Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Fotos: Divulgação

São Paulo: Ipespe registra ‘teto eleitoral’ de Lula e recuperação de Bolsonaro

Por Gabriel Barbosa

11 de abril de 2022 : 11h37

A Ipespe também divulgou a pesquisa presidencial feita somente entre os eleitores do estado de São Paulo e mostra que o ex-presidente Lula (PT) alcançou seu teto eleitoral entre o eleitorado paulista.

O levantamento espontâneo, considerado o mais importante por mostrar a convicção do eleitor, revela que tanto Lula quanto Jair Bolsonaro (PL) se firmaram na disputa com 29% e 28% das intenções de voto, respectivamente.

Segundo o Ipespe, enquanto Lula oscilou dentro da margem de erro, Bolsonaro registrou uma recuperação, fora da margem de erro, de quatro pontos, saindo de 24% em fevereiro para 28% neste mês. O pedetista Ciro Gomes estagnou em 6% e João Doria foi de 4% para 5%.

Na estimulada, o ex-presidente fica com 34% das menções e o inquilino do Planalto chega a 30% das intenções. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) fica com seus 8% e João Doria com apenas 6%. Vale ressaltar que na estimulada, Lula também estagnou e Bolsonaro subiu 4 pontos, entre fevereiro e abril.

Mas apesar disso, Lula vence seus dois principais adversários paulistas com folga. Na disputa contra Bolsonaro, o petista sairia vitorioso com 47% ante 34%. Já contra Doria, o triunfo de Lula seria de 24 pontos, ou seja, 48% a 24%.

A Ipespe entrevistou 1.000 eleitores por telefone entre os dias 6 e 9 de abril. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento custou R$42 mil e foi registrada no TSE sob os números BR-00800/2022 e SP-06962/2022.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

14 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Sepulveda

12 de abril de 2022 às 07h31

Desde o anúncio de Alckmin como vice e de apoios da velha turma do toma lá dá cá, como Renan Calheiros, Sarney, Geddel, a candidatura de Lula tem despencado. Llula não aparentar mais a musculatura eleitoral de meses atrás e antes mesmo do início da campanha, corre o risco de ser ultrapassado por Bolsonaro nas pesquisas. Não se trata de falta de apoio, mas de rejeição mesmo. O antilulismo no Brasil é tão grande a ponto do povo preferir um segundo mandato de Bolsonaro do que o terceiro de Lula. A luz vermelha acendeu, bom a esquerda procurar outras vias, caso não queira amargar nova derrota.

Responder

Alexandre Neres

11 de abril de 2022 às 22h40

Quando leio um rematado imbecil tentando estabelecer termos de comparação entre o democrata Lula e o pior presidente que o Brasil já teve, defensor da tortura e de ditadura, lembro-me do tuíte da Míriam Leitão que despertou a ira do Dudu Bananinha: “Qual é o erro da terceira via? É tratar Lula e Bolsonaro como iguais. Bolsonaro é inimigo confesso da democracia.” Sem mais. Abaixo os ratos, os eternos candidatos a Cabo Anselmo!

Responder

José Vicente de Freitas

11 de abril de 2022 às 22h38

Lula vai ganhar sim

Responder

EdsonLuíz.

11 de abril de 2022 às 19h31

É incrível como gente da qualidade política de jair bolsonaro e de Lula têm voto. Eu nem estou me referindo à qualidade moral dos dois, estou só me referindo ao engano do improviso de solução que os dois propõem.

Os discursos fundadores dessas duas assombrações políticas foram as promessas de solução fáceis, mágicas e rápidas para problemas bem difíceis e que a cada ano se complica mais e vai exigir medidas cada vez mais duras e as soluções serão mais demoradas.

Ocorre que, ao vascular as outras candidaturas, os eleitores não conseguem ver nessas candidaturas uma opção contra os dois populismos toscos e autoritários do lulismo e do bolsonarismo : um, autoritário escrachado; outro, autoritário disfarçado, mas nem sempre disfarçado que não se veja nele o autoritário que é.

Se nenhum dos candidatos lançados consegue ser visto como opção, por que eles não retiram as candidaturas e acendem a lamparina para procurar um nome possível e de consenso? Ou então, por que todos eles nào desistem de suas candidaturas, não apoiam nenhum nome para presidente e deixam o ridículo de um país de populistas autoritários e de eleitores que só enxergam candidatos populistas se explicitar?

