Menu

Acrísio Sena: Os desafios estruturantes do próximo governador do Ceará

Passada a convenção do PT Ceará e aliados, vamos nos debruçar sobre o eixos estruturantes da nossa campanha majoritária. Temos as experiências exitosas dos governos Lula e Camilo no Ceará, além da capacidade para dialogar com o povo e formular um projeto político, baseado na agenda real da população. Diante de um cenário estadual cada […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Divulgação/ALCE

Passada a convenção do PT Ceará e aliados, vamos nos debruçar sobre o eixos estruturantes da nossa campanha majoritária.

Temos as experiências exitosas dos governos Lula e Camilo no Ceará, além da capacidade para dialogar com o povo e formular um projeto político, baseado na agenda real da população.

Diante de um cenário estadual cada vez mais complexo, sugiro quatro eixos indispensáveis na articulação de uma plataforma política de governança cearense.

São políticas de Estado, pensadas e executadas de forma intersetorial e permanente. Vamos aos pontos!

  • O próximo governo deverá, seguindo os passos de Camilo e Izolda, apostar no protagonismo feminino das políticas públicas – a partir de programas específicos, que oportunizem espaços para lideranças femininas em todas as áreas do setor público – da escola às corporações militares. A ideia é superar o machismo estrutural e construir uma cultura mais plural, inclusiva e democrática.
  • É urgente tornar os projetos para as juventudes políticas de Estado. Um grande caminho é interiorizar e reformular a nossa experiência de Fortaleza com os CUCAs; trabalhar no âmbito das macrorregiões cearenses, tornando-os, em primeiro momento, fóruns itinerantes para qualificar e ouvir as demandas das novas gerações. Apresentando respostas concretas para mais de 1 milhão de jovens – a triste geração que “nem estuda e nem trabalha”. As prefeituras e coletivos jovens estarão presentes nesse modelo.
  • Temos que construir uma política estadual sólida de desenvolvimento da agricultura familiar, totalmente integrada com as outras secretarias para responder ao grande desafio cearense da segurança alimentar. Nesse sentido, faz-se de suma importância criar uma coordenadoria de segurança alimentar, reunindo especialistas e entidades que possuem experiência no combate ao flagelo da fome, que aflige mais de 3 milhões de cearenses.
  • Temos a melhor educação básica do Brasil. Chegou a hora de focar nas tecnologias da informação no ensino. Com formação continuada dos professores, gerando novos formatos de aula, avaliação e pesquisa. Os estudantes cearenses devem seguir os padrões internacionais de educação. As universidades serão parceiras nesse projeto inovador.

Não tenho dúvida que o legado de Lula e Camilo, além do apoio do povo cearense, ajudarão Elmano de Freitas a colocar essas propostas em prática.

São premissas que podem integrar um programa de governo, focado na justiça social e nos desafios do Ceará contemporâneo. Vamos para o debate!

Acrísio Sena é historiador e deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores no Ceará

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes