Menu

Quaest: Lula e Haddad lideram no maior estado do país

Na manhã desta quinta-feira, 17, a Consultoria Quaest divulgou uma nova pesquisa eleitoral, desta vez para o governo de São Paulo, encomendada pela Genial Investimentos. O levantamento foi positivo para a pré-candidatura do ex-prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), que lidera a disputa com 24% das intenções de voto. O ex-governador Márcio França (PSB) […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Ricardo Stuckert/ Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, 17, a Consultoria Quaest divulgou uma nova pesquisa eleitoral, desta vez para o governo de São Paulo, encomendada pela Genial Investimentos.

O levantamento foi positivo para a pré-candidatura do ex-prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), que lidera a disputa com 24% das intenções de voto. O ex-governador Márcio França (PSB) registra 18% das menções.

Na parte de baixo da tabela, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (sem partido) com 9%, Guilherme Boulos (PSOL) com 7%, Renata Abreu (Podemos) e Rodrigo Garcia (PSDB) empatados com 3%, cada, Vinícius Poit (Novo) com 2%, Ramuth (PSD) e Weintraub (Brasil 35), com 1%. Branco/Nulo/Não pretende votar são 24% e indecisos, 9%.

Em um cenário onde Márcio França não aparece, o petista chega a 30% Tarcísio de Freitas fica na segunda colocação com 11%, Renata Abreu com 7%, Rodrigo Garcia com 5%. Já Poit e Ramuth ficam com 3%, cada. Branco/Nulo/Não pretende votar são 32% e indecisos somam 10%.

Outro ponto levantado pela pesquisa é o nível de conhecimento e voto dos pré-candidatos. Apesar de liderar a pesquisa, Haddad é a figura que registra maior índice de “conhece e não votaria” com 53%, outros 14% dizem que “conhece e votaria”.

Já os entrevistados que disseram conhecer França e não votaria representa 37%, mas por outro lado, cerca de 31% dos paulistas ainda não conhecem o socialista e 23% que conhece e poderia votar.

“O alto % de eleitores que votam branco/nulo/indecisos indica que o candidato ideal ainda não está claro. O desconhecimento de Tarcísio (56%) e Garcia (67%) é oportunidade para crescimento de ambos. Haddad, ao contrário, tem bom recall, mas terá que enfrentar rejeição de 53%”, observa o CEO da Quaest, o cientista político Felipe Nunes.

“O que pode mudar completamente este jogo é a nacionalização do debate sobre a eleição de Governador. Lula e Bolsonaro são os melhores padrinhos políticos, Dória e Alckmin os piores”, adverte Nunes.

Já na disputa presidencial, o ex-presidente Lula (PT) lidera com folga entre o eleitorado paulista. No primeiro cenário, o petista fica com 39% das intenções de voto, contra 25% de Jair Bolsonaro (PL).

O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) registra 8%, Ciro Gomes (PDT) com 5% e João Doria (PSDB) com apenas 3%. Em cenários de segundo turno, o líder progressista vence todos os adversários.

A Quaest fez a pesquisa entre os dias 11 e 14 de março com 1.640 entrevistas, de forma presencial domiciliar, em cerca de 75 municípios do estado de São Paulo. A margem de erro é de 2 pontos com 95% de nível de confiabilidade. A pesquisa está registrada no TSE sob o número SP-03634/2022.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marcio

18/03/2022 - 09h05

É pelo visto os paulistas acordaram e viram que o “canto da sereia” da direita era furada, o povo quer voltar a ser feliz: LULA.

Paulo

17/03/2022 - 19h33

Diante de um cenário desalentador como esse, torço pro França. São Paulo é a última muralha contra as pautas petistas. Acredito que o “Andrade” não leva…

Willy

17/03/2022 - 12h19

Este retardado completo nao conseguiu ganhar a reeleiçào a prefeito em uma sequer urna e agora ganha a Governador…

Ainda acham que conseguem impor alguma coisa aos brasileiros…?

A musica mudou.

diego santos

17/03/2022 - 09h52

Mídia comprada como pode um ex-prefeito dito como pior prefeito de sp esta liderando a pesquisa.E um ex-presidiario liderando,estão induzindo as pessoas votarem nesses imprestáveis.Deviam ter vergonha em divulgar essas coisas.

Kleiton

17/03/2022 - 09h11

“Çei…” kkkkk


Leia mais

Recentes

Recentes