Disputem todos um mandato para a câmara federal e tornem ao menos o governo do populista que ganhar um governo congressual, só que com melhor qualidade que a dos últimos vários anos. Assim, enquanto esperam melhorar a maré, impedem os populistas Lula e bolsonaro acabarem de destroçar o Brasil e de alinharem o país ao proneto global de destruição da democracia e do progressismo, que ora vemos em curso por uso da democracia e, avora, até por guerra de dominação, com esfolamento de democratas.

Hoje estou decidindo as candidaturas de todos os que querem melhorar o Brasil e lutar contra os dois populismos, se é que eles quetem isso mesmo :

Simone Tebet para deputada federal!
Sérgio Moro para deputado federal!
João Dória para deputado federal!
Ciro Gomes para deputado federal!
Alessandro Vieira para deputado federal!
Joaquim Barbosa para deputado federal!
Janones para deputado federal!
Luciano Bivar para deputado federal!
Eduardo Leite para deputado federal!
Marina Silva para deputada federal!

Vamos melhorar a Câmara, que é o que podemos fazer por hoje! Vamos cercar na Câmara os populistas milicianos, corruptos, autoritários e demagogos.

É na Câmara a nossa melhor opção antipolarização! Por um governo convressual de qualidade contra os dois populismos!

E, como dizia Sérgio Sampaio: “ou não!”.

Responder

Paulo Roberto dos Santos

11 de abril de 2022 às 19h22

Sem fazer campanha Lula já lidera, imagina quando começarmos juntamente com o companheiro Alckmin.
Lula no primeiro turno.

Responder

Tony

11 de abril de 2022 às 17h36

Os brasileiros em 2018 resolver fazer um mínimo de limpeza na política e ao invés de deixar que a democracia seguisse o próprio caminho natural o STF resolveu devolver a cena do crime a quadrilha petista.

Ao invés de deixar que outro alguém (possivelmente um pouco mais civilizado que animais do nível de Lula, Dirceu e comparsas…) se apresentasse aos brasileiros com algo diferente os 11 pseudo constitucionalistas retrógrados do STF jogaram o Brásil de volta a 4 anos atrás.

4 anos que deveriam ter servido a desenvolver a democracia brasileria (sem porcarias de mensalão, petrolão, roubalheira desgraçada, ecc…..) foram jogados fora por causa do aparelhamento ideológico do STF.

O que faz um país não sair nunca do terceiro mundo é isso e mais ainda é que os brasileiros achem isso tudo normal.

Responder

Luiz Alberto

11 de abril de 2022 às 15h53

Falta a pesquisa datapovo

Responder

Luiz Alberto

11 de abril de 2022 às 15h52

Quero o ver lula na rua essa pesquisa não tem logica

Responder

Manoel

11 de abril de 2022 às 15h00

Podem continuar tentando , é um direito , colocar o ” rejeito” no 2º Turno . Por enquanto está fora .
Caso vá ao 2º Turno , a surra será imensa. Lula , desde que mundo é mundo ,nunca esteve abaixo de 42% . Preso , estava com 40% !!! XP quer , mas……

Responder

Jorge Fernandes

11 de abril de 2022 às 14h16

Pesquisas feitas por TELEFONE

Responder

Jorge Fernandes

11 de abril de 2022 às 14h15

Venho dizendo a bastante tempo que essas pesquisas feitas por email, não são confiaveis

110 milhões de brasileiros não tem comida, muito menos dinheiro para pagar um telefone.

Responder

Partagas

11 de abril de 2022 às 12h09

Andrade em SP ?!…kkkkkkkkkkkkkk

Lula nao elege mais ninguém no Brasil fora do NE, desçam do pé de alface que tà na hora…

Responder

Jonathan

11 de abril de 2022 às 12h04

Tudo que tem a ver com o PT, Lula e comparsas é associado a ladroagem e por tanto està completamente queimado.

Responder

Natalia

11 de abril de 2022 às 11h45

Lula em SP nao ganah de jeito nenhum, basta ver as manifestaçoes de rua e comparar.

OS votos que Bolsonaro andou perdendo fisiologicamente Brasil afora virao do NE (onde Lula ainda ganharà obviamente mas nada a ver com 2018).

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro