37%, mas por outro lado, cerca de 31% dos paulistas ainda não conhecem o socialista e 23% que conhece e poderia votar.

“O alto % de eleitores que votam branco/nulo/indecisos indica que o candidato ideal ainda não está claro. O desconhecimento de Tarcísio (56%) e Garcia (67%) é oportunidade para crescimento de ambos. Haddad, ao contrário, tem bom recall, mas terá que enfrentar rejeição de 53%”, observa o CEO da Quaest, o cientista político Felipe Nunes.

“O que pode mudar completamente este jogo é a nacionalização do debate sobre a eleição de Governador. Lula e Bolsonaro são os melhores padrinhos políticos, Dória e Alckmin os piores”, adverte Nunes.

Já na disputa presidencial, o ex-presidente Lula (PT) lidera com folga entre o eleitorado paulista. No primeiro cenário, o petista fica com 39% das intenções de voto, contra 25% de Jair Bolsonaro (PL).

O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) registra 8%, Ciro Gomes (PDT) com 5% e João Doria (PSDB) com apenas 3%. Em cenários de segundo turno, o líder progressista vence todos os adversários.

A Quaest fez a pesquisa entre os dias 11 e 14 de março com 1.640 entrevistas, de forma presencial domiciliar, em cerca de 75 municípios do estado de São Paulo. A margem de erro é de 2 pontos com 95% de nível de confiabilidade. A pesquisa está registrada no TSE sob o número SP-03634/2022.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

5 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Marcio

18 de março de 2022 às 09h05

É pelo visto os paulistas acordaram e viram que o “canto da sereia” da direita era furada, o povo quer voltar a ser feliz: LULA.

Responder

Paulo

17 de março de 2022 às 19h33

Diante de um cenário desalentador como esse, torço pro França. São Paulo é a última muralha contra as pautas petistas. Acredito que o “Andrade” não leva…

Responder

Willy

17 de março de 2022 às 12h19

Este retardado completo nao conseguiu ganhar a reeleiçào a prefeito em uma sequer urna e agora ganha a Governador…

Ainda acham que conseguem impor alguma coisa aos brasileiros…?

A musica mudou.

Responder

diego santos

17 de março de 2022 às 09h52

Mídia comprada como pode um ex-prefeito dito como pior prefeito de sp esta liderando a pesquisa.E um ex-presidiario liderando,estão induzindo as pessoas votarem nesses imprestáveis.Deviam ter vergonha em divulgar essas coisas.

Responder

Kleiton

17 de março de 2022 às 09h11

“Çei…” kkkkk

Responder

Deixe um comentário

Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro Janela Partidária 2022: Quem ganhou, quem perdeu? Caro? Gasolina, Gás e Diesel: A atual política de preços da Petrobrás As Maiores Enchentes do Brasil