Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

Brasília - O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, durante abertura do seminário internacional Desafios e Oportunidades para a Adaptação às Mudanças Climáticas da Mobilidade Urbana (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As reuniões de Kassab para bater o martelo sobre a posição do PSD na disputa presidencial

Por Gabriel Barbosa

02 de junho de 2022 : 19h18

Nas últimas semanas, o ex-ministro e presidente Nacional do PSD, Gilberto Kassab, cumpriu uma série de encontros com lideranças regionais do partido. O objetivo é definir o rumo da legenda na disputa presidencial.

A movimentação acontece em meio a algumas pressões que Kassab vem recebendo nos últimos meses para apoiar, por exemplo, a candidatura do ex-presidente Lula (PT) já no 1° turno.

Porém, um interlocutor de Kassab disse a este jornalista que (apesar das pressões) a maioria das lideranças do partido optam, preferencialmente, por uma candidatura própria do PSD.

Contudo, também existe a avaliação de que essa é uma opção que está ficando cada vez mais difícil, tanto pela falta de um quadro a nível nacional do PSD, quanto pela consolidação da polarização entre Lula e Jair Bolsonaro.

“Na impossibilidade de uma candidatura própria, [o partido] prefere a neutralidade, para que os estados e lideranças definam seu posicionamento”, detalha esse interlocutor.

Vale lembrar que até mesmo na região Nordeste, onde o ex-presidente Lula lidera com folga, alguns diretórios do PSD vão optar por outras candidaturas presidenciais.

No Ceará, o presidente estadual do partido, Domingos Filho, já sinalizou que a legenda vai apoiar a candidatura do ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

No Rio Grande do Norte, o ex-governador e dirigente do PSD, Robinson Faria, deve apoiar a reeleição de Bolsonaro. Já na Bahia, o PSD integra a chapa do PT através da candidatura de reeleição de Otto Alencar ao Senado.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina